TECNOLOGIA EXPONENCIAL SEGUNDO A SINGULARITY UNIVERSITY

Parece que já faz um tempão que postei aqui sobre Inteligência Artificial, mas foi há somente 5 meses que abordei as tendências que colocarão (já estão colocando) em risco de obsolescência a maioria dos empregos atuais, não porque alguém queira ou alguém decidiu assim, na verdade o conjunto da sociedade moderna está literalmente empurrando o desenvolvimento tecnológico numa escala de crescimento exponencial.

Segundo Ray Kurzweil, guru da ciência prospectiva (aquela que, ao contrário da retrospectiva, ocupa-se do futuro), entre as diversas tecnologias disruptivas atualmente em desenvolvimento no mundo, são 3 as que impactarão de forma definitiva a humanidade e definirão nosso futuro: a genética, a nanotecnologia e a robótica.

A revolução genética nos permitirá reprogramar nossa própria biologia

A revolução da nanotecnologia nos permitirá manipular a matéria em escala molecular e atômica

A revolução dos robôs nos permitirá criar uma inteligência não biológica mais poderosa do que a humana

E tudo isso somente é possível de antever porque a Lei de Moore continua prevalecendo, desde 1965, quando não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware e Gordon E. Moore fez a profecia de que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses.

Apesar de estudos indicarem que existe uma tendência natural da Lei de Moore deixar de prevalecer, o fato é que ela permanece inquietantemente válida até hoje.

O vídeo abaixo mostra uma incrível palestra de Pascal Finette, VP de Startups Solutions da Singularity University, instituição focada no estudo e realização de empreendimentos disruptivos e tecnologias exponenciais, localizada no parque de pesquisas da NASA no Vale do Silício, na Califórnia.

Nesta palestra, realizada no Zeit Festival Smashing Ideas, em Hamburgo, 2016, Finette aborda o avanço exponencial da tecnologia e porque defende que a velocidade desta evolução não será reduzida tão cedo.

Este vídeo foi-me enviado pelo amigo Amauri Caldeira, empresário antenado com as novas tecnologias aplicadas ao mercado de gestão de viagens corporativas.

Vale assistir até o final…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

One thought on “TECNOLOGIA EXPONENCIAL SEGUNDO A SINGULARITY UNIVERSITY

  1. O vídeo realmente é muito bom! Na empresa que trabalho, SML, nosso Diretor de P&D e Inovação participou do Programa Executivo da Singularity, onde onde pode estudar as tecnologias exponenciais que Finette aborda. Parece que o futuro é logo ali!

    De carros autônomos a comida feita inseto (a proteína do futuro), rs.

    Temos um apresentação sobre isso no nosso Blog sobre “O que aprendemos na Singularity University” contando um pouco mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *