Como tornar seu Hotel (realmente) Sustentável

Hotéis que deixam uma impressão positiva e duradoura é sempre algo a ser celebrado. Encontrar um hotel que combine satisfação pessoal com um impacto social e ambiental positivo eleva ainda mais a experiência.

E se agregarmos a popularidade das práticas ecologicamente corretas com a crescente preocupação ambiental, entenderemos porque os ‘hotéis verdes’ vem ganhando cada vez mais admiradores. Não à toa, de acordo com o TripAvisor, 25% dos americanos estão dispostos a escolher hotéis ‘eco-friendly’.

Mas os hotéis investem nesse posicionamento por diversos motivos:

  • Garantir sua fatia nesse (ainda) “nicho” crescente de mercado
  • Economizar em custos operacionais
  • Fortalecer sua marca no mercado
  • É realmente conscientizado e faz porque “é o mínimo que devemos fazer pelo planeta”.

Seja qual for o motivo, para garantir o sucesso do projeto, alguns fatores são vitais:

  • Envolvimento dos hóspedes e colaboradores
  • Cuidado com o desperdício de amenities e uso de plástico nos banheiros
  • Mudança de cardápios, e maior investimento em orgânicos.
  • Manutenção preventiva, não reativa.
  • Mudança no consumo de energia (que fará você ainda economizar)

Uma das marcas hoteleiras que se tornou inspiração para hotéis ao redor do mundo é a rede 1Hotels, e dá para notar seu posicionamento logo ao abrir o site. Os hotéis são cuidadosamente projetados com madeira recuperada, luz natural, colchões de cânhamo e, como eles falam, ‘momentos vivos e verdes’.

Eles acreditam que o futuro do mundo e o futuro da hospitalidade são um só e podem ser um catalisador para a mudança. Hoje a 1Hotels está presente em cidades como Nova York, Brooklyn e Miami, mas estão expandindo rapidamente, e tem planos para se tornar uma marca global.

No Brasil, o Portal Eco Hospedagem tem um gráfico interessante sobre as possíveis categorias da sustentabilidade: Como exemplo, poderia citar alguns hotéis e pousadas que realmente estão levando a sustentabilidade à sério, mas me surpreendi recentemente de forma muito positiva com o Verdegreen, da DJ Hotelaria, em João Pessoa.

Desde da escolha do nome até a construção, tudo foi pensando para transformar a marca uma referência no assunto. Mas o que me impressionou foi o engajamento com clientes e colaboradores. Não à toa, receberam o selo Green Leader do TripAdvisor, que premia os hotéis e pousadas comprometidos com práticas sustentáveis.

E eles não param por aí. Se você não sabe por onde começar, conheça algumas das iniciativas do Verdegreen e inspire-se:

Ambientes

  • Revestimentos de cerâmicas naturais
  • Madeira de reflorestamento
  • Valorização do artesanato local
  • Iluminação natural em toda área social
  • Iluminação de baixo consumo LED
  • Sensores de presença
  • Ar condicionado menos poluente de baixo consumo
  • Uso de aquecimento de água através de energia solar
  • Elevadores inteligentes
  • TV’s Smart (baixo consumo de energia)
  • Reutilização de água em duchas e regas do jardim
  • Descargas de duplo acionamento
  • Jardins no entorno e na cobertura
  • Horta orgânica
  • Redutores de evasão nas torneiras

No dia-a-dia:

  • Maioria dos fornecedores a menos de 100km de distância.
  • Equipe comprometida com a causa ambiental
  • Trabalho educativo com hóspedes
  • Conservação e manutenção de jardim público
  • Apoio às iniciativas da WWF e de entidades voltadas para sustentabilidade sócio ambiental
  • Bicicletas à disposição dos hóspedes
  • Utilização de papel reciclado e certificado
  • Utilização de produtos de limpeza biodegradáveis
  • Programa Atitude Verde Colaborativa
  • Certificado ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental
  • Reutilização de água da chuva em descargas, rega de jardins e lavagens diversas
  • Gestão seletiva de lixo em todo o hotel, inclusive nos quartos.
  • Segunda-feira sem carne – sugestão do chefe produtos orgânicos

Além disso, o Programa Atitude Verde Interativa é incrível.

  • Hóspedes – enviam sugestões para deixar o hotel ainda mais sustentável, e as atitudes implementadas ganham cortesias de diárias. Obs.: Eles já receberam mais de 1.000 sugestões de atitudes interativas.
  • Colaboradores –  a cada sugestão aprovada, ganham voucher pra ser gasto com cultura (livro, cinema, teatro).

A constante inovação faz parte desse posicionamento, e a equipe do Verdegreen já estão trabalhando em novos projetos:

  • Verdelab – quartos totalmente voltado para sustentabilidade.
  • Parceria com o Instituto Eccus – para implantação de sistema de gestão de resíduos, e gerar composto para a horta orgânica, sendo que o excedente será doado à hortas comunitárias.
  • Cardápio vegetariano / vegano

Se você ainda não se impressionou com todas as atividades do hotel, ele ainda consegue ser descolado, muito aconchegante, ter uma localização privilegiada, e proporcionar uma gastronomia simplesmente deliciosa.

Fique com mais algumas fotos:

Biblioteca que fica em um dos corredores do hotel.   Detalhes da decoração do restaurante.

Obra na parede do lobby. Diferente, não?O famoso terraço, onde os hóspedes vão para curtir o ambiente e curtir uma vista incrível.

E a horta orgânica?

Para maiores informações:

=====================

Leia também:

 

Postagens relacionadas

Published by

Gabriela Otto

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM, MBA Executivo pela FAAP/SP, Leader Coach (Personal e Professional) pela Sociedade Bras. de Coaching, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator. Tem mais de 20 anos de experiência em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre gestão de pessoas, luxo e comercialização hoteleira. Além de CEO da GO Associados desde 2010, aceitou o convite para ser Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International) em 2014, é a principal Palestrante sobre Turismo de Luxo do país, Professora da Educação Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Articulista de diversos sites, e Blogueira desde 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *