Paris Gourmet 1– descoberta da cidade através do paladar

Ou o melhor foie-gras de Paris.

A carne de fígado de ganso gordo é uma típica especialidade francesa. Conhecida graças ao seu delicioso sabor encontra-se entre os alimentos preferidos dos franceses, a despeito de certa polêmica internacional em razão de seus métodos de produção. Em refeições e festas elegantes foie gras é obrigatório, seja na entrada ou no prato principal, cru, meio cozido ou em conservas.

Andando nas proximidades do “Halles de Paris”, região que considero a Meca da gastronomia na cidade, descobri um lugar especial para quem busca um excelente Foie Gras. Mas não somente Foie Gras. Além de extraordinários produtos à base de fígado de ganso, a Foie Gras Luxe propõe aos amantes de produtos gourmet salmões, peixes defumados, uma vasta seleção de frios, presuntos finos como os d’Auvergne e de Parma, linguiças de porco e também de pato incrementadas com nozes, cogumelos e especiarias finas. Diversos patês, cogumelos secos para preparo de cozidos e molhos, temperos e até carne de javali completam as prateleiras.

O ambiente da loja, instalada no fundo de uma pequena passagem, é mágico. Não é à toa, a casa é uma instituição na cidade, existe desde 1948. Como um verdadeiro “bon-vivant” e comerciante ativo do bairro, o patrão oferece degustações gratuitas de seus produtos todas às sextas-feiras e aos sábados das onze ao meio dia. A ocasião ideal para os mais temerosos experimentarem o controverso produto antes da provável compra. Falo com conhecimento de causa, sou vegetariana e, no entanto, não recuso um Foie Gras! Aliás, sou daquelas vegetarianas que em viagem como de tudo, descubro o destino até com o estômago. Vir até Paris e não comer Foie-Gras é como ir ao Brasil e não comer feijoada.

Para os que se deixam tentar pela experiência e compra do foie gras, sugiro também um chutney para acompanhar a especialidade ou servir com finas fatias de figos, ou ainda sobre uma fatia de pão de qualidade como pão com nozes e uvas passas por exemplo. É essa arte de mesclar sabores tão francesa que faz toda a diferença na hora de apreciar o Foie Gras. Uma taça de champanhe e então você começa a falar francês!

 

FOIE-GRAS LUXE 26 rue Montmartre, 75001

La Bovida 36 rue Montmartre, 75002

 

 

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *