Agenda positiva

Esperávamos encerrar esta semana com bons prenúncios de avanço nas instâncias de aprovação da MP  do IRRF, que com dois adiamentos nos coloca novamente em compasso de espera até a próxima terça-feira. O lado bom da questão, é que a cada ida a Brasília vamos fortalecendo a construção de uma agenda positiva e cada vez mais fortalecida, na medida em que vai agregando entidades fortes,  representativas e com objetivos comuns.

Na última terça-feira, ao lado de outros dirigentes do setor, participamos de uma reunião convocada pelo presidente  da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Herculano Passos. Em discussão estava precisamente a elaboração de uma pauta com temas que possibilitem uma atuação conjunta em prol do desenvolvimento do turismo nacional.

É extensa a lista de assuntos de interesse comum desta pauta, que começamos a compor no último dia 19, integrados ao Grupo de Trabalho do Cetur – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade. Incluem-se aí temas como as estratégias de promoção do Brasil no Exterior e de fomento ao turismo interno; o ambiente de negócios para a captação de investimentos (tributação, incentivos, desburocratização etc), atualizações na Lei Geral do Turismo; flexibilização de vistos; regulamentação do jogo; e a política de céus abertos, entre outros.

Além destes, estamos trabalhando de forma ativa e paralela nas questões que são inerentes ao nosso setor de agenciamento. Entram aí os esforços na aprovação do PL 388/2011, que pleiteia  ajuste junto à lei do ISS, que hoje sobretaxa as agências de viagens quando a base de cálculo incide sobre o valor total da venda, e não sobre a sua receita. O projeto já passou pela aprovação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, mas ainda está pendente de análise  no Plenário.

Seguimos também em nossa luta contra a implantação da Central de Compras e Contratações pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que extingue os processos de licitação para a aquisição de passagens aéreas intermediada pelas agências de viagens, contrariando a lei federal que regulamenta e salvaguarda a prerrogativa de exercício dessa atividade ao nosso segmento.

Trabalhamos ainda, junto à Comissão de Turismo, pela elaboração de um PL que garanta às agências de viagens comissionamento sobre as taxas de embarque, e apoio à criação de um fundo de garantia para o setor de Turismo, que seria normatizado com alteração direta junto à Lei Geral do Turismo – Lei 11.771/2008.

Tão grande quanto a lista de pleitos é a nossa determinação. Não nos falta disposição, nem espaço nessa agenda.

Published by

Ana Carolina

Edmar Bull, diretor-presidente do Grupo Copastur, foi co-fundador do FAVECC, presidente do Conselho de Administração da Abracorp e dirigente da ABAV-SP por 12 anos. Eleito por aclamação em dezembro de 2015, é o atual presidente da ABAV Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *