Uma brisa de alegria sobre a cidade de Paris

Os termômetros estão subindo e no hemisfério norte este momento tem um significado muito especial para todos: é hora de tirar o mofo, a alegria está no ar. E Paris não escapa da febre, ao contrário, borbulha como champanhe e comemora a chegada do sol “à lá parisiense”.

Além do ambiente festivo nas ruas e bistrôs, algumas exposições desvendam o melhor de Paris com um frescor quase primaveril. Em quatro dos 136 museus da cidade a beleza estética, o amor ao moderno e o otimismo da virada dos séculos 19 a 20 contam alegrar e refrescar os dias parisienses.

 

3-04-2014 005Ruas de ParisPrimavera e exposições alegram o quotidiano parisiense.

 

 

 

 

 

 

  • Comemorando as Exposições Universais, a Revolução Industrial, o Impressionismo, o Art Nouveau e a Belle Époque, a exposição Paris 1900 La Ville Spectacle faz reviver ao visitante clichês da época, mas também desvenda relações entre importantes protagonistas do quotidiano artístico parisiense passando pela pintura, musica, escultura, arquitetura e moda em 1900. De terça a domingo no Museu de Artes Decorativas do Petit Palais até dia 17 de agosto.
  •  No Centro Georges Pompidou Henri Cartier-Bresson revela Paris do século vinte através de sua câmera fotográfica. Considerado pai do jornalismo fotográfico Henri Cartier Bresson viveu entre 1908 e 2004 e e soube como nenhum outro registrar sua época. Até 9 de junho no Centro Georges Pompidou, um lugar, aliás, imperdível da cidade.O Museu de Arte Moderna de Paris está no Marais, na Praça Georges Pompidou, rua St Martin . Apesar de sua polêmica arquitetura, não é preciso ter medo, quem entra não se arrepende. Imperdível também a vista de Paris à partir do café no ultimo andar . Das 11h00 as 21h00 com excessão das terças feiras.
  •  Para aqueles que ousam sair do perímetro turístico tradicional o Museu Marmottan apresenta obras inéditas de pintores impressionistas oriundas de coleções privadas internacionais. Aberto desde 1934, responsável pelo patrimônio artístico de Claude Monet, o museu Marmottan oferece com esta exposição a descoberta de obras até então desconhecidas de Jean-Baptiste-Camille Corot, Eugène Boudin, Édouard Manet, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir, Edgar Degas, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Gustave Caillebotte, Berthe Morisot, Paul Cézanne et Auguste Rodin entre outros. Les Impressionnistes en privé Cent chefs-d’œuvre de collections particulières até 6 de julho 2014, de terça a domingo das 10h00 as 18h00 Endereço 2, rue Louis-Boilly 75016 Paris.
  •  The last but not the least – Inesperadamente em plena Paris, os vagões do mítico trem Orient Express permitem ao visitante experimentar em pessoa um pouco do luxo de uma viagem neste trem-proeza que ligava Paris ao, uma vez tão inspirador, Oriente. Mais uma verdadeira“obra de arte” da Revolução Industrial exposta no Instituto do Mundo Arabe.Do 4 abril au 31 agosto 1, rue des Fossés-Saint-Bernard Place Mohammed-V 75005 Paris. Abertura 10h Horários de encerramento variam entre 19h e 21h.
Orient Express 1883 -1977
Delacroix-Entrée des Croisés à Constantinople
1841 Delacroix-Entrée des Croisés à Constantinople

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *