Eleições Presidenciais Francesas em (as melhores) imagens

Enquanto o país estava febril aguardando o primeiro turno das eleições presidenciais, qual não foi meu prazer em descobrir alguns posters espalhados pela cidade, criações dos artistas Jaeraymie e Combo. Um ato artístico contestador, mas também uma excelente maneira de relaxar a atmosfera neste momento em que ninguém parece estar feliz com as opções de voto disponíveis.  

Enfim, enquanto Combo utilisou personagens de desenhos animados famosos, Jaeraymie optou por alguns rostos conhecidos do cinema francês. Marion Cotillard se tornou Marion Cotillon para uma França”festiva”, enquanto o artista Francis Huster encontrou-se no seu papel de “Justo O Branco” do famoso filme francês Dinner des Cons.

Referências a campanha presidencial estão presentes em todas as imagens , incluindo o ( uma vez favorito ) François Fillon*. Pinóquio, por exemplo, garante que “o Grilo nunca foi seu assistente parlamentar” e Cinderela  anuncia, que “o vestido e os sapatos lhe foram oferecidos por um amigo”. Por sua vez, Marine Le Pen é representada em Kaa, a cobra no Livro da Selva ou Peggy, por um programa “em nome dos porcos”.

 Sobre os resultados e mais imagens imperdíveis

Quanto a Macron, quem é Macron? Um oportunista oriundo da esquerda que sabia que o partido de Hollande estava acabado, então lançou seu partido. Uma espécie de afilhado do François Hollande com experiência em finanças bancárias. Esta é uma hipótese, nem Macron sabe direito quem é. Veja cenas do vídeo (começa com Jacques Chirac dizendo: quanto maior for, melhor passa). Onde Macron tenta explicar Socialiste ou Pas Socialiste (socialista ou não socialista ) de Gauche (esquerda) ou de Droite (direita)?

*François Fillon era favorito antes que a esquerda deixasse vazar para a imprensa que parte de seu orçamento como parlamentar serviu para empregar sua esposa e filhos, além de ter recebido ternos e relógios de luxo como presentes de grandes empresas as quais teria favorecido durante sua atuação como Primeiro Ministro no governo de Sarkozy e outros momentos de sua vida política. 

Mais um vídeo muito bom para descrever a situação. Mesmo não falando inglês ou francês, as imagens são esclarecedoras.

 

 

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *