Lista de desejos para qualquer dia do ano

Final de ano, e de repente parece que tudo fica mais leve, mais fácil de encarar, mais positivo. A energia das duas últimas semanas do ano me chama a atenção – estamos quase todos muito cansados, mas encontramos disposição para diferentes comemorações, e somos tomados de um certo espírito de boa vontade. Tem quem acredite na magia do Natal, e outros que preferem depositar a esperança no Ano Novo. Para mim, de verdade, tanto faz. Sou da turma que acredita na fé, independentemente de como ela se manifesta.

Então, com um misto de bom humor e ironia, divido com você uma lista de desejos para mentalizar em alguma noite especial. Mas pode ser durante o dia também.

  1. Mais viagens

Que mais gente faça planos de viajar, e viaje mais vezes no ano, para um monte de lugares diferentes. Mas que sejam viagens de verdade, de carro, ônibus ou avião, e não as viagens na maionese em que muita gente embarcou nesse ano. Em especial, não se deixe levar em viagens equivocadas na hora de votar. Esse ano vai ser difícil não querer viajar para outro planeta, mas pelo menos no assunto eleições – lembre-se que somos muitos, e diferentes.

 

  1. Mais diversidade

De tudo – de comida, de paixões, de drinks, mas principalmente de ideias e de pessoas. 2018 vai ficar marcado como o ano em que, pelo menos no turismo, demos mais espaço para mulheres, para negros, gays, lésbicas, transgêneros, e quem mais for diferente do padrão branco – homem – hetero. Se você percebeu que é repetição, e não é refrão de música, passa para outra.

 

  1. Mais coragem

Abrir mão de planos, mudar o rumo da vida, descobrir novos destinos, ir para onde você nunca imaginou – encare! E tenha coragem também de denunciar abusos – especialmente assédio moral e sexual. Fale, denuncie, encare. E se precisar de ajuda, lembre-se que sempre há alguém que pode te orientar (inclusive aqui, neste canal!). Não se deixe diminuir por ninguém, nunca.

 

  1. Menos malas

Além de a passagem aérea ficar mais barata com menos bagagem, você passa a viajar mais leve. E se você deixar de conviver com gente mala, então, nem te conto a alegria. Abrir mão de malas, no começo, parece estranho. Você fica achando que tem algo faltando, mas quando toma consciência, na verdade está é sobrando espaço para ser feliz. #menosmalasem2018

 

Fazer diferente é mais difícil do que parece. Mas a gente tenta, e muitas vezes, consegue.

 

Muito obrigada por sua companhia, seus comentários e críticas. É na troca que aprendemos mais. Que bons momentos se sucedam, todos os dias!

Postagens relacionadas

Published by

Mariana Aldrigui

Professora e pesquisadora de Turismo na Universidade de São Paulo (USP)

2 thoughts on “Lista de desejos para qualquer dia do ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *