O novo metrô e as praças de Ipanema e Leblon

A nova linha do metrô carioca, com 16 km ligando Ipanema à Barra da Tijuca, é um dos principais legados dos Jogos Olímpicos. Mas durante os quatro anos de construção, duas das principais praças do eixo Ipanema-Leblon viraram imensos canteiros de obras. Agora estão de volta, reurbanizadas, e cada uma com uma estação de metrô para chamar de sua.

"A menina dos balões encantados", uma das esculturas da N.S. da Paz / Foto de Carla Lencastre
“A menina dos balões encantados”, uma das esculturas da N.S. da Paz / Foto de Carla Lencastre

No coração de Ipanema, a charmosa Praça Nossa Senhora da Paz é das mais queridas pelos moradores da região. Fica entre as ruas Visconde de Pirajá, Barão da Torre, Joana Angélica e Maria Quitéria. O comércio no entorno reúne várias lojas com DNA carioca, como Osklen, Richards, Redley, Farm, ATeen.

Grafite na fachada da Redley, em frente à praça / Foto de Carla Lencastre
Grafite na fachada da Redley, em frente à praça / Foto de Carla Lencastre

 

A torre da igreja vista da praça que leva seu nome / Foto de Carla Lencastre
A torre da igreja vista da praça que leva seu nome / Foto de Carla Lencastre

A igreja quase centenária que batiza o lugar fica na Rua Visconde de Pirajá, ao lado do centro comercial Fórum de Ipanema. Às sextas-feiras, a feira livre colore as ruas em volta da praça. Os portões de acesso à Nossa Senhora da Paz ficam abertos diariamente das 6h às 22h.

Um dos portões de acesso à praça / Foto de Carla Lencastre
Uma das entradas da N.S. da Paz / Foto de Carla Lencastre

Na Rua Barão da Torre, há duas novidades gastronômicas, ambas inauguradas em agosto e abertas diariamente: a versão pop-up store da Casa Carandaí e a Pici Trattoria. Entre a Carandaí e a Pici, funciona há tempos uma das casas Cavist, misto de loja de vinhos e bistrô franco-italiano.

O chef da Pici, que faz um já famoso carbonara, é Thiago Berton, que passou por restaurantes estrelados na Espanha; pelo D.O.M. e pelo Maní, em São Paulo, e por outras casas premiadas no Rio. A trattoria tem fachada envidraçada que deixa passar a luz natural da praça.

Caprese com vista da nova Casa Carandaí / Foto de Carla Lencastre
Caprese com vista para a praça na nova Casa Carandaí / Foto de Carla Lencastre

A versão ipanemense da Carandaí, tal qual a loja do Jardim Botânico, na Rua Lopes Quintas, tem boa oferta de produtos gourmet e pães de fabricação própria. Destaque para a seleção de queijos brasileiros, para os gourgères (um espécie de pão queijo levíssimo) com canastra e para o pão com alecrim. O café tem mesas com vista para a praça e serve sanduíches, saladas e pratos quentes. Inaugurada em agosto, a filial em princípio fica aberta até dezembro.

O laguinho da praça / Foto de Carla Lencastre
O laguinho da Praça Nossa Senhora da Paz / Foto de Carla Lencastre

No Leblon, cercada pelas ruas Ataulfo de Paiva, General San Martin, Bartolomeu Mitre de General Urquiza, fica a Antero de Quental. A praça não é gradeada e tem quiosques de plantas e flores, além de árvores recém-plantadas. É um ótimo ponto de partida para os diversos bares e restaurantes da região, e também para o comércio de rua. Não está longe dos shoppings Rio Design e Leblon, mas a estação Jardim de Alah é mais perto dos centros comerciais. A Antero de Quental também fica pertinho da praia, na altura do Marina All Suites e do Bar d’Hotel, sobre o qual escrevi aqui e aqui.

Por enquanto, a Linha 4 do metrô carioca funciona em horário reduzido, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 6h às 21h. A previsão é que em janeiro a nova linha esteja operando diariamente, até a meia-noite.

A Igreja N.S. da Paz em painel de azulejos da nova estação do metrô / Foto de Carla Lencastre
A Igreja N.S. da Paz em painel de azulejos da nova estação do metrô / Foto de Carla Lencastre

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

2 thoughts on “O novo metrô e as praças de Ipanema e Leblon

  1. Linha 4 funcionando precariamente em horários reduzidos, não terminada enquanto não funcionar aos sábados e domingos até as 23 horas igualmente as outras linhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *