Sombra e ar fresco

O Lago Frei Leandro / Foto: Carla Lencastre
O Lago Frei Leandro no Jardim Botânico do Rio / Foto: Carla Lencastre

A nova Praça Mauá, na Região Portuária do Rio, sobre a qual escrevi na estreia do blog, está ficando linda, mas ainda é muito árida. Então hoje vamos sair em busca de sombra e ar fresco para começar a semana. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma pedida clássica para os dias quentes da cidade (e para todos os outros poucos dias menos quentes!). Um favorito dos turistas estrangeiros, o parque também está de olho no aumento de visitantes por conta das Olimpíadas de 2016 e, no final do mês passado, mudou de lugar sua entrada principal.

A área de recepção aos visitantes no parque carioca / Foto: Carla Lencastre
A área de recepção aos visitantes no parque carioca / Foto: Carla Lencastre

O portão original de acesso, no número 920 da Rua Jardim Botânico, está em obras. Agora a entrada principal é pelo número 1.008 da mesma rua, que tem mais espaço e infraestrutura para acolher os turistas. Ali há um Centro de Visitantes, com mapas do parque; uma lojinha; um bebedouro para encher a garrafinha de água; banheiros, e um café dos mais gostosos do Rio, o La Bicyclette.

Pau-brasil
Pau-brasil / Foto: Carla Lencastre
Vitórias-régias
Vitórias-régias / Foto: Carla Lencastre

Pela nova entrada, se o tempo for curto, um dos caminhos leva direto ao Chafariz das Musas e à famosa aleia de palmeiras-imperiais, símbolos do Jardim Botânico do Rio. A primeira palmeira foi plantada por Dom João VI no início do século XIX, e dela descendem todas as outras.

O Chafariz das Musas e algumas da palmeiras-imperiais / Foto: Carla Lencastre
As palmeiras-imperiais e o Chafariz das Musas / Foto: Carla Lencastre

O percurso sugerido pelo parque é mais interessante: vá contornando o jardim pelo lado esquerdo, para ver a aleia com árvores de pau-brasil. Passe pelo Lago Frei Leandro, onde estão as vitórias-régias, e visite o cactário. Ele não é tão conhecido como o orquidário e o bromeliário, que ficam mais adiante, mas também é muito bonito. Foi ampliado e reinaugurado, com novas espécies, em junho deste ano.

No novo cactário / Foto: Carla Lencastre
Cáctus no Jardim Botânico / Foto: Carla Lencastre
No cactário / Foto: carla Lencastre
No novo cactário / Foto: Carla Lencastre

Antes ou depois do passeio no parque (o ideal é reservar no mínimo uma hora), não deixe de fazer uma paradinha no café La Bicyclette, filial da padaria de mesmo nome, inaugurado em 2012. O lugar é uma graça, com amplas janelas e mesas ao ar livre. O cardápio tem saladas, sanduíches, tábuas de queijos e frios, bolos, sucos, vinhos e cervejas. Os pães são todos de fabricação própria.

O café La Bicyclette, na entrada do Jardim Botânico / Foto: Carla Lencastre
O café La Bicyclette, na entrada do Jardim Botânico / Foto: Carla Lencastre

Sou apaixonada por jardins botânicos, e sempre tento visitá-los em minhas andanças pelo mundo. O do Rio é um dos mais bonitos que conheço. Mas há pelo menos dois outros igualmente fascinantes. Um é o Jardim Botânico de Cingapura, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que tem várias árvores, plantas e flores em comum com o jardim carioca. Sobre ele, eu escrevo mais no meu outro blog, O Olhar Nômade. Passa lá! O outro é o Kew Gardens, em Londres, que estará em breve n’O Olhar Nômade.

Uma curiosidade une os três jardins: o atual diretor do parque de Cingapura, Dr. Nigel Taylor, é um inglês casado com uma bióloga brasileira que ele conheceu durante uma pesquisa no Jardim Botânico do Rio. Antes de se mudarem para Cingapura, há quatro anos, Taylor e a mulher trabalharam no Kew Gardens de Londres.

Do parque vê-se o Corcovado / Foto: Carla Lencastre
Do parque vê-se o Corcovado / Foto: Carla Lencastre

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: De terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Às segundas-feiras, abre das 12h às 17h. Ingresso: R$ 9 (pagamento somente em dinheiro). Rua Jardim Botânico 1.008. Tel. +21 3874-1808. jbrj.gov.br

La Bicyclette: De terça-feira a domingo, das 8h30m às 18h. Às segundas-feiras, das 12h às 18h. Tel. + 21 3594-2589. labicyclette.com.br

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

5 thoughts on “Sombra e ar fresco

  1. Prezada CARLA, parabens pelo seu Blog e as lindas fotos,
    trabalho com turismo receptivo no Rio e no Brasil .
    Precisamos demostrar as autoridades dos descasos que encontram os turistas,
    tantos os nacionais como os estrangeiros, nos locais tradicionais, como o Trem do Corcovado, o Pao de Açucar e varios outros, que nao dispoem de nenhuma facilidade para o acesso aos mesmos, na alta temporada, a subida ao Pao de Açucar uma total falta de apoio ao turista, que aguarda ao sol por varias horas na fila, no Corcovado, os onibus legalizados de turismo nao tem um local decente para deixar ou procurar os turistas, todo feito na rua . Enfim, teria varios outros comentarios para fazer. Seriam bom Carla, mostrar todos os descasos .
    Saudações e novamente parabens pelo seu Blog !!
    Raul Sardon
    Rio de Janeiro

  2. Prezada CARLA,
    Obrigado por ter respondido, espero que nao sejam decepcionantes as suas visitas a estes dois importantes icones no turismo Carioca.
    Adoro o Jardim Botanico, desde sempre, sou estrangeiro e moro no Rio desde 1970, sempre ligado ao Turismo, e visito o JB quase que semanalmente por morar proximo.
    Belas fotos !!!!!!
    Saudações
    Raul Sardon
    Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *