Vamos falar de chocolate?

Oi gente! Depois da estreia do blog, fiquei pensando qual assunto poderia compartilhar com vocês essa semana. E não tive dúvidas, tem que ser chocolate, afinal, estamos na contagem regressiva para a Páscoa!

Já contei aqui que as cidades da nossa região estão lindas, todas decoradas com a temática de Páscoa. Canela, Gramado e Nova Petrópolis têm programações específicas que acontecem diariamente, mas que vão se intensificar a partir desta Sexta-Feira Santa. No post anterior vocês podem acessar os links que levam para cada programação, confiram lá!

Foto: Divulgação Brocker Turismo
Foto: Divulgação Brocker Turismo

Chocolate, eu adoro!

Hoje quero contar um pouco sobre um dos atrativos que fazem a nossa região ser tão especial. Aqui no Sul do Brasil – especialmente na Serra Gaúcha – temos muitas fábricas que produzem chocolate de forma artesanal. Sim, o processo envolve mão-de-obra qualificada e matéria-prima de primeira linha (falo do cacau que vem da região nordeste do País). O zelo pela qualidade dos produtos e também por sua apresentação pode ser conferido por qualquer pessoa que vem passear aqui. Basta passar pelas vitrines das lojas de chocolates em Gramado e Canela para conferir o que estou dizendo.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

Selecionei aqui três marcas que considero referências em se tratando de chocolate caseiro artesanal. Prawer, Caracol e Lugano prepararam muitas novidades para esta Páscoa, inovando em ingredientes, embalagens e sabores. Eu fiquei surpresa com tudo o que vi. Tem ovos que se parecem com jóias, de tão lindos que são!

CHOCOLATE LUGANO

A Lugano também preparou algumas novidades para esta Páscoa. A empresa tem uma tradição de mais de 40 anos na produção de chocolates artesanais e está sempre se reinventando. Personagens de chocolate, chocolates finos, tradicionais e personalizados, além da linha saúde (zero lactose, diet e 70% cacau) estão no mix  de mais de 300 produtos, todos feitos a partir da gordura vegetal (aquela gordura do bem, que originada da própria manteiga de cacau!). Para a Páscoa, além dos tradicionais ovos e coelhos de chocolate, vi que as vitrines estão com muitas embalagens temáticas. Uma das novidades da Lugano é a Linha Nuts and Creams, com dois meio ovinhos recheados, nos sabores creme de avelã e doce de leite com nozes.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

Bella Falconi assina linha de chocolates fit

Como estou sempre ligada na saúde, adorei saber que nesta semana a Bella Falconi, digital influencer mais conceituada nas redes sociais e com mais de 3,2 milhões de seguidores no Instagram, veio a Gramado para um evento exclusivo para convidados. Ela está assinando a linha de chocolates fit da Lugano. “O chocolate, quando consumido na sua forma mais pura, é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios. Por isso resolvemos acrescentar alguns ingredientes para torná-lo ainda mais benéfico”, contou Bella, que é formada em Ciência da Nutrição pela Universidade Kaplan e está cursando mestrado em Nutrição Aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

A linha Lugano by Bella Falconi inclui três tipos de barrinhas de 23g com chocolate 75% cacau, sem lactose e sem adição de açúcar e com a certificação Orgânico Brasil:

– Matchá: antioxidante, desintoxicante, auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol e na manutenção da saúde cardiovascular, além de contribuir com os níveis hormonais e na perda de peso.

– Gengibre: termogênico, potencializa assim a queima de gordura corporal, é antioxidante, anti-inflamatório, auxilia também na absorção e assimilação de nutrientes.

– Castanha de caju: o fato de possuir magnésio faz com que o fruto atue sobre o sistema nervoso favorecendo os músculos e células nervosas, auxilia também no sistema imunológico.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

Mundo de Chocolate

Já pensou em conhecer um mundo feito de chocolate? Pois ele existe e fica em Gramado. Quem gosta de viagens e de chocolate (quem não gosta né?!!!) precisa conhecer este parque temático que fica bem no Centro de Gramado, onde o chocolate é protagonista e ganha vida em diferentes formas e tamanhos.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

Cenários feitos inteiramente de chocolate!

O Mundo de Chocolate reúne mais de 200 peças feitas de puro chocolate. A famosa Casa Branca, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e a Estátua da Liberdade são alguns dos cenários que o visitante vai encontrar lá. Ao final do passeio, você pode criar sua própria degustação na mini fábrica do parque. Com o auxílio do chef, que explica a história do chocolate e o processo de fabricação, cada visitante (criança ou adulto) pode criar ramas de chocolate. Depois é só se deliciar com a obra-prima! O espaço abre diariamente, das 10h às 20h30 e fica na Avenida Borges de Medeiros, 2.497, no Centro de Gramado.

Foto: Divulgação Chocolate Lugano

CARACOL CHOCOLATES

Preciso falar das vitrines da Caracol Chocolates, que estão lindas. Vale visitar para conferir a linha exclusiva que eles fizeram para a Páscoa. São ovos para comer com colher, ovos trufados, artesanais e coelhos de chocolate. Cada um ganhou detalhes decorativos – comestíveis!!! – por isso estão assim… tão coloridos e alegres. A engenheira química da empresa, Corina Rangel, explica que a ideia era desenvolver produtos que agradecem ao paladar, mas que enchessem os olhos também.

Foto: Divulgação Caracol Chocolates

Pequenas obras de arte

Os ovos Primavera, Cristal e Pink, por exemplo, são tão bonitos que dá até pena de comer! O ovo Primavera é de chocolate ao leite, decorado com biscuit de açúcar colorido e chocolate branco. O ovo Cristal é de chocolate branco enfeitado com um desenho em tinta comestível verde e biscuit de açúcar rosa. O ovo Pink é de chocolate branco, pintado com tinta comestível rosa e chocolate branco. Também gostei dos ovos trufados embalados em latas exclusivas. O Ovo Trufado Napolitano tem recheio sabor napolitano e o Ovo Trufado Paçoca é feito com 48% cacau, recheado com amendoim, caramelo toffe e chocolate branco, hummmmmm!!!

O Reino do Chocolate

Se você está planejando passar a Páscoa aqui pela Serra Gaúcha, recomendo que vá conhecer o Reino do Chocolate, especialmente se tiver com crianças. Personagens animatrônicos, cenários épicos, enigmas, interação, tecnologia, arte e sabor contam a história do chocolate. O espaço temático da Caracol é representado por um castelo, fica na estrada Gramado-Canela (Avenida das Hortênsias, 5.382) e propõe uma volta no tempo buscando a origem do chocolate, mas tudo de uma forma lúdica, cheia de cores e efeitos especiais, como num conto de fadas. A visitação pode ser feita de domingos a sextas, das 8h30 às 18h30. Já nos sábados e feriados o espaço abre das 8h30 às 19h30.

Foto: Divulgação Caracol Chocolates
Foto: Divulgação Caracol Chocolates

PRAWER CHOCOLATES

Personalizar e surpreender. Foi pensando nisso que a Prawer criou os ovos gourmet surpresa para esta Páscoa. Eles combinaram o chocolate amargo 73% cacau com recheios inéditos e o resultado ficou incrível. Para envolver estas preciosidades foram produzidos ovos de madeira pitados à mão por uma artesã local, tornando cada ovo exclusivo. São três opções: Menthé, Trufado Caramelo Flor de Sal e Trufado com Nozes. O Ovo Menthé foi o que mais me chamou a atenção. Ele tem diferentes texturas e uma mistura de sabores entre o refrescante da menta, a intensidade do cacau, a crocância do praliné de amêndoas e a maciez do recheio trufado. A composição da casquinha é do chocolate amargo 73% cacau trufado, com o recheio cremoso sabor menta e com pequenos cristais crocantes feitos com praliné de amêndoas.

Foto: Divulgação Prawer Chocolates

Casa de Páscoa

Além dos lançamentos de Páscoa, a Prawer preparou outra surpresa esse ano. A Casa de Páscoa! Ela está bem em frente à fábrica da Prawer (Avenida das Hortênsias, 4.100, estrada Gramado-Canela). Quem criou este cenário lúdico foi a decoradora Neca Pante. Ela conta que procurou combinar elementos da natureza, como a barba de pau e a madeira, com coelhos e ovos de pano, flores e ovos pintados à mão. Ficou tão lindo, juro que dá vontade de voltar a ser criança quando a gente entra lá! Quem visitar o local vai encontrar a chef gourmet, uma espécie de ajudante do Coelho da Páscoa. Ela recebe os visitantes, faz fotos e tira as dúvidas dos pequenos a respeito do personagem mais famoso da data. A Casa de Páscoa é um espaço temático de visitação gratuita, aberto ao público diariamente, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Foto: Divulgação Prawer Chocolates
Foto: Divulgação Prawer Chocolates

VÁ DE BUSTOUR

Se você gostou das minhas dicas para passear, comer muito chocolate e curtir a Páscoa na Serra Gaúcha saiba que pode fazer este roteiro de uma forma muito mais confortável, de Bustour. Confira aqui as paradas do ônibus turístico:

  • Prawer Chocolates e Casa de Páscoa (parada 33)
  • Prawer Chocolates (parada 22, centro de Gramado, caminhando uma quadra você irá encontrar três lojas na Avenida Borges de Medeiros)
  • Caracol Chocolates (parada 22, centro de Gramado, caminhando uma quadra você irá encontrar uma loja da Caracol Chocolates na Rua Coberta e andando mais três quadras outra, na Avenida Borges de Medeiros)
  • Reino do Chocolate Caracol (parada 34)
  • Chocolate Lugano (parada 18)
  • Mundo de Chocolate Lugano (parada 22, centro de Gramado, caminhando 1/2 quadra você irá encontrar o Mundo do Chocolate e uma loja e andando mais uma quadra outra loja, ambas na Avenida Borges de Medeiros)

E agora, depois dessas dicas vocês ficaram com água na boca? Então vamos aproveitar todas as delícias dessa Páscoa e comer muiittoooo chocolate!!!! (e na segunda-feira tudo mundo de regime e direto para academia!!!)

Foto: Divulgação Chocolate Lugano
  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Related Post

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *