Os 5 C’s da Venda Inteligente

Como influenciar clientes que tomam decisões mais inteligentes, em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e sofisticado?

Nem toda equipe comercial conta com o poder de influência de Steve Jobs, mas a aplicação dos 5 C’s gera excelentes resultados:

1) Care (Cuidado)

Quanto você realmente se preocupa com seus clientes?

Certifique-se que seu ato de cuidar seja extremamente personalizado. Pode ir de um pequeno elogio (sincero), até agradecimentos, benefícios e incentivos durante toda a experiência do cliente. Sim, ele espera apreciação. Assim, não limite essa atitude a um evento, um dia, um único momento da verdade. Ele deve ser um ritual rigorosamente respeitado.

Importe-se, CUIDE de seu cliente!

2) Clarity (Clareza) 

Deixar claro os benefícios do seu produto e serviço é obrigação. A questão aqui é ir além, ser claro sobre os valores da sua marca, promessas, e até mesmo emoções específicas que suas experiências podem evocar.

Que tipo de experiência seu cliente terá ao visitar seu site, ligar para seu hotel, interagir com um colaborador? A viagem entre sua marca e seu cliente deve ter resultados extremamente claros.

3) Communication (Comunicação)

Novamente, não basta comunicar apenas seu produto e serviço. John C. Maxwell, especialista mundialmente famoso em liderança, explicou que a comunicação eficaz envolve três coisas: clareza, continuidade e criatividade. Ele diz: “Se você deseja se conectar com as pessoas, seja específico, e mantenha sua comunicação simples.” Portanto, um esforço concentrado para encontrar sempre novas e melhores maneiras de se comunicar com seus clientes é vital.

4) Consistency (Consistência)

Ser consistente influencia os hábitos de compra do cliente inteligente. Consistência é sobre a repetição contínua do que você diz, como você diz e, finalmente, o que você faz e como você faz. Por exemplo, seu discurso de vendas tem que ser coerente com a experiência de hospedagem.

Comprometa-se com essa coerência. Em outra palavras, entregue o que promete!

5) Closeness (Proximidade)

Sim, esteja perto! Não de forma desagradável, insistente, chata. Estou falando de gastar com cuidado o tempo para construir uma relação mais próxima com ele. O ‘casamento’ nos negócios é chamado lealdade. Desenvolver intimidade é estar ciente dos seus objetivos, aspirações, medos, etc. Passe a percepção que você ‘estará lá’ sempre que ele precisar. A retenção do cliente inteligente depende muito dessa perspectiva de envolvimento.

Em resumo, influenciar a mente do cliente inteligente de hoje é não deixar de fazer as coisas simples. Portanto, aplique os 5 C’s, e sirva seus clientes com gentileza, gratidão, e excelência.

=========================

Se gostou desse post, não deixe de ler:

Para Park Hyatt, o Luxo é Pessoal

Recessão, desaceleração, preocupação…Feliz 2015?

Novos perfis de turistas exigem mudança de estratégia

 

Published by

Gabriela Otto

Com mais 20 anos de hotelaria, Gabriela Otto já atuou nas redes Plaza, Caesar Park, Intercontinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo responsável, respectivamente, pela área de Vendas e Desenvolvimento na América Latina nas últimas duas. Atualmente, é proprietária da GO Consultoria, Presidente da HSMai Brasil, Professora da Educação Executiva da ESPM, Head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão, Embaixadora de Conteúdo da Equipotel, Board Member WTM Latin America, Leader Coach pela Soc.Bras. de Coaching, além de palestrante, blogueira e articulista. Instagram: https://www.instagram.com/gabrielaotto/ Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabrielaotto/ GO Consultoria: https://www.gabrielaotto.com.br/ HSMai Brasil: https://www.hsmaibrasil.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *