Em janeiro tem carnaval

Esse verão está diferente. Há três semanas que chove no Rio. Uns dias até dá praia entre uma chuva e outra. Noutros dias não bate sol. Os cariocas já estamos chamando a temporada atual de invernico. É uma brincadeira, mas o fato é que a temperatura não tem passado dos 30 graus Celsius. Os muitos tons de cinza deram um colorido diferente à paisagem da cidade. Mas o refresco nos termômetros não deve durar muito: para os próximos dias já são esperadas as habituais temperaturas acima dos 30.

O Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara em tons de cinza / Foto de Carla Lencastre
O Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara em tons de cinza / Foto de Carla Lencastre

Esta semana, a chuva foi mais forte e constante e atrapalhou da bicicleta ao avião. O Aeroporto Santos Dumont teve vários voos cancelados. Também ainda não deu para ir passear na nova ciclovia do Rio, na Avenida Niemeyer, inaugurada oficialmente no domingo passado. Mas tem um programa carioca que a chuva não muda: o carnaval. Faça chuva ou faça sol, os blocos já começaram a sair.

Chuva na piscina do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico / Foto de Carla Lencastre
Chuva na piscina do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico / Foto de Carla Lencastre

Neste fim de semana e no próximo, ruas importantes da cidade serão fechadas para a passagem de vários deles. Amanhã, por exemplo, é dia da tradicional Banda de Ipanema, que costuma reunir mais de 15 mil pessoas. No último fim de semana de janeiro, é a vez de dois clássicos gigantes do carnaval carioca. Simpatia é Quase Amor (dia 30, em Ipanema) e Suvaco do Cristo (dia 31, no Jardim Botânico) que levam (cada um) mais de cem mil pessoas às ruas.

Um adereço de cabeça é fundamental no carnaval carioca / Foto de Alexandre Martins
Um adereço de cabeça é fundamental no carnaval carioca / Foto de Alexandre Martins

No novíssimo site Carnaval e Samba, além de notícias sobre o carnaval carioca, você encontra uma agenda dos blocos, dia a dia. E também a lista completa divulgada pela Riotur, na qual os blocos estão agrupados por bairro, com a estimativa de público de cada um deles. No site do Visit Rio, que foi inteiramente reformulado e merece visitas frequentes, estão listados os últimos ensaios técnicos das escolas de samba, que acontecem este fim de semana e no próximo. Neste domingo, por exemplo, tem Salgueiro. No dia 31 é a vez da Beija-Flor, campeã do carnaval passado.

Agora é só vestir a fantasia para não se sentir um estranho no Rio.

 

 

 

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *