A nova Praça XV

O Museu Histórico Nacional (MHN), na Praça Marechal Âncora, é um dos oásis no meio do imenso canteiro de obras no qual se transformou a Praça XV e arredores, no Centro do Rio. Vale contornar os tapumes e ir até lá para ver a comovente exposição “Rio como destino”, sobre a qual escrevi no post anterior, que reúne cartazes publicitários do século passado de companhias aéreas e marítimas, todos com a cidade como tema. Na saída, dê uma volta pela Praça XV, uma das mais significativas do Rio, para ter uma ideia de como vai ficar a região daqui a alguns (poucos) meses.

A Praça XV e a Estação das Barcas, já sem o Elevado da Perimetral / Foto de Carla Lencastre
Estação das Barcas na Praça XV, já sem o Elevado da Perimetral / Foto de Carla Lencastre

Assim como na Praça Mauá, a derrubada do Elevado da Perimetral trouxe de volta a vista para a Baía de Guanabara. Na frente da entrada principal do Paço Imperial, olhando para a Estação das Barcas (que ligam o Rio a Niterói e a Paquetá), já se vê como a área vai ficar diferente. Na praça ficava o antigo o Cais Pharoux, cujos vestígios estão lá até hoje. Do outro lado do Paço Imperial, na Rua Primeiro de Março, encontram-se duas igrejas históricas do Rio: Igreja de Nossa Senhora do Carmo (a Antiga Sé) e Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com sua fachada toda em pedra. Mais adiante este ano, a Praça XV será uma das pontas da Orla Luiz Paulo Conde, um caminho que vai margear a baía até a Praça Mauá.

A passagem do Arco do Teles, com a Rua do Ouvidor ao fundo / Foto de Carla Lencastre
A passagem do Arco do Teles, com a Rua do Ouvidor ao fundo / Foto de Carla Lencastre

Por enquanto a sugestão de passeio pela região é dar as costas para a Baía de Guanabara, passar pelo Arco do Teles, do período colonial, e caminhar pelas bonitas ruelas do Rio Antigo, com sobrados em geral bem preservados e ocupados por bares, restaurantes, lojas e galerias de arte. Entre os restaurantes, encontra-se o The Line, na Travessa do Comércio (entre o Arco do Teles e a Rua do Ouvidor), que está também no Museu Histórico Nacional.

The Line, restaurante na Travessa do Comércio
The Line, restaurante na Travessa do Comércio / Foto de Carla Lencastre

As ruas calçadas de pedra levam até o Centro Cultural dos Correios, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa França-Brasil. No caminho, não deixe dar uma paradinha na minúscula e linda Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor.

Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores / Foto de Carla Lencastre
Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores / Foto de Carla Lencastre

 

O interior da igreja / Foto de Carla Lencastre
O interior da igreja / Foto de Carla Lencastre

A Rua do Ouvidor já foi uma das ruas mais importantes do Rio. Hoje continua muito movimentada, mas é uma rua bem estreita, ainda mais se comparada com as grandes avenidas abertas no Centro da cidade no início do século XX.

 

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *