SOBRE AUTONOMIA, DECISÕES E RESULTADOS

Ter autonomia em um empreendimento significa que você tem, além da autonomia em si, a responsabilidade pelas decisões e pelos resultados.

Esta responsabilidade é a etapa natural da evolução de um propósito genuíno, aquele propósito que você sente verdadeiramente e que gera, em você, a responsabilidade por persegui-lo.

É esta responsabilidade (pelas decisões e pelos resultados) que faz com que a pessoa se esfole (esforço sem limites) e nem perceba que está colocando em risco outros aspectos importantes da sua vida, como a saúde, o amor, a família, os amigos etc.

Aliás é neste momento que o equilíbrio é fundamental, pois encontrar este equilíbrio é condição para ser feliz. Muitas vezes, você terá que escolher entre 1) ser muito bem sucedido ou 2) ser feliz e bem sucedido. Parece simples, mas em algum momento da trajetória do empreendedor, ele terá que fazer esta escolha…

Autonomia deve ser conquistada com responsabilidade pelas decisões e pelos resultados

Autonomia sem responsabilidade tem o mais alto risco de levar ao fracasso…

Por isso, um empreendedor somente delega autonomia a alguém que ele perceba que tem a responsabilidade (pelas decisões e pelos resultados) de perseguir o propósito comum e é bem compreensível este comportamento.

Agora, se você deseja ter autonomia (liberdade com responsabilidade) sem se esfolar (esforço sem limites), então você deve seguir para atividades de consultoria, aquelas em que você transmitirá seu conhecimento e sua experiência para outras pessoas ou empresas, mas sem a responsabilidade com os resultados destas pessoas ou empresas e sem se esfolar por elas.

Atividades de consultoria, de uma forma geral, são: dar aulas, coaching, mentoria, orientações, palestras, conselhos, etc. todas aquelas atividades super importantes para ajudar, apoiar, capacitar, formar pessoas e profissionais sem, no entanto, comprometer-se com suas decisões e resultados, mesmo quando estas decisões e resultados forem influenciadas por sua consultoria (aula, coaching, mentoria, orientação, palestra, conselho etc).

Toda decisão é um ato solitário

Afinal, a análise e a reflexão são como o conhecimento, podem ser compartilhadas, mas toda decisão é, desde sempre, um ato solitário, individual, personalizado.

Pense nisso…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

One thought on “SOBRE AUTONOMIA, DECISÕES E RESULTADOS

  1. Meu professor Luis Vabo,
    Seus posts são como uma aula de gestão empresarial e pessoal.
    Meus dias são extremamente solitários. Mas, suas palavras me acalentaram.
    Um forte abraço.
    👏👏👏 👍👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *