COP21 e as luzes de Natal

COP21 Em Paris não se fala de outra coisa: a Conferência Internacional sobre o Clima ou a COP21, que acontecerá entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro. São esperados 50 000 participantes, incluindo 25 000 delegados oficiais de diferentes governos, representantes de várias agências das Nações Unidas, sociedades civis e inúmeras associações. A empresa de transporte onde atuo já recebeu inclusive um pedido de apoio para a comitiva do Cacique Raoni. Prova que estes milhares de participantes não estão prevendo chegar às reuniões em metrô, velib ou carros elétricos. Bom, mas essa é outra estória.

Os principais objetivos da COP21 são:

  • Que os países cheguem a acordos que nos permitam manter o aumento da temperatura mundial nos próximos anos em, no máximo, 2° Celsius.
  • Frear a alta do nível do mar, que subiu 18 cm desde 1870, sendo que 6 cm desta elevação ocorreu nos últimos 20 anos.
  • Diminuir a emissão de gazes a efeito estufa em pelo menos 40%, incrementando os investimentos em energias renováveis.
  • Fazer com que países ricos se comprometam a contribuir com 100 bilhões de dólares em favor de países subdesenvolvidos, afim que eles invistam igualmente em energias renováveis e não sejam obrigados a frear seus respectivos planos de crescimento econômico.

Luzes de Natal Nem as iluminações de Natal escaparão da “febre” COP21. Este ano, a partir do dia 18 de novembro, será dada a largada pelo ator Jean Dujardin, padrinho do evento e por duas crianças que realizarão seus sonhos graças à associação Les Petits Princes*. Ao lado de Jean Dujardin, as crianças acenderão as luzes de baixo consumo energético e “leds” que farão brilhar a mais bonita avenida do mundo.  Além disso, uma novidade vai animar ainda mais as festividades: os visitantes dos Champs Elysées serão convidados a participar ativamente das iluminações pedalando ou girando uma manivela. Estou bem ansiosa para ver! Assim que começar “postarei” uma foto aqui.

Espetáculo de Som e Luzes no Ano Novo  Ainda sobre o tema da COP 21, Paris Recebe o Mundo é o título do espetáculo de som e luzes sobre o Arco do Triunfo que vai fechar 2015 e abrir 2016 em ritmo ecológico, porém grandioso. Prova que a cidade luz segue brilhando e se renovando para manter suas conhecidas posições de capital histórica e turística, mas também de uma das grandes capitais mundiais da modernidade.

*A Associação Les Petits Princes realiza sonhos de crianças enfermas.

 

Post Scriptum

A semana passada escrevi sobre o Salão do Chocolate.

Abaixo foto do grupo Cacau Show trazido pela Flytour ao evento.

CacaoShow no Salão do Chocolate

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

2 thoughts on “COP21 e as luzes de Natal

  1. Oi, Silvia,

    Que legal será participar do lançamento deste exemplo histórico: a Champs Elysées iluminada por leds e, simbolicamente, por energia humana.

    Um belo exemplo para o mundo !

    Será a Tour Eiffel o próximo monumento a aderir a esta causa?

    []’s

    Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *