Preste atenção ao Fórum Panrotas

 

Este blog foi lançado no Fórum Panrotas de 2016, e desde então, constituiu-se em um espaço muito interessante de trocas. As estatísticas indicam mais de 25 mil visualizações das postagens e mais de dois mil comentários (nem todos simpáticos, verdade seja dita, mas a maioria muito legal e estimulante).

Nos dias 13 e 14 de março, a décima quinta edição do Fórum acontece no Grand Hyatt. Mais uma vez, será um evento tratando dos temas mais “quentes” e  gerando muito debate na platéia. O que me chama a atenção, desde a primeira edição, é que quase não se vêem professores participando. Algumas vezes, solicitei aos diretores da Panrotas que oferecessem convites a colegas, em troca de avaliações ou comentários, ou mesmo proposta de projetos. Para decepção de todos, alguns não enviaram as avaliações, outros participaram só de uma ou duas palestras, e outros ainda nem foram, desprezando o convite e impedindo que alguém mais interessado participasse. (Justiça seja feita – sei de professores que participam do Fórum assiduamente, desde sua primeira edição – e que se atualizam e atualizam seus alunos por conta disso, mas não passam de cinco num universo de 1500 inscritos).

Neste ano, alguns alunos interessados estarão na platéia. Vai ser bem interessante, tenho certeza.

Em menos de dois dias vão aprender sobre os temas que realmente movem o turismo brasileiro, e vão perceber que pouco sabem da vida real; mais que isso, vão aprender sobre organização de eventos, área de eventos em hotéis, gastronomia para eventos, logística de entrada e saída em sala, brindes, promoção de destinos, enfim – um mini curso de turismo condensado em dois dias.

Aceitaremos quaisquer desculpas – é caro, é longe, são dois dias, bla bla bla, mimimi.

Mas… É a sua área.

E os eventos contam com a fala de pessoas cujas idéias levam o turismo brasileiro para frente (e para trás também, infelizmente) e que determinam muito do que a gente vê acontecendo. De uma forma ou de outra, professores de todas as disciplinas teriam que estar mais envolvidos, ouvindo, discutindo, perguntando, e levando de volta para a sala de aula.

E se você é aluno, verifique. Veja em quantos e quais eventos não científicos seus professores participam – Fórum Panrotas, WTM Latin America, ABAV, Panrotas Next, Festival Path, Seminários técnicos da CNC e Fecomércio, entre dezenas de outros. É um indicador interessante de envolvimento com os profissionais da área e com o mundo do trabalho.

 

Postagens relacionadas

Published by

Mariana Aldrigui

Professora e pesquisadora de Turismo na Universidade de São Paulo (USP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *