A Parada da Páscoa em Nova York – um festival de gorros e chapéus!

Seguindo uma tradição que remonta a década de 1870, o domingo de Páscoa em Nova York foi celebrado com um inusitado desfile na Quinta Avenida – a Easter Parade. Além de comemorar o feriado religioso, os moradores locais aproveitaram a oportunidade para festejar o início da primavera. Este ano os nova-iorquinos tiveram razões especiais para esta comemoração, já que tiveram um dos mais rigorosos invernos dos últimos tempos, com nevascas e termômetros marcando temperaturas negativas quase todos os dias. Quem passou a noite de Reveillon na Times Square sofreu com a sensação térmica de quase 20 graus abaixo de zero. Mas agora chegou o momento de aproveitar o calor.

A concentração da parada aconteceu em frente à Catedral de St. Patrick. Ao fundo aparece o Rockefeller Center

No domingo, 01 de abril, parece que as agruras do inverno caíram no esquecimento, quando a Quinta Avenida se coloriu com uma das mais divertidas paradas do calendário de Nova York, conhecida também como Easter Bonnet Festival – o Festival dos Gorros e Chapéus.

A tradição do uso dos chapéus promete permanecer por muito tempo

 

Esta tradição começou na segunda metade do século XIX, quando a parada era balisada pelas três igrejas que faziam parte do percurso: a Catedral de St. Patrick, a Igreja Episcopal da Santíssima trindade e a Igreja Episcopal de São Tomás. Na ocasião, as igrejas enfeitavam seus santuários com as flores do início da primavera que, com o devido tempo, se tornaram símbolos de prosperidade e passaram a fazer parte dos trajes dos celebrantes.

As amigas resolveram padronizar e criaram um belo conjunto

Logo após a Segunda Guerra, quando os Estados Unidos já haviam se consolidado como a mais nova superpotência do mundo, a parada ganhou um aspecto menos religioso e mais simbólico, sempre representando a ideia de prosperidade da nação. Este desfile na Quinta Avenida se tornou tão emblemático que foi transformado no musical Easter Parade (1948), que teve a participação de Judy Garland e Fred Astaire.

Este participante prestou uma homenagem a Fred Astaire
Alguns participantes não se limitaram aos chapéus e compareceram com idumentárias completas

Este ano milhares de pessoas se reuniram em frente à Catedral de St. Patrick, usando os mais elaborados chapéus. Adultos, crianças e até mesmo os pets participaram da animada festa, mostrando a feição familiar do evento. Os enfeites variavam, desde os mais simples, como as orelhinhas de coelho, até superproduções completas, com roupas e sapatos.

O cachorrinho fantasiado foi uma das atrações da parada
As crianças também aderiram ao uso dos chapéus e fizeram a festa na avenida
As orelhinhas de coelho também foram muito usadas

Alguns participantes chamaram tanto a atenção do público que mal conseguiam sair do lugar. Faziam pose e se deixavam fotografar por uma multidão de fotógrafos profissionais e principalmente amadores que, com seus celulares, movimentavam rapidamente suas contas de Facebook e Instagram.

As três senhoras fizeram sucesso e atraíram uma multidão de curiosos

A comunidade asiática marcou presença na porta da catedral, com direito a performance e música. Toda a alegria da Parada do Domingo de Páscoa marcou o início da temporada de eventos ao ar livre que deverá se estender até o outono.

A comunidade asiática marcou presença na porta da catedral

 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *