Toalhas que Surpreendem (ou não)

Anos atrás escrevi esse post sobre origami em toalhas de hotel no meu blog pessoal e fez mais sucesso que eu imaginava. Replico aqui com algumas atualizações sobre o encanto (ou não) da criatividade das camareiras pelo mundo. Divirta-se, e deixe sua opinião!

=======

Se você acha que toalhas não podem surpreender, está enganado.
Costumamos encontrar toalhas em hotéis e navios de 5 formas:

Enroladas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.49.46
Penduradas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.50.10Dobradas
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.50.41
Bagunçadas 
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.55.34
Brincadeira, isso não acontece…
 Mas que já entrei em muito quarto de hotel SEM toalhas, entrei!
com Dobraduras
Captura de Tela 2017-05-01 às 12.07.31
Os hotéis de luxo também usufruem da prática com muito requinte, como as inconfundíveis toalhas listradas do Fasano:
Captura de Tela 2017-05-01 às 12.09.10
E como sou da teoria que as pétalas de flores devem se manter em seus buquês e nunca espalhadas, ou compondo dobraduras de toalhas, segue abaixo minha cama preferida, do incrível WTC Sheraton São Paulo:
 Captura de Tela 2017-04-29 às 20.16.14
Admito que acho uma graça chegar no apto de um hotel ou cabine de um navio e encontrar esse mimo, feito especialmente para mim. Penso no tempo gasto e no cuidado com o meu quarto. A sensação é de que realmente estava sendo esperada.
Entretanto, a “fofura” pode sim se tornar algo exagerado e sem noção. Tem camareira perdendo a linha por aí, e os bichinhos são seus preferidos.
Vamos ressaltar 6 práticas que devem ser evitadas:
1) Usar (muitas) flores
bc7399219feacbab900bc4c0d8d7d274
36e9b87c13626ce66b4766e5d6493235
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.12.49
6df4b56b6f9ead6a99fbbc22c93f5946
Menos é mais, gente:
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.13.17
2) Tentar assustar os clientes
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.17.47
3) Achar inspiração no fundo do mar
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.3289996cf06f184cef71774e5bb58a49c3Nãããããão tente ser engraçadinha e usar os óculos do hóspede para compor a obra de arte!
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.44
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.58.49
E muito menos se empolgar com a dramaticidade do momento:
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.24.55
Pls, se mantenha em terra firme.
200d98becf9415f73161daa7dfbe11b8Viu, é muito mais seguro…
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.17.12
Mas nunca, NUNCA, invente de fazer cobras:
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.57.24…são estranhas e ninguém gosta delas…aceite!
4) Colocar todo o conhecimento (ou a falta dele) em uma só cama Captura de Tela 2017-05-01 às 11.47.35
5) Não terminar o curso
Captura de Tela 2017-05-01 às 11.52.456) Partir do pressuposto que seus hóspedes são desonestos:
Captura de Tela 2017-04-29 às 19.59.43Frase: “Eu não roubei minha toalha do Hotel Fusion”.

O que fazer
Pensar fora da caixa!

Exemplo1 –  Live Acqua Resort de Cancun faz com grãos de arroz para encantar seus clientes. Só fiquei pensando na sujeira que deve ficar o quarto quando os hóspedes deitam.
photo0jpg
bed-of-rice
Exemplo 2 – Dar utilidade para a toalha.
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.15.13
Exemplo 3 – Ser fofo de verdade!
Captura de Tela 2017-04-29 às 20.14.48
Independente do que você escolher, o importante é surpreender sempre!
Para finalizar, qual sua opinião? Dobradura em toalha é Brega ou Fofo?
 
===============
Leia também:

Postagens relacionadas

Published by

Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator. Tem mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre gestão de pessoas, luxo e comercialização hoteleira. Além de CEO da GO Associados desde 2010, aceitou o convite para ser Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International) em 2014, é a principal Palestrante sobre Turismo de Luxo do país, Professora da Educação Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Articulista de diversos sites, e Blogueira desde 2008.

9 thoughts on “Toalhas que Surpreendem (ou não)

  1. Realmente o treinamento de conduzir a equipe para o entendimento da qualidade na perspectiva do cliente é fundamental, tive a oportunidade de conduzir uma equipe de garçons a uma agencia de automóveis Chrysler onde o vendedor apresentou as características do produto que atraiam seus clientes. E foi fantástico entender que o travesseiro do garçons é diferente do que o cliente tem.

  2. Oi Gabriela , tudo bem?
    Trabalhei na hotelaria , no departamento de marketing . Além de ser bem cafona, penso que a manipulação das dobraduras ainda lemvanta a questão sobre os resíduos de pele deixados nas toalhas. Já vi como são feitas estas dobraduras, e os profissionais esfregam a toalha, apoioam no cotovelo, torcem com suas mãos , apoiam o joelho, e às vezes até utilizam-se da boca pra poder ajustar melhor o formato . Uurggh!
    Então, imagino a quantidade de pele morta deixada na toalha, ao ser manipulada pelo profissional . Sempre tentei dizer isso, com todo o jeito do mundo para não magoar – pois eles acreditam que estão fazendo a coisa mais linda e carinhosa do mundo aos hóspedes. Mas, sempre achavam “exagero da mocinha do marketing ” e que só eu mesma pra imaginas uma coisa destas . Eu já imaginava tomar banho e me secar com um monte de pele alheia no meu corpo. rsrsrsrs
    Beijos e parabéns pela matéria !

  3. Gabriela,
    Excelente post!
    Existem tantas formas de encantar, surpreender e ser elegante ao mesmo tempo que não precisamos destas “Obras de Arte” .
    Num Resort, em lugares adequados, ou ainda um mimo para uma criança, agrada e dá um Ar Discreto de “fofo de verdade”. Mas nunca perder a atenção que temos que ter com a higiene!
    Abraço e Parabéns pelo Post

  4. Oi Gabriela, tudo bem?

    As dobraduras feitas com bichos do fundo do mar ou pássaros, acho bem cafona! Ainda mais finalizados com flores ou outros tipos de “assessórios”…Prefiro as toalhas penduradas, devidamente e milimetricamente penduradas! Dá uma sensação maior de higiene e organização! A cama tem um objetivo simples: descansar e dormir! Para isso precisa estar impecavelmente forrada, sem “enfeites” que disvirtuem esse objetivo! Então, não sou fã desse tipo de “encanto” para o hóspede! Mas, há quem goste e achei fofo…

    Abraços

    1. Verdade, Givanaldo. Também sou a favor de um quarto limpo e organizado, mas gosto é gosto. Se os hóspedes do hotel curtem, que as rosas continuem a ser ‘despetaladas’ por aí! rsrs Obrigada pelo seu comentário. Muito bem-vindo por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *