Hudson Yards – o novo point do turismo de Nova York

Você ainda vai ouvir falar – e muito – de Hudson Yards, o mais novo complexo arquitetônico de Nova York. Com previsão de ser inaugurado em 2019, Hudson Yards irá contar com inúmeras atrações e já promete ser um dos locais mais visitados da cidade.

Quem passa pela West Side Highway assiste ao surgimento desta nova área de lazer

A área de quase 120 mil metros quadrados às margens do Rio Hudson foi, durante muitas décadas, o pátio de manobras e estacionamento dos trens que operam na Penn Station. Há alguns anos, o local foi designado para a construção do estádio olímpico que seria usado nas Olimpíadas de 2016, caso Nova York vencesse a disputa.

Vista do estacionamento dos trens com o novo complexo ao fundo. A área será inteiramente coberta por uma plataforma, sobre a qual será criado um jardim

Com a vitória do Rio de Janeiro para os jogos de 2016, a área passou a atrair as atenções de grandes investidores. O local não poderia ser mais nobre, pois além de estar às margens do Rio Hudson, ocupa  uma das extremidades do super badalado High Line.

Hudson Yards visto do High Line

Quando estiver totalmente inaugurado, Hudson Yards será o maior empreendimento imobiliário particular dos Estados Unidos, superando o Rockefeller Center. Os números são realmente surpreendentes, sem contar que todo o complexo está sendo construído sobre o pátio de manobra e estacionamento dos trens.

Um trecho do High Line irá passar sob uma das torres

Serão ao todo 13 prédios, incluindo as torres, com formas, alturas e funções variadas. O destaque será para 30 Hudson Yards, uma torre com mais de 100 andares que será o segundo prédio mais alto da cidade. No centésimo andar os visitantes terão acesso a um inusitado observatório ao ar livre, montado sobre uma plataforma em balanço que se projeta para fora do prédio. O observatório inclui, ainda, um restaurante com quase 1000 metros quadrados de área, totalmente envidraçado e com vistas estonteantes de Manhattan.

O complexo contará, ainda, com 4000 unidades residenciais, um complexo comercial com 100 lojas e uma coleção de restaurantes comandados por renomados chefs. Terá também uma escola pública para 750 crianças e um hotel com 200 quartos, que leva a grife Equinox, a mesma das conceituadas academias de ginástica. Todas estas construções, que juntas somam quase 1,8 milhão de metros quadrados de área construída, estarão distribuídas em meio a 60 mil metros quadrados de jardins.

Detalhe da estrutura da área comercial

Como se não bastassem tantas atrações, Hudson Yards reserva ainda uma novidade que promete causar muita polêmica e deverá ser a grande sensação turística de Nova York. Trata-se da peça central do complexo, conhecida como “The Vessel” (A Embarcação), uma estrutura que parece se equilibrar nas fronteiras existentes entre escultura e arquitetura. Trata-se de uma sucessão de 154 lances de escada, que se interconectam a 80 patamares. A intrincada estrutura, com cerca de 45 metros de altura, se desenvolve ao redor de um grande átrio circular ao ar livre. Segundo os designers do Heatherwick Studio, responsáveis pelo projeto, a intenção foi criar uma obra interativa que pudesse oferecer múltiplas experiências com o espaço construído.

The Vessel, com seus 154 lances de escada e 80 patamares

Quem estiver programando visitar a Big Apple no ano que vem já tem uma nova atração para conhecer. Para saber mais sobre esta atração, acesse: https://www.hudsonyardsnewyork.com

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *