Airbnb se reinventa para “conquistar o mundo”

O plano para 2014 de Brian Chesky, CEO da Airbnb, é simples e objetivo. Ele realmente acredita que, se um plano estratégico não couber em uma página, não está simplificado o suficiente para manter o foco. Depois das 12 estratégias definidas para 2013, esse ano Chesky decidiu por uma só: “Conquistar o mundo“!

E seguindo essa ideia, e sem muito alarde, o site e logotipo da empresa de U$ 2,7 Bi, amanheceram totalmente reformulados hoje pela manhã.

Captura de Tela 2014-07-17 às 20.04.31

Veja parte do processo de criação do novo logotipo:

Captura de Tela 2014-07-17 às 20.57.28

Site está repleto de vídeos, mais interativo, e já oferecendo destinos de acordo com o local onde você está. Conheça AQUI.

Captura de Tela 2014-07-17 às 21.01.15

Nos bastidores, a empresa começou um esforço ambicioso para garimpar cuidadosamente os dados contidos em opiniões dos clientes do site, para a criação de uma forma mais inteligente de viajar.

Até agora, o Airbnb tem sido incrível para quem sabe para onde vai, e quando está indo”, disse Mike Curtis, VP de Engenharia da empresa. Mas percebemos que temos todos esses dados, que as outras pessoas não têm. Conhecemos os padrões de viagem, comentários, descrição de bairros, etc.”
Para isso, uma equipe de oito pessoas foi formada. A missão do “Discovery Team” é construir um software de processamento de dados, para descobrir o que realmente está acontecendo no mundo de viagens. Ou seja, o Airbnb está construindo uma espécie de agente de viagens do futuro, totalmente onisciente.

No novo site, você já verá os primeiros indícios dessa nova estratégia da marca. Ele quer descobrir de onde você é, quem são seus amigos, para onde gostam de viajar, e aí te oferecer algumas idéias de viagens.
Se você adora tecnologia, clique AQUI para conhecer o software (desenvolvido em Stanford) que está sendo utilizado.

Como dá para notar, as pretensões do Airbnb são grandes. Em poucos anos, a idéia é entender seu perfil a tal ponto, que poderá sugerir suas próximas férias.

Se você pensou no Expedia nesse momento, no final de 2013, a CEO Dara Khosrowshahi já havia dito que estava muito “otimista” com o modelo de negócios do Airbnb, e poderia até pensar em uma parceria no futuro. Essa parceria até aconteceu, mas com a HomeAway.

Vamos continuar atentos ao movimentos da Airbnb no mercado…

========================

Se gostou desse post, com certeza se interessará por esses também:

5 Tendências da Hotelaria

Chaves de Hotel, da Humanização à Automação

Couchsurfing, o sucesso do “surfe no sofá”

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

2 thoughts on “Airbnb se reinventa para “conquistar o mundo”

  1. […] Como estão os planos para a comercialização de entretenimento, tours e…até vôos? Com o lançamento do Trips (clique aqui para ver reportagem em inglês de Nov/16), o Airbnb entra mesmo para a concorrência com OTAs, e completa seu plano de 2014 para se tornar a ‘agência de viagens do futuro’ (lei aqui meu post ‘Airbnb se reinventa para ganhar o mundo’ de 2014)? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *