Halloween em Orlando!

Uma tradição da época dos Celtas, que em realidade marcava o fim da colheita e a preparação para o inverno. Era também o inicio do ano novo e celebrava os mortos que, para eles, estavam em lugar de felicidade perfeita.

O nome Halloween vem da junção de “All Hallow’s Evening”: noite que antecedia o Dia de Todos os Santos, celebrado no dia primeiro de novembro, seguido pelo dia de finados (dia 2). Essa denominação deve-se à Igreja católica e a instituição do Dia de Todos os Santos pelo Papa Gregório IV, no ano de 840.

Com o passar dos anos, foram sendo incorporados costumes e tradições à festa, como fantasias e doces. “Jack-o’lantern”, as famosas abóboras transformadas em lanternas, é um dos elementos mais antigos e, talvez, o único dos primórdios celtas. Era utilizado para atrair moscas e outras pragas que poderiam afetar a colheita.

Existem alguns relatos de que o pedido de gostosuras era uma troca, não por uma travessura, mas por uma prece às almas no dia de finados (bolo das almas).

As fantasias podem ter suas raízes na Idade Média, na França, e as máscaras começaram a ser utilizadas por católicos, na Inglaterra, para bater em casas de protestantes, pedindo, não mais o bolo das almas, mas cervejas e pastéis, dando início ao uso da famosa frase “trick or treat” (travessuras ou gostosuras).

Portanto, a tradição americana do “Halloween” tem origem nas várias culturas que colonizaram o país e, mais tarde, os estúdios cinematográficos de Hollywood criaram vários filmes e seriados introduzindo e explorando uma característica de terror e ansiedade para a data, que não existiam na antiguidade.image

“Halloween Horror Nights”, que acontece no Universal Studios, é o mais claro exemplo da nova tradição, vinda de Hollywood. O parque é transformado, apresentando decoração característica, em noites selecionadas, desde o final de Setembro até o dia primeiro de Novembro. A produção é fantástica e, se você gosta do gênero, não pode perder. O ingresso é diferente da entrada regular do parque.

Para as crianças, duas opções simpáticas:

image1- ” Mickey’s not so scary Halloween” no Magic Kingdom, onde você pode se fantasiar e curtir a tradição das travessuras ou gostosuras. Também acontece em noites selecionadas até o dia 31 de outubro e precisa de ingresso especial.

image2 – “Sea World’s Halloween Spooktacular”, que ocorre durante o dia, nos finais de semana de outubro. Várias atividades interativas tem lugar no fundo do mar cheio de fadas e peixes abóbora. Não é necessário ingresso especial.

Se você estiver em Orlando no dia 31 de outubro, os “Shoppings” também fazem programações especiais e bairros como “Celebration” são uma ótima opção para curtir o Halloween. Não esqueça de colocar sua fantasia. Os adultos participam tanto quanto as crianças.

Cheque o calendário dos parques para informação atualizada de horários e atividades, pois eles podem sofrer alterações.

“Trick or Treat!! Direto de Orlando!

image

 

Published by

Claudia Menezes

Vice-presidente da GoPegasus, companhia de transporte e receptivo na Florida desde 2001. Morando em Orlando desde 1996, é apaixonada pelo destino que cresce e se reinventa a cada dia.

12 thoughts on “Halloween em Orlando!

  1. Cláudia,
    Nunca vi antes uma explicação tão boa do significado do halloween …
    Parabéns pela excelente maneira de se expressar tão bem.
    Agora sei a origem e o significado.
    Bjooo…

  2. Cláudia,
    Nunca vi antes uma explicação tão boa do significado do halloween …
    Parabéns pela excelente maneira de se expressar tão bem.
    Agora sei a origem e o significado.
    Bjooo…

  3. Vivendo e aprendendo.Obrigado Claudia por mais um ensinamento em cima do excelente trabalho de divulgação da cultura que seu blogue vem revelando

  4. Vivendo e aprendendo.Obrigado Claudia por mais um ensinamento em cima do excelente trabalho de divulgação da cultura que seu blogue vem revelando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *