Archive for the ‘Olimpíadas’ Category

Vamos ressuscitar a liderança ?

quarta-feira, abril 9th, 2014

Estou lendo um livro que se chama A liderança está morta (Jeremie Kubicek). Adoro livros sobre o tema, e este me chamou a atenção por causa do título. Liguei isso ao evento que ocorreu na abertura do Fórum Panrotas 2014 quando as entidades entregaram ao Ministro Vinicius Lages um documento com suas demandas e dados que mostram a importância da indústria de viagens e turismo para o Brasil.

Meu debate é em torno da pergunta: que lideranças queremos no turismo? Nas entidades e organizações do setor privado ?

As grandes transformações por que passa o setor de turismo em nosso país e no planeta exigem que as entidades também mudem, se renovem. E para isso acontecer precisamos de líderes. Homens e mulheres, jovens, não de idade, mas de idéias, de espírito aberto para representar seus segmentos de mercado e não somente para se dizer que é Presidente da A…

Precisamos de líderes empresariais que conheçam e exerçam os compromissos de sua categoria, que liderem com a razão e com o coração, que estejam acima das vaidades e apresentem resultados. Líderes que renovem suas associações, que permitem que outras lideranças assumam sua entidade. Precisamos urgente de líderes que exerçam INFLUÊNCIA, baseada em dados, números, estudos, demandas organizadas. Líderes que pensam e agem com visão global do turismo, além de suas demandas específicas.

Precisamos de líderes que aceitem a diversidade, todas as diversidades, inclusive de opinião. Líderes de uma indústria que gera empregos, traz empregos e investimentos e que precisa se colocar como importante fator de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Nós somos esses líderes ?

Forum Panrotas, o negócio que ganhou tropicalidade

quarta-feira, abril 2nd, 2014

Trata-se aqui de uma reflexão rápida e objetiva. O Fórum Panrotas além de ser “O” evento da indústria brasileira de turismo que debate tendências, temas de mercado, polêmicas sobre problemas antigos e novos desafios é também o lugar de encontrar amigos e apertar a mão do “networking”, ou ainda conversar com o “relacionamento”.

Mas a grande vantagem do Fórum, além de outras que não citei, é colocar diversos atores juntos, atores com interesses em seus negócios específicos, mas que tem uma certeza comum: só vai dar certo para meu segmento se der certo para todos os outros.

É o negócio da conexão e da escala. O negócio da emissão e da recepção; do crachá e do coffee break. É o negócio do check in e do late check out, sim da mobilidade, do upgrade. O negócio do pacote, do transfer e da gestão. Sem esquecer do sistema, do tkt, do lock ou da distribuição. Passou a ser o negócio dos sites, das redes sociais e que dá grande importância aos comentários.

Esse negócio com tantas palavras em inglês ganhou TROPICALIDADE nesse Forum 2014, porque aprende com outras experiências mas constrói sua história com brasilidade.

É sim o negócio que realiza sonhos que só que concretizam se sonhados por todos da indústria.