Primeiras impressões, Grand Hyatt Rio

O lobby de entrada no novo Grand Hyatt Rio / Foto de Carla Lencastre
O lobby de entrada no novo Grand Hyatt  / Foto de Carla Lencastre

O esperado Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Praia da Barra da Tijuca, finalmente está quase pronto. E tem uma nova data de inauguração: 28 de março. Semana passada, a Travelweek by ILTM, que será realizada em São Paulo em maio, recebeu agentes de viagem e operadores de turismo para um coquetel de apresentação em um dos três restaurantes do hotel. Durante o evento deu para ter uma boa ideia de como será o lugar daqui a dois meses.

Parte da área interna no hotel /Foto de Carla Lencastre
Parte da área interna no hotel / Foto de Carla Lencastre

Com jeito de resort urbano de luxo, o Grand Hyatt Rio está ficando lindo. São 436 apartamentos (incluindo 42 suítes) distribuídos em sete extensos andares em uma faixa de terra entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Marapendi. O projeto é assinado pelo escritório canadense Yabu Pushelberg, que também fez o Park Hyatt de Nova York, entre outros hotéis. Dez elevadores devem evitar longas caminhadas por corredores, ainda que seja uma alegria olhar o carpete com desenhos inspirados em trabalhos de Roberto Burle Marx. O chão em pedra do lindíssimo lobby envidraçado com vista para a área das piscinas segue o mesmo padrão.

Vista para a praia de uma das suítes no 7º andar / Foto de Carla Lencastre
Vista para a praia de uma das suítes no 7º andar / Foto de Carla Lencastre

Todos os quartos têm varanda com portas de vidro de alto a baixo. O cenário exterior pode ser mar ou lagoa. Algumas suítes oferecem vista para os dois. Meu panorama preferido foi o da tranquila Lagoa de Marapendi, que é pouco vista mesmo por quem mora no Rio. Os apartamentos decorados em tons claros têm revestimentos em madeira. Os menores quartos dispõem de 37 metros quadrados. Todas as amenities são Granado, e a tradicional grife carioca terá uma loja no hotel.

Produtos Granado nos banheiros / Foto de Carla Lencastre
Produtos Granado nos banheiros / Foto de Carla Lencastre

Os hóspedes dos apartamentos no sexto e no sétimo andar, além das melhores vistas, terão acesso ao Grand Club Lounge, onde o café da manhã será servido com vista para o mar ou para a lagoa.

“Daqui a alguns meses, vai ser possível ir de barco pela lagoa até o Campo Olímpico de Golfe”, conta Silvio Araujo, diretor de Vendas e Marketing que trabalhou no Grand Hyatt São Paulo.

O novo Grand Hyatt também terá ligação de barco com o Rio Design Barra, um dos shoppings mais agradáveis da região, com cinemas, restaurantes e dezenas de lojas. A Cidade das Artes, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, fica a apenas dez minutos de carro. A Zona Sul do Rio está a cerca de uma hora de carro (ou mais, dependendo do bairro e do trânsito).

O restaurante Tano, de cozinha italiana / Foto de Carla Lencastre
O restaurante Tano, de cozinha italiana / Foto de Carla Lencastre

 

Um dos cantos do Tano / Foto de Carla Lencastre
Um dos cantos do Tano / Foto de Carla Lencastre

O hotel tem três restaurantes sob o comando do chef francês Yvan Didelot: um italiano, um japonês e um de cozinha brasileira. Este fica de frente para a praia e oferecerá música ao vivo à noite. Os três foram projetados pelo escritório do brasileiro Arthur Casas. O bonito e simpático Tano, o restaurante italiano, está pronto e lá foi realizado o coquetel da Travelweek.

Simon Mayle, da Travelweek by ILTM
Simon Mayle, da Travelweek by ILTM

“Estamos muito contentes em ter um número maior de expositores de Colômbia e Portugal na Travelweek este ano”, diz Simon Mayle, gerente do evento, sobre as expectativas em relação à versão 2016 da feira voltada para o mercado de viagens de luxo.

O Tano tem um bar na entrada, muita pedra, madeira clara e utensílios coloridos aparentes. Uma varanda debruçada sobre a Lagoa de Marapendi deve ser uma ótima opção em dias menos quentes. Durante o coquetel da Travelweek, chefs dos três restaurantes prepararam pratos que estarão nos respectivos cardápios. Deu vontade de voltar para provar mais.

Ceviche de polvo com tangerina / Foto de Carla Lencastre
Ceviche de polvo com tangerina / Foto de Carla Lencastre

 

Do cardápio do Shiso / Foto de Carla Lencastre
Do cardápio do Shiso / Foto de Carla Lencastre

 

Creme de abóbora, figo com gorgonzola e folheado com pato / Foto de Carla Lencastre
Creme de abóbora, figo com gorgonzola e folheado com pato / Foto de Carla Lencastre

O spa Atiaia possui nove salas de tratamento. O Grand Hyatt terá ainda uma área de dois mil metros quadrados para eventos. Esta é a parte das obras que está mais atrasada, e só deve ser inaugurada mais adiante em 2016.

No caminho para os restaurantes / Foto de Carla Lencastre
No caminho para os restaurantes / Foto de Carla Lencastre

Grand Hyatt Rio de Janeiro: Tarifas para a primeira semana de abril a partir de US$ 219. Avenida Lucio Costa 9.600, Barra da Tijuca. Tel. +21 3797-1234. riodejaneiro.grand.hyatt.com

 

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *