Vitórias do Turismo 2015

A entrega de prêmios para os melhores do turismo francês aconteceu nesta quarta-feira, dia 3 de junho, no bairro da Opera, no luxuoso hotel Intercontinental, aonde, diga-se de passagem, está hospedado neste momento o rei da Espanha.

A iniciativa da revista Le Quotidien du Tourisme me recordou imediatamente a entrega de prêmios da revista Viagem. Adoro quando sou convidada para a entrega de prêmios da Viagem e por esta razão fiquei muito feliz quando fui convidada para um evento deste gênero na França. Não pude deixar de me sentir lisonjeada, mesmo me perguntando qual a razão do convite. Suponho que o motivo pela qual tenha sido convidada seja porque sou brasileira, neste caso A Brasileira. Sim, éramos, obviamente, vários convidados representantes de diferentes países. Em minha mesa estavam, entre outras pessoas, o diretor do Oficio de Turismo da Martinica e da China. Fiquei realmente orgulhosa em ter sido escolhida por uma das maiores revistas do trade para representar o Brasil. Pena ( para o Brasil) que eu não seja de nenhuma secretaria ou oficio de turismo.

Embora o evento tenha o mesmo escopo que o da revista Viagem, a fórmula foi completamente distinta. Agentes de viagens elegeram os ganhadores e a entrega de prêmios foi, obviamente, à la française. Ambiente glamoroso, intimista, com jantar saboroso e refinado. Um luxo!

Com um mercado bastante fragilizado pela crise, a idéia de festejar os vitoriosos do turismo traz uma brisa de frescor neste momento de incertezas. Porém, como não podia deixar de ser na França, os discursos estavam mais para um fórum tipo PanRotas do que para uma festança. O Ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, falou da importância do turismo para economia: empregos não desvocalizáveis! Eu estou de acordo: A Bic, a Renault e a Pegeaut podem levar suas fábricas para a África, mas a Torre Eiffel e a Igreja Notre-Dame ninguém leva!

Jean Pierre Mas, o atual presidente do SNAV ( sindicato nacional da de agentes de viagens) discursou sobre a explosão dos canais de distribuição tradicionais e do crescente sucesso de empresas da área de informática. Segundo ele o negócio do futuro não será dispor dos recursos, mas simplesmente distribui-los via internet. E os agentes de viagens, o que ganham nisso? Cadê a nossa vitória? Melhor tomar um golinho de champanhe!

Discursos à parte, veja agora as fotos e a lista dos ganhadores:

Personalidade do Ano: Laurent Fabius, Ministro das Relações exteriores

Melhor destino entre os territórios franceses: La Guadaloupe

Melhor parque de diversões: Disney

Melhor cia de trens: SNCF ( difícil é saber entre as finalistas SNCF, Thalys ou Eurostar qual é a “menos pior”, mas essa é outra história)

Melhor seguradora : Mondial

Melhor Companhia de Cruzeiros: Croisières Ponant. Grande surpresa da noite, concorrendo com a Costa e MSC. O representante da Ponant ficou surpreso. Eu não! Sabendo que um dossiê com a Ponant gira em torno de 15 000 euros e da Costa 3000, acho fácil saber por que um agente prefere trabalhar com a Ponant. Além do que, pelo preço de um cruzeiro Ponant, é simples conceber que tudo seja perfeito, tanto para o agente como para o cliente. O melhor cliente da Ponant no Brasil? Teresa Perez

Melhor Tour Operador francês: Jet Tours

Melhor locadora de carros: Avis

Melhor cadeia Hoteleira: Beachcomber

E para terminar: Melhor Oficio de Turismo Estrangeiro?  Canada, ou Destination Canada.

IMG_5130
Sala do século XIX, linda!
IMG_5128
A mesa esperando os convidados.
IMG_5142
As Vitórias do Turismo 2015 – Le Quotidien du Tourisme
IMG_5196
Foto do grupo de premiados
IMG_5156
Festa sem champanhe não é festa. Os vinhos tinto e branco podem esperar.
IMG_5166
A entrada
IMG_5120
Simpatia e bom atendimento
IMG_5183
Menu elaborado
IMG_5172
Melhor Parque
IMG_5169
Cruzeiros _ a grande surpresa.
IMG_5175
Melhor T.O.
IMG_5177
Cadeia hoteleira
IMG_5164
Empresa ferroviaria
IMG_5160
Melhor companhia aérea
IMG_5178
Decoração detalhista.
IMG_5190
Melhor destino francês dentre os territórios “além-mar”
IMG_5192
Melhor Oficio de Turismo
IMG_5188
Melhor seguradora
Paris
Hervé Bellaiche, assistente de direção geral e seu prêmio para a Ponant, eleita melhor empresa de cruzeiros pelos agentes franceses
Hotel Intercontinental
Hotel Intercontinental
Paris
Interior Le Grand Hotel Intercontinental Paris
Paris
O chique bairro da Opera
IMG_5210
Hotel pronto para acolher o rei da Espanha.
IMG_5150
Laurent Fabius , Ministro das relações exteriores, Emmanuel Lechypre (BFM noticias) e Nicolas Barbéry (Quotidien du Tourisme).
Intercontinental Paris
O teto da suntuosa sala de jantar
Miss France
Miss France
Intercontinental Paris
Recepção calorosa e perfeita no saguão sob a famosa claraboia do hotel.

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “Vitórias do Turismo 2015

  1. Linda festa,e que bom termos você nos representando! Sinal do seu valor e do belo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *