Preparativos para a Copa do Mundo no Brasil e na França

    

sushi_shop-la_box_bresil-skeuds
a BoxBrésil criada por Fernando Volken Togni
Sushishop Box Brésil
Sushishop Box Brésil

Tenho acompanhado como posso o andamento dos preparativos para a Copa no Brasil.

Aqui deste lado do mundo fomos alegremente invadidos pelo Brasil. Além dos esforços da Embratur e o evento Brasil Sensacional , me surpreende como as empresas privadas das mais diversas áreas entraram no “clima” brasileiro. Os artefatos de marketing servem de consolo para quem não estará ai participando ao vivo deste momento memorável.

Bandeirinhas do Brasil na porta do gigante de eletrodomésticos e eletrônicos Darty, todo o estoque de redes, enfeites e bibelôs brasileiros colocados em destaque nas lojas e catálogos Nature et Decouverte, Le Brésil s’invite chez Monoprix com roupas e acessórios de criadores brasileiros, nas capas de revistas como Geo, são alguns exemplos de como o Brasil esta presente em nosso cotidiano parisiense e acredito também, francês.

Quarenta paginas da revista Geo de Maio colocam em destaque os pontos mais turísticos do Brasil do Rio de janeiro até a Amazônia passando é claro por Salvador, Fernando de Noronha, Maranhão entre outros destinos.

Arretons de Critiquer la Brésil no Correio Internacional lembra que ninguém acreditava que a Grécia estaria pronta para seus Jogos Olímpicos ou mesmo a África do Sul para a sua Copa. Afirma que os brasileiros só estão aproveitando dos holofotes para obter melhores condições de vida e que o mundo deve apoiar e aproveitar da “viagem” que representa uma copa no país do futebol.

Do meu ponto de vista, no que diz respeito a promoção do Brasil no exterior, já estamos desfrutando dos efeitos da Copa.

Basta saber se o milagre brasileiro vai operar não somente durante a Copa, mas também se nosso mercado receptivo saberá desfrutar do momento a curto e longo prazo. Saberá o Brasil aproveitar da onda que essa publicidade pode levantar?  Há interesse? Será que deixaremos uma boa imagem, conseguiremos arrancar este estigma de violentos e ladrões que começa a assolar o mundo e voltar a nossa raiz humilde, porém autêntica, honesta e hospitaleira dos bons tempos?

E depois? Terão os hoteleiros disponibilidade e preços, sobretudo preços, para 2015 e 2016? Terão equipe capacitada para responder em inglês e negociar tarifas e condições? Confirmarão os quartos pelos mesmos preços oferecidos quando negociados? Os receptivos terão equipes realmente poliglotas?  Adaptarão sua oferta para o mercado estrangeiro?   As pessoas aprenderão que dizer “daremos um jeitinho” não inspira confiança no exterior?  Espero que sim, pois a oportunidade ainda esta ai.

Veja no final do artigo alguns links sobre as promoções e artigos relativos ao Brasil no mês de maio na França e Dom Tom.

 

Catalogo Monoprix
Catalogo Monoprix
Tudo Bem, campanha da loja Découvertes et Nature
Tudo Bem, campanha da loja Nature et Découvertes

 

 

 

 

 

 

 

Escrevi o texto acima para comentar o artigo da Janine Pires sobre os preparativos para a Copa, mas depois de ver até promoções de sushi com o tema Brasil, resolvi publica-lo aqui igualmente. Afinal quem vier a Paris verá a Copa  e se surpreenderá com as cores brasileiras quase tão visíveis como o azul, branco e vermelho da França.

Hoje sou obrigada a dar continuidade visto que outra noticia relativa aos preparativos da copa em Paris fizeram as manchetes desta Segunda-feira na França e concerne quem estará aqui durante o periodo:

A COPA EM PARIS

A prefeitura de Paris não instalará o telão da Fifa no Trocadero para que os torcedores possam acompanhar os jogos publicamente.

Apesar de alegações de “vigilância orçamentaria”, acredita-se que a Prefeitura queira sobretudo evitar outro dia turbulento como o 13 de Maio 2013 quando, durante as festividades de vitória do campeonato de França pelo Paris Saint Germain, no tumulto 32 pessoas ficaram feridas e atos de vandalismo causaram perdas financeiras consideráveis.

Felizmente a iniciativa privada salvará a situação para aqueles que estarão aqui e desejam ver os jogos acompanhados de certo público. Público este certamente mais seleto que no Trocadero, visto que quando se fala em iniciativa privada entende-se despesa privada.

A iniciativa do parceiro oficial da Copa Kia segundo comunicado de imprensa: “Um oásis brasileiro em Paris”. É assim como a Kia descreve seu novo conceito que será instalado durante a Copa do mundo de futebol de 12 de Junho a 13 de Julho, chamado: Kia Cabana. Referência óbvia para os franceses a praia de Copacabana. Então, para mergulhar o visitante em uma atmosfera exótica, o fabricante de automóveis Kia imaginou uma ilha brasileira no coração de Paris: 67 metros  de comprimento e 11 de largura, em um barco atracado no Rio Sena. A Cabana Kia pode acolher até 300 pessoas, em três espaços distintos. “A praia” com areia branca, espreguiçadeiras e guarda-sóis. “Le Village” espaço para descoberta dos encantos do Brasil e, finalmente, “o Palco”, espaço necessariamente dedicadoà transmissão dos jogos. Durante o dia, a atmosfera será veranil, a idéia é desfrutar uma bebidinha sob a luz do sol, saborear a cozinha local ou até mesmo descobrir jovens criadores e artistas brasileiros.

À noite, a atmosfera da Cabana Kia deve tornar-se mais festiva, com transmissão ao vivo em uma tela gigante das principais partidas da Copa do mundo. Finalmente nos fins de semana, curso de batucada, capoeira, samba e outras músicas brasileiras para crianças e adultos.

A iniciativa do restaurante Au Chien qui fume. A Marcia, brasileira que dirige com seu marido o restaurante francês Au Chien qui Fume, desejando atender aos brasileiros que estarão em Paris durante a Copa, instalou o telão no segundo piso de seu restaurante. Lá será possível assistir aos jogos em um ambiente franco-brasileiro intimista, saboreando uma refeição 100% francesa. A qualidade do serviço eu garanto pessoalmente. Então, atenção, pois eu adoro Paris, mas não ponho minha mão no fogo para garantir a qualidade do serviço de muitos lugares.

E para completar, o estabelecimento data de 1730 e está situado ao lado da Igreja Saint Eustache de estilo gótico flamejante (1532) e do metro Halles, onde a partir da idade média até os anos 60 encontrava-se o Mercado Municipal de Frutas e Legumes de Paris, o Mercadão de Paris. O ambiente é descontraído e familiar. Ao contrário da Kia Cabana este lugar eu conheço e recomendo simplesmente por que o frequento. O lugar é, aliás conhecido entre alguns brasileiros. Na foto abaixo vemos Rai, com a Marcia no almoço promocional das retransmissões da Copa que ocorreu dia 28 de Maio e contou com a presença de profissionais do turismo e amigos da casa.

Rai no Au Chien qui Fume
Rai no Au Chien qui Fume
Marcia e Rai
Marcia e Rai no Au Chien qui Fume

 

 

 

 

 

 

 

Com certeza, especialmente agora após a decisão da prefeitura, muitos outros bares da cidade transmitirão a Copa. Quem estiver por aqui terá somente que ficar de olhos bem abertos.

 

http://www.courrierinternational.com/article/2014/05/15/arretons-de-critiquer-le-bresil

http://www.natureetdecouvertes.com/cadeaux/collection-bresil#2

http://courses.monoprix.fr/RIDG/Le-Bresil-s-invite-chez-Monoprix-14147711

http://www.geo.fr/photos/reportages-geo

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “Preparativos para a Copa do Mundo no Brasil e na França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *