Deu no ‘New York Times’

Grama e granito no novo piso da Praça Mauá / Foto de Carla Lencastre
Grama e granito no novo piso da Praça Mauá / Foto de Carla Lencastre

O Direto do Rio acaba de completar um mês, e ganhei um presente. Semana passada, o Rio de Janeiro foi escolhido pelo jornal “The New York Times” para estrelar sua tradicional seção de viagem “36 hours”. Fiquei orgulhosa de ver a cidade que tanto amo destacada positivamente no jornalão americano. E também muito feliz em constatar que alguns passeios além dos cartões-postais sugeridos pelo NYT já foram temas de posts deste blog em seu primeiro mês.

Um deles é nova Praça Mauá, o ícone da renovação urbanística pelo qual passa o Rio, que foi reinaugurada oficialmente anteontem. Estive lá antes do término das obras para fazer o post de estreia do blog. Volto em breve e conto aqui as novidades. A Praça Mauá marca o início da Orla Luiz Paulo Conde, que em 2016 vai margear a Baía de Guanabara e ligar as praças Mauá e Quinze.

Outro programa com destaque na reportagem do NYT é o lindo Parque Lage, identificado como “cultural park”, e sua Escola de Artes Visuais (EAV), sobre os quais você também já leu por aqui.

Escultura no jardim do Parque Lage / Foto de Carla Lencastre
Escultura no jardim do Parque Lage / Foto de Carla Lencastre

Entre as dicas de bares e restaurantes, há dois lugares que gosto muito. Um é a Adega Pérola, uma espécie de botequim português de tapas, em Copacabana, ao qual vou com alguma frequência. O outro é o restaurante Térèse, no Hotel Santa Teresa, classificado pelo NYT como “rústico-chique”. Nas vezes em que estive lá achei chique e nada rústico, um lugar de alta gastronomia com uma vista incrível. O chef mudou recentemente. É outro lugar para voltar.

A seção “36 hours” do “New York Times” a cada semana apresenta um roteiro de dois dias e meio em uma cidade diferente. A versão digital da reportagem sobre o Rio, com um vídeo, foi ao na quarta-feira passada, dia 2. Para quem ficou curioso para ler o texto completo, o link (em inglês) está aqui.

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

4 thoughts on “Deu no ‘New York Times’

  1. Também não estive na Praça Mauá, mas há 3 meses fui num evento no RB1 e deu pra ver do prédio como estava ficando…. e estava bem bonito! 🙂

  2. Carla, ainda não deu pra visitar a Pça Mauá, mas estive lá já sem o Elevado. E senti falta de verde… Vc sabe se eles têm projeto pra arborizar? beijocas e parabéns pelo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *