SOBRE SEGURANÇA X PRIVACIDADE

Este é um dos assuntos que está na ordem do dia dos responsáveis pela gestão dos deslocamentos de colaboradores das empresas, tanto em viagens nacionais ou internacionais, quanto em simples transporte urbano, de taxi, uber, carro próprio, de frota ou alugado, ônibus, BRT, VLT, trem ou metrô.

Refiro-me a deslocamentos e viagens a trabalho ou seja, incluindo o trajeto casa/trabalho/casa…

Você já pensou na responsabilidade social e trabalhista da sua empresa com relação ao percurso diário que todos os colaboradores da sua empresa fazem, todos os dias, de e para casa?

As empresas têm responsabilidade pelos colaboradores durante seus deslocamentos à trabalho e isso inclui ir e voltar para casa
As empresas têm responsabilidade pelos colaboradores durante seus deslocamentos à trabalho e isso inclui ir e voltar para casa

Uma simples análise do ambiente urbano violento que aflige a sociedade moderna (não é exclusividade brasileira), nos mostra que as corporações, de uma forma geral e com raras exceções, têm tratado este item com certa negligência.

Diferentemente de EUA, Europa e Oriente Médio, que apresentam algum risco de atentados terroristas, além de outros tipos recorrentes de violência urbana gratuita por insanidade social, no Brasil e muitos países da America Latina e Asia, a criminalidade e a alta taxa de violência urbana aproxima (em alguns casos, supera) essas regiões daquele risco típico de regiões conflagradas, aquelas em guerra mesmo.

Além das providências burocráticas usuais relativas à seguro saúde e de vida, quais medidas sua empresa dispõe para, de uma forma processual e organizada, acompanhar o deslocamento de todos os colaboradores, a partir do momento que deixam as suas casas?

Uma vez resguardadas todas as questões relativas às liberdades individuais, do direito de ir e vir com discrição e privacidade, este é um tema ainda pouco debatido, apesar da sua importância, mas que vem merecendo a atenção cada vez maior das empresas e, por conseguinte, dos sistemas de gestão de despesas e viagens corporativas.

Trata-se da aplicação de geolocalização, uma tecnologia simples, amplamente utilizada em diversos Apps e sistemas, na web e fora dela, mas que requer inteligência e user experience para ser aderente ao usuário e, efetivamente, agregar valor e capacidade de gestão corporativa.

O rastreamento dos colaboradores da empresa, associado a um algoritmo inteligente, permite antecipar e resolver problemas
O rastreamento dos colaboradores da empresa, associado a um algoritmo inteligente, permite antecipar e resolver problemas

Um sistema inteligente, cujo algoritmo analisa os dados, o histórico do trajeto e o padrão de roteiro do usuário, para identificar desvios do comportamento esperado em relação ao deslocamento planejado e notificar automaticamente os gestores da empresa ou outras unidades de apoio, conforme a contingência parametrizada.

Monitoramento dinâmico de equipe, com segurança e privacidade, uma tecnologia importante, necessária e disponível.

Se sua empresa ainda não dispõe, está na hora de pensar sobre isso.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

3 thoughts on “SOBRE SEGURANÇA X PRIVACIDADE

  1. Luis Vabo,
    Tecnologia para isso não falta. O que falta é desejo de se comprometer com o bem estar do colaborador. Mas, o debate deve levar em consideração a privacidade das pessoas e se elas querem ser monitoradas e não vigiadas.
    O tema é polêmico, mas importante.

    1. É isso, Pedro,

      Debater se o monitoramento é invasão de privacidade durante um deslocamento para trabalhar sob responsabilidade da empresa.

      Avaliar o direito de viajar incógnito (pela empresa) em relação à segurança do próprio viajante corporativo, que é responsabilidade da empresa.

      São questões importantes, que devem ser debatidas e não ignoradas sob a alegação ampla do direito à privacidade, pois há vidas em risco e responsabilidades em questão.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Hoje estou procurando colocação. Existem muitas empresas , inclusive trabalhei em algumas, que creio ser um assunto que não lhes interessa como deveria, porém tenho que parabenizar a última empresa onde trabalhei que foi a Flytour unidade Alphaville que dispõe de várias linhas de ônibus fretados para os colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *