6 dicas imperdíveis para curtir Gramado no Festival de Cinema

Oi gente! Nessa semana estou trazendo notícias quentinhas sobre o Festival de Cinema de Gramado. A 46ª edição começa nesta sexta-feira, dia 17, e segue até o dia 25 de agosto movimentando a cidade. Durante o dia acontecem as reprises dos filmes que estão na disputa pelo Kikito, entrevistas coletivas e debates sobre o cinema brasileiro e latino com a presença de diretores, atores, atrizes e produtores. É uma semana em que Gramado respira cultura, mais especificamente, cinema! E à noite, quando o grande tapete vermelho se ilumina (foto), todos os holofotes se voltam para o Palácio dos Festivais, onde são exibidos os filmes em competição. Fora dali, as festas mais glamorosas se espalham pela cidade, reunindo gente que adora uma badalação. Enfim, o evento é bem democrático, talvez por isso ele se mantém tão vivo e atual há 46 anos, fortalecendo o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil!

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

As novidades desse ano

Gramado está linda e pronta para receber você! (foto). Mas fique atento para não perder nenhum detalhe da programação do evento, pois neste ano houve uma mudança no horário de início das sessões noturnas no Palácio dos Festivais, onde acontecem as projeções de longas e curtas em competição e as homenagens. Elas terão início pontualmente às 18 horas, então se você quiser curtir o tapete vermelho sem perder os filmes, precisa chegar mais cedo que nos anos anteriores! Essas são as únicas atividades pagas do evento (as entradas custam R$ 50 para todas as noites, menos a cerimônia de premiação, que tem valor único de R$ 150). Mas há outras oportunidades de assistir excelentes filmes gratuitamente: os longas-metragens brasileiros e latino-americanos que estão concorrendo aos troféus são reprisados sem cobrança de ingresso sempre na manhã seguinte à sua estreia, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369). Se você quiser, também pode participar das sessões de debate sobre os filmes em competição, que ocorrem sempre na manhã seguinte de sua exibição, no Hotel Serra Azul, a partir das 10h30. Outra dica é a Mostra de Curtas Gaúchos, que ocupa o Palácio dos Festivais durante as tardes do primeiro final de semana (18 e 19 de agosto) em duas maratonas com o melhor da produção local, com início sempre às 13 horas.

Foto: Divulgação Brocker Turismo

E você já sabe quem vai ser homenageado nesta edição? Aqui estão eles:

TROFÉU EDUARDO ABELIN – Carlos Saldanha

Homenageia diretores, cineastas ou entidades de cinema brasileiros.

KIKITO DE CRISTAL – Natalia Oreiro

Destaca expoentes do cinema latino-americano.

TROFÉU CIDADE DE GRAMADO – Ney Latorraca

Destaca nomes que têm ligação com Gramado e o Festival, contribuindo para o crescimento e a divulgação da cidade e do evento.

TROFÉU OSCARITO (foto) – Edson Celulari

Dedicado aos grandes atores e atrizes do cinema nacional.

Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

Não deixe de conferir estas 6 dicas!

Além de tudo o que rola em torno do Festival de Cinema, há muito o que fazer em Gramado se você curte cinema, cultura e turismo. Selecionei seis dicas que considero bacanas, caso você esteja planejando aproveitar o Festival sozinho ou com a galera. Bora conferir?

1 – Acompanhar os filmes em competição

Não tem como fugir dessa dica! Afinal, se você está em Gramado, aproveite para conferir as exibições de curtas e longas-metragens que estão na competição. Tem ainda a categoria de curtas gaúchos que vale a pena conferir. Então se ligue na programação diária (foto), que você pode conferir acessando aqui: http://www.festivaldegramado.net/.

Foto: Cleiton Thiele/Agência PressPhoto

2 – Fotografar o Kikito

O Kikito – Deus do bom humor – foi criado pela artesã gramadense Elisabeth Rosenfeld. A estatueta foi escolhida como prêmio máximo que é dado aos vencedores do Festival de Cinema. O troféu está reproduzido em dois pontos estratégicos onde você poderá fazer fotos: na rótula das bandeiras, próximo a uma das entradas da cidade; e ainda no saguão do Palácio dos Festivais, sala de cinema onde acontece o Festival (foto).

Foto: Divulgação Brocker Turismo

3 – Conferir o Caminho das Estrelas

Se você estiver circulando pelo Centro de Gramado aproveite para conferir o comércio, os cafés e os restaurantes. Mas tem mais um detalhe que não deve escapar: olhe para o chão, isso mesmo, para a calçada! Você vai perceber que há trechos com mãos reproduzidas e uma assinatura. Inspirada em Hollywood, Gramado criou a sua própria “Calçada da Fama”, batizada de Caminho das Estrelas (foto). As placas fazem parte de um projeto de revitalização da Avenida Borges de Medeiros que foi realizado em 2006.

Foto: Divulgação Brocker Turismo

4 – Visitar o Museu do Festival de Cinema

Você sabia que o primeiro museu de cinema interativo e contemporâneo da América Latina fica em Gramado? Pois é, ele está junto do prédio do Palácio dos Festivais (foto) e guarda além de toda a experiência em torno do cinema, uma das vistas mais lindas do coração da cidade: a Avenida Borges de Medeiros. Prepare-se para ter uma vivência inusitada, pois esse museu é diferente dos convencionais. Interação e criatividade vão instigar você a conhecer o rico universo em torno do cinema brasileiro e latino-americano.  Em um tour pela história do Festival de Cinema de Gramado, você irá se deparar com projeções e painéis digitais. Também poderá se divertir com dinâmicas como “Você é o Diretor”, “Fotos Instantâneas” e totens interativos. O museu abre de segunda a sábado, das 10h às 18h.

Foto: Divulgação Brocker Turismo

5- Levar um souvenir temático como lembrança

Você também pode sair de Gramado com um trófeu. E o melhor, o seu Kikito pode ser de chocolate (foto)! Isso mesmo, a estatueta pode ser encontrada em tamanho reduzido e na versão chocolate em várias lojas. Então, se a ideia é presentear alguém ou “se presentear”, saiba que é possível escolher algo bem personalizado e delicioso!

Foto: Divulgação Brocker Turismo

6 – Conferir a exposição de bicicletas decoradas

Ao caminhar pelo centro de Gramado, você vai ver que há bicicletas decoradas espalhadas em pontos estratégicos. Elas fazem parte do projeto Gramado de Bicicleta, que tem o intuito de fazer despertar nas pessoas o carinho e o respeito pelas bicicletas, tornando a convivência entre ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas mais harmônica. Nesta edição, 14 bicicletas foram decoradas com motivos alusivos ao 46º Festival de Cinema de Gramado. Essa da foto abaixo foi inspirada no filme “A voz do Silêncio”, de André Ristum, e foi criada pelo artista Cainã Kosarevitz para a Brocker Turismo. E por falar em bicicleta, que tal passear por Gramado de um jeito diferente? A loja da Brocker (na Avenida das Hortênsias, 1.845, no Centro) tem bicicletas disponíveis para aluguel. Além do circuito pelo centro, onde estão as bicicletas decoradas, aproveite para pedalar pela a ciclofaixa turística que sai do Lago Joaquina Rita Bier e vai em direção ao Lago Negro, passando pelo Bairro Planalto, conhecendo uma das áreas mais bonitas da cidade.

Foto: Divulgação Brocker Turismo

Espero que vocês tenham gostado das dicas que eu dei aqui. E vou torcer para encontrar com vocês nessa semana super badalada que vai começar!

  • Conteúdo produzido em parceria com a jornalista Adriana Silveira (@buenaviagem)

Related Post

Published by

2 thoughts on “6 dicas imperdíveis para curtir Gramado no Festival de Cinema

  1. Tudo de bom.Ter noticias de Gramado e regiao serão sempre bem vindas.
    Saudades,sempre muita saudade desta regiao maravilhosa.
    Estive em Gramado em maio/18 já tenho muita vontade de voltar.
    Abs e muito agradecido por enviar estas informações.

    1. Olá Carlos! Fico feliz que estejas acompanhando o blog e gostando do que venho compartilhando aqui sobre a nossa linda Serra Gaúcha. Sempre temos novidades, então não deixe de nos visitar! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *