FÓRUM PANROTAS 2014 ENTREGOU MAIS DO QUE PROMETEU, MAS…

O segundo dia do Fórum Panrotas 2014 confirmou as expectativas e foi ainda melhor do que o primeiro dia:

GOOGLE

O diretor-geral do Google, Fabio Coelho, mostrou tendências baseadas nos produtos e na visão Google sobre o comportamento do usuário 100% conectado (quase todos).

Bacana a percepção de que, se o produto não fizer sentido para a garotada, está fora…

TRIP ADVISOR

O VP do TripAdvisor, Julio Bruno, apresentou, uma vez mais, o mantra que o site vem defendendo há anos, em todos os mercados onde atua: a relevância dos “sites reviews”.

Afinal, é conteúdo produzido pelo usuário para consumo pelo próprio usuário, com o argumento vencedor de “compartilhamento de experiências”, com valor agregado de aprovação ou reprovação do prestador do serviço.

TOTVS

Laercio Cosentino, fundador e CEO da maior empresa de tecnologia da América Latina falou sobre competitividade, produtividade e inovação, através do benchmarking da própria TOTVS, que investe 14% da receita líquida em Pesquisa e Desenvolvimento.

Com seu jeito de professor universitário, Laercio disparou:

– Sobre as políticas públicas:
“Não há como ser competitivo num ambiente de negócios pouco competitivo”.

– Sobre a infraestrutura brasileira:
“Como inovar em tecnologia com uma banda larga que é estreita e uma telefonia 3G que opera como 1,5G?”

– Sobre pensar sempre diferente:
“Temos uma única ceteza: tudo o que fazemos hoje, faremos de forma diferente nos próximos anos”.

– Sobre o que caracteriza um ambiente global:
“Conexão, mobilidade, simplicidade, liberdades de expressão e de escolha”.

– Sobre o maior desafio da tecnologia na atualidade:
“Viabilizar novos comportamentos”.

– Sobre inovação tecnológica:
“Em nosso negócio não há alternativa: é inovar permanentemente ou morrer, não há meio termo”.

OTAs

Arnie Weissmann, VP da Travel Weekly, fez uma apresentação baseada em dados bem atualizados do mercado norteamericano, com algumas pinceladas do mercado brasileiro.

Confirmou o que alertamos em junho de 2013: o mercado de OTAs começou a “andar de lado”, com crescimento próximo de zero nos últimos 3 anos (nos EUA).

No Brasil, o mercado ainda tem algum espaço para o crescimento e surgimento de novas OTAs, mas o oceano azul de anteontem começa a ficar vermelho, com tubarão engolindo tubarão.

Enquanto isso, diversos peixes menores começam a encontrar o caminho para coexistir e conquistar seu espaço num mercado que sempre foi pulverizado antes da internet e que tende a pulverizar, num futuro só com internet… Ou não?

FILOSOFIA

O Luiz Felipe Pondé, mistura de filósofo, antropólogo e psicanalista, fez uma crônica sobre o comportamento das pessoas com as novas tecnologias, a internet e as redes sociais.

Leve e simpática, sua apresentação relaxou a plateia, num dia com agenda focada em tecnologia, tema estimulante para muitos, mas árido para outros tantos.

INOVAÇÃO

O Prêmio Panrotas de Inovação em Tecnologia para o Turismo é uma boa ideia e, certamente, será melhor desenvolvida para a próxima edição do Fórum, a começar por conceituar melhor o termo “inovação”, já que está no nome do prêmio.

O resultado me surpreendeu, pois imaginei que o Reservaqui ou o POTA seriam os vencedores naturais de um prêmio que visa destacar inovações para o mercado de turismo, justamente por serem iniciativas mercadológicas, de empresas brasileiras, para o mercado brasileiro de turismo.

Percebo valor, mas não consigo perceber inovação (e este termo é muito caro para mim) em aplicativos ou websites lançadas no exterior há 2 anos, similares a outras tecnologias lançadas 3 ou 4 anos antes.

Em especial quando trazidas de fora, para exploração comercial no Brasil, independentemente da plataforma que utiliza, seja website, aplicativo mobile ou qualquer outra.

Como disse o Laercio Cosentino, que também preside o conselho do Endeavor (mais importante entidade global de fomento à atividade empreendedora e à inovação):

“É fundamental estimular a inovação nas empresas brasileiras de turismo. Só seguir, copiar ou trazer o que vem de fora, acaba abrindo nosso mercado e desenvolvendo somente as empresas do exterior.”

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

5 thoughts on “FÓRUM PANROTAS 2014 ENTREGOU MAIS DO QUE PROMETEU, MAS…

  1. Olá Luís, tudo bom, quanto tempo?

    Sempre leio seus post, obrigado pelo conteúdo que nos oferece.

    Sobre seu comentário, basicamente quando fala das Otas, queria perguntar mais objetivamente. o Sr pensa que o mercado no futuro está inclinado para que os Clientes finais comprem diretamente do Produto Final ( Hotel, Companhia Aérea ) e não compre através de Otas ou agência de Viagens Tradicional?

    Você acredita que esse mercado da Otas, como já mencionado anteriormente não está enfrentando um bom momento, isto abra frente para agências tradicionais voltarem a possuir crescimento como no começo dos anos 2000?

    Não sei se fui claro, me perdoe se não.

    Muito Obrigado
    Forte Abraço
    Gabriel Farah

    1. Oi, Gabriel,

      Penso que o cliente final comprará onde o serviço agregado compensar o custo de atendimento que for cobrado. Neste quesito, o e-commerce vem avançando muito rapidamente na preferência do consumidor, ou seja, penso que as agências online vencerão esta guerra no final, não tenho a menor dúvida disso, gostemos ou não.

      O mercado de OTAs está chegando ao equilíbrio entre demanda e oferta, pois apesar de continuar crescendo a demanda por compras online de viagens e turismo, cresce mais rapidamente a oferta de agências online, sejam grandes OTAs bem lastreadas com investidores ou agências tradicionais que estão acordando para o canal online.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Realmente concordo com você, acho que o prêmio deveria ser do Aroldo Schultz, pois o conceito P.O.T.A. já não está sendo o conceito do futuro, pois mais operadoras estão aderindo. Realmente foi uma inovação. Trazer para o Brasil que que já existe a anos lá fora? Não está no conceito INOVAÇÃO. Parabéns ao P.O.T.A. e ao RESERVE AQUI. Continuem inovando

    1. Pois é isso, Silmara,

      Sem desmerecer a qualidade e as vantagens dos aplicativos e sites que concorreram, todos muito legais, o fato é que não são inéditos, portanto, não inovam.

      O que a New Age e a Schultz apresentaram são variações inovadoras de uma mesma ideia: oferecer tecnologia para consumo do agente de viagens, por um custo competitivo, que ele pode pagar…

      []’s

      Luís Vabo

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