Expedia agrega Realidade Virtual e Análise Facial para vender seu hotel

Se você ainda não se preocupa com a experiência do hóspede durante o processo de compra, saiba que as OTAs  investem muito tempo e dinheiro exatamente nisso.

A novidade do momento é o anúncio da Expedia, que decidiu acabar com a decepção de alguns hóspedes ao chegar no quarto de um hotel e não ser aquilo que eles imaginavam. A ideia é tornar a experiência de compra mais imersiva para seus clientes através da realidade virtual.

Artur Chapin, VP Sênior da Expedia pergunta: “Se você vai tomar a decisão de [reservar] um cruzeiro, não seria legal se você pudesse checar o navio antes de gastar seu dinheiro?”

Que consumidor não deseja isso? Pois o mesmo se aplica aos hotéis.

A realidade virtual vai desempenhar um papel vital daqui para frente para ajudar as pessoas a tomarem suas decisões de viagem. Os usuários poderão até interagir com os arredores, abrindo portas e saindo para a varanda.

A empresa de viagens também está olhando para dispositivos de voz inteligentes como o Echo da Amazon para ver como eles poderiam ser usados ​​para ajudar no processo de reserva de viagens.

“Eu acho que a voz é algo que vai se tornar parte de como as pessoas interagem com viagens. Então, continuamos a experimentar com voz e chatbots – não só do lado do consumidor, mas também do lado do parceiro (hotel, navio, etc), para que nossos clientes possam interagir conosco através de bate-papos”, disse Chapin.

A Expedia, que gastou mais de USD 1 bilhão em investimentos em tecnologia no ano passado, diz que é crucial fazê-lo, porque de outra forma, seria “muito difícil manter o ritmo“.

Além da VR (Virtual Reality), o novo laboratório de inovação da Expedia está usando tecnologia de eletromiografia (EMG). As máquinas EMG permitem que os cientistas acompanhem a resposta emocional ao seu site através dos músculos faciais, ajudando a indicar se há partes do processo de reserva que podem frustrar os usuários. Genial, não?!

A Expedia, que foi nomeada a maior empresa de viagens on-line do mundo, anunciou em 2016 que quer aumentar para USD 100 bilhões seu faturamento até 2020. Levará algum tempo antes que a VR seja implementada em uma escala mais ampla para as propriedades listadas no site, mas a empresa aposta nessa nova tecnologia para tornar sua venda mais assertiva, e claro, aumentar suas vendas.

Pergunta: O que você está fazendo nesse momento para melhorar efetivamente a experiência de compra do consumidor através do seu site?

Fique ligado nas tendências e NÃO PERCA O RITMO DO MERCADO!

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Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator. Tem mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre gestão de pessoas, luxo e comercialização hoteleira. Além de CEO da GO Associados desde 2010, aceitou o convite para ser Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International) em 2014, é a principal Palestrante sobre Turismo de Luxo do país, Professora da Educação Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Articulista de diversos sites, e Blogueira desde 2008.

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