Catedral de Pedra, um orgulho para Canela

Oi gente! Tudo bem? Já faz um tempo que eu queria escrever sobre a nossa, cada vez mais linda, Catedral de Pedra de Canela. Tenho o privilégio de passar por ela todos os dias (de três a quatro vezes!) já que meu trabalho fica a poucos metros dali, na outra esquina. Não me canso de parar o carro para admirar, caminhar até ela e por vezes também entrar para orar.

Foto: Brocker Turismo/Divulgação

Nossa igreja é um dos lugares mais bonitos e famosos da minha cidade, Canela. Neste post vou compartilhar com vocês um pouco da história e algumas curiosidades da Catedral de Pedra, um dos pontos turísticos mais visitados aqui na Região das Hortênsias. Seja nos dias ensolarados, encoberta pela neblina ou iluminada à noite, ela é parada obrigatória para quem quer apreciar, fotografar ou fazer uma oração. Seu entorno também está cada vez mais cheio de atrativos e por isso, muito convidativo, então vale muito a pena mostrar a vocês!

Foto: Secretaria de Turismo de Canela/Divulgação

81 anos de história

Uma obra construída por muitas mãos, sendo fruto do trabalho e devoção de muitas pessoas. Essa é a história da nossa catedral. O primeiro templo de oração foi inaugurado em 1932. Em 1937 foi fundada a paróquia Nossa Senhora de Lourdes (são 81 anos!!!). A pedra fundamental foi sentada em 1º de fevereiro pelo cardeal Dom Vicente Scherer. Em 1941 os alicerces já estavam bem adiantados e em 1953 foi iniciada a construção da Catedral de Pedra, com projeto do arquiteto Bernardo Sartori. Em 1955 se definiu que a obra seria revestida de pedra basalto. Em 1964 teve início a construção das paredes, que foram erguidas em volta da antiga igreja, para que somente depois esta fosse demolida. Em 1965 foi realizada a colocação do telhado e no ano seguinte foi feita uma campanha para comprar os vitrais. O forro foi colocado em 1978 e em 1982 o piso em pedra basalto. Em 1987 a construção ganhou a porta em madeira mogno com escultura gótica de Walter Frasson. Em 1972 a igreja matriz recebeu um carrilhão de 12 sinos de bronze, que leva o nome de Carrilhão da Independência e foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália. Os sinos ficaram sem funcionar por cerca de 20 anos, somente no final de 2005 é que eles voltaram a soar.

Foto: Secretaria de Turismo de Canela/Divulgação

Linda por dentro e por fora

Imponente e fotografada centenas de vezes a cada dia, a Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Praça da Matriz, s/nº)  fica no Centro de Canela e é, seguramente, um dos locais mais visitados por turistas vindos de todo o Brasil e também de outros países. Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura. Jardins e calçadas abraçam a construção, que é ponto de parada até para quem mora na cidade e região, todo mundo gosta de dar uma paradinha ali!!! A beleza e grandiosidade que se vê por fora, também estão presentes na parte interna da igreja, que foi cuidadosamente decorada com vitrais e pinturas sacras. No altar, três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz retratam a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. O mesmo artista assina os brasões dos quatro evangelistas: Marcos, Mateus, João e Lucas.

Foto: Brocker Turismo/Divulgação

Altar

Outra obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe, que escolheu como tema a Santa Ceia. A Via Sacra, que também ornamenta a igreja, foi confeccionada por Pablo Orona Herrera, escultor e restaurador de arte sacra.

Foto: Brocker Turismo/Divulgação

Vitrais

Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra são belas expressões de arte e fé. Eles representam a Ladainha de Nossa Senhora e foram doados por pessoas da comunidade que escolheram Nossa Senhora de Lourdes para ser a padroeira da paróquia.

Foto: Brocker Turismo/Divulgação

Missas

As missas na Catedral de Pedra costumam ser celebradas pelo Pároco local, o padre Varnei Hinterholz e também pelos vigários padre Rafael Barbieri, padre Ariel Luiz Bühler e padre Paulo Rogério Vieira. São celebradas de segunda a sexta-feira às 18h30, aos sábados às 18h e aos domingos às 8h, 10h30 e às 18h.

Missa do Turista

Por ser um dos mais famosos atrativos turísticos da região, a paróquia decidiu instituir um horário de missa que é especialmente dedicado aos visitantes. A prestigiada Missa do Turista ocorre sempre aos domingos, às 10h30.

Uma das 7 maravilhas do Brasil

Eleita por um site de notícias como uma das sete maravilhas do Brasil em 2010 e apontada em 2016 como uma das 10 melhores atrações turísticas brasileiras, ficando em quinto lugar no prêmio Travelers’ Choice™ – atrações do site TripAdvisor, a Catedral de Pedra de Canela acabou ganhando um sistema de iluminação externa noturna permanente em agosto de ano passado. O evento de inauguração foi emocionante e teve até um show do padre Fábio de Melo. Assinado pelo engenheiro light designer Edvaldo Peixoto, o sistema de iluminação proporciona um show de luzes coloridas durante sete minutos, sendo que a cada um minuto ela muda de cor, acompanhado de uma música orquestrada. Se você quer conferir de perto a beleza desse momento, saiba que ele acontece diariamente em três horários: 20h, 21h e 21h45. Mas eu mostro aqui um pouquinho dele!

Vídeo: Secretaria de Turismo de Canela/Divulgação

Caravaggio

Na igreja também se encontra a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Anualmente, sempre no mês de maio, os católicos promovem uma romaria e festa em honra à santa, que já tem mais de meio século de devoção e é uma das maiores expressões de fé da comunidade canelense.

Foto: Luciana Zanatta/Estratégia Comunicação/Divulgação

Palco do Sonho de Natal

Nas edições do Sonho de Natal, realizado em dezembro, a Catedral de Pedra se transforma em um palco para grandes espetáculos de reflexão e fé. Entre os destaques da programação está a chegada do Papai Noel, um evento que reúne milhares de pessoas em uma noite de cantos, encenações e fogos de artifício que emocionam por sua beleza e intensidade. E por falar em Sonho de Natal, a 31ª edição será de 24 de novembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019, programe-se e venha curtir essa emoção com a gente!

Foto: Sergio Azevedo/Sonho de Natal/Divulgação

Foto: Sergio Azevedo/Sonho de Natal/Divulgação

O que tem pertinho dali

Depois de apreciar a beleza da catedral por dentro e por fora, minha sugestão é que você aproveite para passear no entorno da igreja, conferindo os atrativos do comércio, que é bem diversificado, com lojas de artesanato, artigos em couro, decoração e chocolate. Tem alguns lugares que eu sempre vou e super recomendo:

1 – Mãos do Mundo

Há 18 anos garimpando ideias, importando conceitos e vendendo originalidade, a Mãos do Mundo é uma das lojas que eu mais gosto em Canela. Importa itens de decoração da Tailândia, Índia, China, Indonésia e Nepal, além de incluir produtos de origem brasileira em seu variado e criativo mix de produtos. Abre diariamente, das 9h30 às 18h e fica na Praça da Matriz (do lado esquerdo da catedral).

Foto: Mãos do Mundo/Divulgação

2 – Caracol Chocolates

Bem na esquina em frente à Catedral está a boutique da CaracolChocolates. Além de poder comprar as especialidades produzidas pela marca, um programa bem gostoso é sentar na parte externa para tomar um café ou um chocolate quente. O lugar é super charmoso, as cadeiras são revestidas por pelegos de ovelha e tem ainda cobertores para todo mundo ficar quentinho, seja durante o dia ou à noite.  Abre diariamente, de segunda à sexta-feira, das 10h às 21h e aos sábados e domingos das 9h às 21h. Fica na Rua Borges de Medeiros, 706, loja 1 (em frente à catedral).

Foto: Caracol Chocolates/Divulgação

Foto: Caracol Chocolates/Divulgação

3 – Holic Pâtisserie

A Holic Pâtisserie é um lugar moderno e ao mesmo tempo charmoso, perfeito para os amantes de doces sofisticados e, principalmente, daqueles incríveis macarons que só a Amanda Selbach sabe fazer!! O nome surgiu a partir da expressão “chocaholics e/ou sugarholics” (amantes de chocolate e/ou açúcar). Além de café, a pâtisserie vende espumante para acompanhar essas delícias. Abre de domingos a sextas, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 20h. Fica Rua Borges de Medeiros, 706, loja 2 (em frente à catedral).

Foto: Holic Pâtisserie/Divulgação

4 – T + Temakeria

Inserida no conceito de alimentação mais saudável e equilibrada, foi criada pensando nas pessoas que levam uma vida mais corrida, mas que gostam de se alimentar bem e com qualidade (…e eu adoro!!!). Além de temakis, o cardápio inclui outras delícias orientais, como tirashis, saladas, sucos e opções quentinhas como guioza, missoshiro e yakisoba. Abre diariamente das 11h às 21h e fica na Rua Borges de Medeiros, 706, loja 3 (em frente à catedral).

Foto: T + Temakeria/Divulgação

5 – Dauper

A Dauper A Biscoiteria é uma empresa canelense, produtora dos deliciosos cookies. Na loja é possível comprar os biscoitos das linhas GranPure e Sense, granolas, barrinhas de biscoitos com recheios, cookies integrais, sem glúten e sem açúcar. Abre diariamente e fica na Rua Borges de Medeiros, 706,  loja 4 (em frente à catedral).

Foto: Dauper/Divulgação

6 – Empório Canela

Perto da catedral também está o Empório Canela, um dos lugares imperdíveis para se conhecer na cidade. Ambiente charmoso, misto de café, livraria, loja de artesanato e bistrô, é ideal para um jantar romântico ou mesmo um lanchinho básico, almoço ou jantar com a família ou as amigas. Abre de quartas a segundas, das 11h às 23h30 e fica na Rua Felisberto Soares, 258, Centro de Canela.

Foto: Empório Canela/Divulgação

Foto: Empório Canela/Divulgação

7 – Containner Bistrot

Ainda bem próximo da catedral fica outro lugar que eu adoro (e que já recomendei aqui no blog), o Containner Bistrot. O espaço reúne gastronomia e decoração de forma muito harmônica. Seja para o almoço, lanchinho da tarde ou jantar, o ambiente e o cardápio do Containner me agradam muito. Abre de quintas a terças-feiras, das 10h às 23h e fica na Rua Borges de Medeiros, 580.

Foto: Containner Bistrot/Divulgação

Foto: Containner Bistrot/Divulgação

Espero que vocês tenham gostado de fazer esse passeio comigo!!!! Até a próxima semana!

  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Related Post

Published by

4 thoughts on “Catedral de Pedra, um orgulho para Canela

  1. Parabéns pelo lindo trabalho escrito sobre nossa Catedral de pedra e seu entorno
    Se me permite observar: Poderias ter contado que as paredes foram erguidas em volta da antiga igreja. É um fato muito interessante.
    Outra observação: Christmas in Concerto, nunca foi apresentado na frente da igreja. Sempre foi no multipalco na praça João Corrêa.

    1. Glenda! Fico muito agradecida pelo prestígio da tua leitura. Já fiz a correção quanto ao Christmas in Concert. E acrescentei esse detalhe contando sobre as paredes da igreja. Grata pela tua contribuição. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *