A VIRTUDE ESTÁ NO EQUILÍBRIO

Alguns conceitos importantes na vida (este mosaico composto por múltiplos fragmentos, de tempo, fatos, sentimentos e momentos), passam por profundas transformações neste início de século.

A sabedoria, conquistada pela experiência, foi substituída pelo conhecimento. O conhecimento, adquirido pelo estudo, foi substituído pela informação. A informação, disponível e barata, é acessada aos pedaços, formada por blocos de dados, clipes de imagens, textos e sons, micro dados que refletem instantes furtivos.

Como tudo muda incessantemente, o passado é história, o futuro é incerto e o presente, apesar de efêmero, é o único que importa.

Por isso, perdemos a capacidade de admirar qualquer coisa real, pois tudo está aí mesmo, já não temos mais o senso do aqui agora, pois só existe o aqui agora, ignoramos a oportunidade de testemunhar nossa própria existência, alheios que somos ao mínimo traço de percepção histórica.

O dia-a-dia nos consome e dificilmente conquistamos a capacidade do equilíbrio

O dia continua com 24 horas, recuperar as energias demanda em média 8 horas, restando incríveis 16 horas por dia para fazermos o que quisermos com as nossas vidas. E dá pra fazer muita coisa.

A virtude está no equilíbrio, mas o equilíbrio não está mais no pessoal x profissional, pois esses conceitos hoje se misturam.

O desafio me lembra o esforço do malabarista em manter todos os pratos girando e, para isso, ele deve dar atenção a todos, mesmo que gire alguns com mais força ou se detenha mais tempo girando algum outro, todos devem receber a atenção necessária para continuar girando e não perder o equilíbrio…

A cada dia temos mais e mais pratos para girar, na vã tentativa de manter nossa vida equilibrada

Sua saúde, seu amor, seus filhos, sua família, seus amigos, seu trabalho, suas contas a pagar, seus compromissos, seus grupos sociais (a academia, o clube, o condomínio, as associações etc.), seus estudos, o esporte que você gosta de praticar, a fé que você professa, a mídia que você gosta de acompanhar, seus projetos pessoais, todos estão girando em perfeito equilíbrio, sem risco de cair?

Ao longo da vida, quanto mais desafios superamos e mais vitórias conquistamos, mais pratos temos para equilibrar.

De tempos em tempos é bom parar para tentar reconhecê-los, identificar quais merecem continuar girando e reconfirmar se você está mesmo dando conta de manter todos em equilíbrio.

.

Postagens relacionadas

Published by

Luís Vabo

Fundador e presidente do sistema Reserve, da Solid Corporate Travel e da Solid Consultoria e Tecnologia, diretor de tecnologia e integração da ABAV, fundador e conselheiro da Abracorp e IATA Strategic Partner, Luís Vabo também é corredor de rua, tenista amador e nadador eventual.

2 thoughts on “A VIRTUDE ESTÁ NO EQUILÍBRIO

  1. Parabéns Vabo, otimo texto!!!
    Chronus deveria vir aqui em baixo debater sobre…
    O nosso relogio da alma para o tempo está medido nas muitas coisas que consiguimos fazer, as que não conseguimos é perda de tempo, ou o matar o tempo, o estado do super homem atual é fazer mais que as 24hrs permitem…
    Se formos dividir em presente do passado, presente do presente e presente do futuro como dizia St. Agostinho, conseguimos ter a memória a percepção e a expectativa alinhadas aos valores, e o que é mais importante em nossas vidas… assim cada segundo valerá a pena dentro de cada prato que escolhemos girar…
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *