Programação de Paris para os Dias do Patrimônio

A programação de Paris para os Dias Europeus do Patrimônio, que ocorrerão nos dias 15 e 16 de setembro, está extraordinária. Além de edifícios míticos e com grande procura habitual, como o Palais de l’Elysée ( Palácio Presidencial) e Hôtel Matignon ( casa do Primeiro Ministro) , muitos outros endereços e atividades prometem animar a cidade. Não somente a quantidade, mas também a variedade das instituições participantes é impressionante. A sede da Unesco, igrejas católicas, templos protestantes, universidades, casas de pessoas ilustres, embaixadas, visitas guiadas em bairros ou jardins, visita de camarins de cabarés como os do Crazy Horse, concertos… Enfim, com mais de 2300 atrações, há atividades para todos os gostos e centros de interesse.

Eu, que já presenciei até comemoração de aniversário infantil no Louvre, posso testemunhar sobre o amor do povo francês pelo seu patrimônio e suas instituições culturais. O castelo e museu de Vaux-le-Vicomte, por exemplo, conta com mais de oitenta voluntários para se ocupar dos seus jardins e da imensa propriedade.

E graças a esse verdadeiro amor pela cultura, o parisiense começou a se programar cedo. Algumas atrações com hora marcada já anunciam “Complet”, como é o caso dos ateliês de confecção de perfume do maravilhoso Museu do Perfume Fragonard , assim como a visita temática da divertida Disney Paris, que mostrará o talento dos criadores de muitos artefatos que nos encantam durante um dia no parque.
Não deixe de conhecer mais sobre esta data, tão querida pelos franceses, seguindo o link com a da lista completa dos eventos em Paris.

Journées Européennes du Patrimoine lista de eventos em Paris

Journées Européennes du Patrimoine Oficial

Fica a dica e meus votos de uma excelente semana para você querido leitor.

imagem © L’Atelier Cartographik

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *