Espaço Aberto

Sejamos objetivos. Ninguém tem tempo para investir na leitura de textos longos ou complicados. A simplicidade é mais fácil, eficiente e eficaz. Nada pode ser melhor do que fazer certo na primeira vez. Um desafio e tanto, que buscamos compartilhar neste espaço com todos que tenham interesse em contribuir com o desenvolvimento do mercado de viagens corporativas. Com este blog da Abracorp pretendemos compartilhar opiniões que enriqueçam o debate setorial. Caso contrário, seria perda de tempo. E tempo é dinheiro…
Por essa razão eu pergunto a vocês, que me prestigiam como leitores: Quais são os temas que mais interessam ser debatidos neste espaço? Respondam a pergunta, participem, expressem as suas opiniões e indiquem os assuntos que, por diferentes razões, merecem a atenção do mercado de viagens corporativas. O conhecimento é sempre o resultado coletivo da troca de informações, pautadas por quem busca constantemente o aprimoramento. Portanto, muitos sãos os assuntos possíveis de serem abordados, mas vamos direto àqueles que mais interessam a você, leitor. Envie as suas sugestões! Esse espaço está e permanecerá aberto para abordarmos assuntos relacionados ao competitivo mercado de viagens corporativas.
Os meus amigos costumam dizer que, se o conteúdo desse blog dependesse, exclusivamente, das minhas sugestões, nós aqui só trataríamos de assuntos relacionados às atividades de treinamento e capacitação de recursos humanos. De fato, treinar gestores e as suas equipes profissionais constitui, no meu entender, prioridade estratégica. Em muitas situações, entretanto, construímos as melhores estratégias empresariais a partir da tática, da experiência cotidiana de quem atua na linha de frente, interagindo com os clientes.

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59 thoughts on “Espaço Aberto

    1. Olá, Luís Vabo:
      É com entusiasmo que inauguramos mais esse espaço dedicado ao debate em favor da constante evolução do segmento de viagens corporativas.
      Agradeço o apoio!
      abraços
      Edmar Bull

  1. Olá Edmar
    Que tal comentar um pouco sobre transparência?
    Todos sabemos suas vantagens e por isso mesmo ela é oferecida pelas TMCs aos clientes e fornecedores. Não que eles não cobrassem isso. Cobram e muito.
    Mas e a transparencia na outra direção? Dos clientes e fornecedores para as TMCs?
    Clientes escondem informações dizendo ser estratégico.
    Fornecedores idem e muitas vezes dizem não saber a resposta para o que lhes é perguntado.
    Afinal, transparência só é bom da TMC para os outros?
    Abraço e sucesso com o blog.
    Adriano

    1. Olá, Adriano:
      Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, já embarcada na gestão de viagens corporativas, ser transparente é fundamental, sob a ótica dos clientes, das agências e dos fornecedores.
      A transparência constitui uma vantagem competitiva, considerando que é a partir dela que todos ganham mais rapidez e melhores resultados.

  2. Meu caro Edmar,
    Parabens pelo espaço no panrotas! Com certeza vamos ter muitos temas importantes a serem discutidos. Gostaria de sugerir uma pauta sobre as licitações do governo e as fees praticadas por agëncias do mercado corporativo. Fee de R$ 0,00 cobrada por agëncias !
    O que tem por traz disto? E o governo, esta conivente?
    Existe transparencia nesta relação?
    Abraços,

    1. Olá, Humberto:
      Agradeço os parabéns e a sugestão do tema, que abordaremos muito em breve e de maneira mais específica. Desde já, reiteramos que sem transparência os riscos não compensam.

        1. Prezado Edmar,
          Ótimo tema sugerido pelo Humberto. A prática do Fee R$ 0,00 tem sido muito frequente em todos os tipos de clientes corporativos, quer sejam governamentais ou não.
          A dúvida que fica: Como essas agências fecham suas contas no final do mês?
          Um abraço,

          1. Olá, Aloísio:
            Certamente que sim, o tema sugerido é importante e deve ser abordado. Melhor seria analisarmos casos concretos e comprovados. Garanto que, em breve, retomaremos o assunto. A princípio a resposta para a sua pergunta é simples: elas não fecham as contas, mas a tendência é fecharem as portas.
            Abraços,
            Edmar Bull

  3. Parabens Edmar pela estreia no Panrotas e espero enriquecer ainda mais com as experiencias e novidades que serão postadas a partir de agora neste espaço
    Abs
    Clayton

    1. Olá, Clayton:
      Esperamos reunir as sugestões dos temas apresentadas por todos e, a cada semana, abordar um deles neste fórum, compartilhando fatos e opiniões relevantes.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Meu querido amigo Edmar Bull,
    parabéns pelo lançamento do seu blog e desejo todo sucesso pra você por aqui. Desde já, aviso que serei leitor assíduo.
    SUCESSO!
    Abraços.

  5. Que bacana Edmar!!!! Com certeza não vão faltar temas a serem tratados neste novo espaço! que venham os esclarecimentos, discussões construtivas e também as saudáveis polêmicas, com o objetivo maior de elucidar adequadamente todos os assuntos….grande abraço

    1. Olá, João Bueno:
      Certamente, não faltarão temas a serem tratados. Com a troca das informações e das opiniões, polêmicas ou não, esperamos contribuir com os esclarecimentos que o mercado de viagens corporativas requer. O Esapço Abracorp resgata a origem e os benefícios do fórum de debates que você ajudou desenvolver. Contamos com a sua participação.
      Abraços,
      Edmar Bull

    2. Olá, João Bueno:
      Certamente, com o Espaço Abracorp, inauguramos mais um canal para tratarmos de temas relevantes, trocarmos informações e opiniões – polêmicas ou não -, que esperamos possam contribuir com o desenvolvimento do setor.
      Abraços,
      Edmar Bull

  6. Caro Edmar,
    Primeiro desejo muito sucesso em seu blog. Tenho certeza de que será uma excelente forma de troca de informaçoes com o mercado, e permitirá que agencias/clientes que não estejam familiarizados com o trabalho da Abracorp, possam conhecer melhor como entidade atua, e no final todos saem ganhando.
    Um abraço,
    Reifer

  7. Bem-vindos, Edmar e membros da Abracorp. Nosso time é afiado e reconhecido, e com certeza ganha mais prestígio e conhecimento com essa nova “aquisição”. Peso de ouro!!!
    Abraços e sucesso!!
    Artur Andrade

    1. Olá, Artur:
      Reitero os nossos agradecimentos por seu gentil convite, elogiosos comentário e, especilamente, pela oportunidade de compartilharmos o Espaço Abracorp com os leitores, que também são afiadíssimos… Um desafio e tanto!
      Abraços,
      Edmar Bull

  8. Olá Edmar, parabéns mais uma vez pela disponibilidade em trocar idéias, informações e experiências. Você leva de verdade a chancela de multimídia.
    Gostaria de sugerir que falássemos sobre o processo de informatização dos fornecedores terrestres. Hoje temos o Agile Book da Atlântica que nos ajuda na cobrança de comissões, mas não temos nada parecido para buscar faturas(algo parecido com os sistemas das cias aéreas e seguradoras nos fornecem e soluções nossas mesmo para envio eletrônico de cobranças aos nossos clientes). Seria uma tremenda economia de tempo e $$. Abraços e muito mais sucesso.

    1. Olá, Edmilson:
      O processo de informatização dos fornecedores terrestres constitui tema de muita importância para a sistematização de processos no segmento, assim como para o mercado de viagens e turismo de maneira mais abrangente. Agradeço a sugestão e garanto que abordaremos o assunto em nossos próximos posts semanais.
      Abraços,
      Edmar Bull

  9. Prezado Edmar ,
    Parabéns por mais essa desafio e tenho certeza de que o seu Blog será um importante espaço para debates do setor de forma contrutiva e profissional .
    forte abraço
    Heber Garrido

  10. Edmar, boa tarde:
    Parabens a você e ao Panrotas pela oportunidade e reconhecimento da Abracorp e sua importância no mercado corporativo.
    Abraços
    Eduardo Vezzetti

  11. Edmar,
    Gostei muito das duas primeiras palavras!! rsrsr
    Que tal começar contando um ou alguns “daqueles” casos misteriosos que caem nas suas mãos a todo momento? Tira uma boa da cartola!
    Sucesso com mais um novo cargo!
    Abraços,
    Rubinho

    1. Olá, Rubinho:
      O Espaço Abracorp está aberto, sem mistérios, para difundir as melhores práticas no mercado de viagens corporativas. Resultados efetivos só são conquistados, de maneira consistente, a partir dos sete valores comungados na Abracorp. Ou seja: ética, responsabilidade, comprometimento, transparência, inovação, serviço e qualidade.
      Abraços,
      Edmar Bull

  12. Caro Edmar,
    Com muito tempo de sobra entre administrar suas empresas e participar ativamente de diversas entidades ainda arrumou um tempo para escrever e contribuir.
    Sucesso no Blog.
    Ricardo Amaral

    1. Olá, Ricardo:
      Dizem que: “Quanto mais coisas você faz, mais você pode fazer.” Aliás, há muito para ser feito em favor do incremento dos cruzeiros marítimos no atendimento ao mercado de viagens corporativas… Agradeço os votos de sucesso.
      Abraços,
      Edmar Bull

  13. Caro Edmar
    bom dia
    Com toda a sinceridade desejo que sua participação no palco desse teatro de blogueiros tenha um destaque com conteúdo valido para todos nós, que ao longo dos anos vamos ficando cada vez mais descrentes e desconfiados de todo o cast do Turismo.
    O ditado popular prega que a ESPERANÇA é a ultima que morre, bem faz mais de 40 anos que vivo esperançoso !!!!! e nada que nos beneficie acontece, …..talvez quem deve morrer somos nós…e a esperança continua na espera !!!!!!
    Eu, particularmente o que sempre ESPERO, seja a nivel pessoal e profissional: TRANSPARENCIA, HONESTIDADE, SINCERIDADE, INTEGRIDADE, EMPENHO e resultados………….mas acho que estou ficando “caduco” pois vejo que todos esses ingredientes já não fazem parte do ser humano seja qual for.
    Mas, o intuito de desejar a voce como novo bloqueiro do PANROTAS parabéns e espero que faça a diferença
    Forte abraço

  14. Boa noite Edmar,
    Grata surpresa ter as suas opiniões e seu ponto de vista também através do BLOG. Na minha humilde opinião, começou com o pé direito, dando ao leitor a possibilidade de expor o que gostaríamos de saber, entender e conhecer.
    Desejo muito sucesso e boa sorte neste novo desafio.
    Quanto ao assunto, deixo para os colegas sugerirem…
    Abraços
    Glauco Rocha

    1. Olá, Glauco:
      Agradeço o apoio e esperamos que todos possamos ficar positivamente surpresos com a evolução do blog Espaço Abracorp.
      Abraços,
      Edmar Bull

  15. PARABÉNS EDMAR!
    Vimos esta sua ideia como uma excelente ferramenta para ENCURTAR as distâncias, visto que a velocidade das informações sobre o mundo ABRACORP estará disponível para todos, em apenas um “click”.
    Muito bom !
    Conte sempre conosco.
    Grande abraço,
    Sandra Luck

    1. Olá, Sandra:
      Agradeço o apoio e o incentivo. De fato, o Espaço Abracorp inaugura um canal interativo, que permite fomentar o diálogo entre profissionais que atuam no segmento, em tempo real.
      Abraços,
      Edmar Bull

  16. Caro Edmar, ótima idéia você ceder um pouco do seu tempo para compartilhar um espaço publico como o Blog do Panrotas.
    Concordo que o treinamento deva ser um dos pilares; bons e maus exemplos existem as pencas por aí para serem discutidos.
    Gostaria também de sugerir o tema de migração gradual do faturamento direto, principalmente nos pagamentos de hotéis corporativos, para cartões de crédito. Falta um plano convincente que influencie os atores, falta produto adequado, falta influenciar nossos legisladores, falta muita coisa. Falta inclusive um bom debate sobre o assunto.
    Desejo muito sucesso e sempre que possível vou colaborar.

    1. Olá, Walter:
      A evolução dos processos de gestão em viagens corporativas remete, naturalmente, todos os elos do setor, em tese, à adoção dos meios eletrônicos de pagamento.
      Além dos cartões de crédito, inclusive os virtuais, garantirem a redução de custos com ganhos de qualidade gerencial para todos os envolvidos no processo (clientes, agência e fornecedores), os meios eletrônicos de pagamento agregam transparência e credibilidade.
      Certamente, retomaremos esse tema. Caso você tenha alguns dados ou informações complementares, que possam contribuir com o avanço do debate, por favor compartilhe.

  17. Senhor Edmar,
    Pedistes coisas diferentes e… haja parabens!, haja sucesso!, haja boa sorte!, haja abracos!
    Brincadeirinha… haja o que houver!
    Queres algo diferente? Que o Senhor te abencoe! — e Te de abracos, boa sorte, sucesso e, por que nao?, parabens!!!
    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK + 44 79 7973.3380

  18. Parabéns Edmar por mais esta iniciativa!
    Acredito que a mesma trará muitos benefícios ao mercado corporativo de viagens, visto o feedback já recebido de todos estes profissionais do trade.
    Ficarei atenta aos seus conselhos e novas idéias para informação e divulgação.
    Atenciosamente,
    Filomena Parazzoli
    ABAV Nacional

  19. Edmar,
    Parabéns !!!
    sendo curto, nos fale um pouco mais sobre como treinamento e capacitação são vistos pelos Clientes e se na hora de pagar (incluir na planilha de custos das agencias) como eles reagem e absorvem os beneficios gerados.
    Muito obrigado e boa sorte !
    Paulo Perez

  20. Olá Edmar,
    Eu tinha um Professor de Judô que dizia: Treinar, treinar , treinar. Temos que formar os profissionais de amanhã. E isto , percebi ser um de teus nortes com o qual concordo totalmente.
    Parabéns aí!
    Abraços,
    Bruno Torres

  21. Parabéns Edmar e Abracorp pelo Blog!
    Será mais um ótimo canal de comunicação para o nosso mercado.
    Esta troca de experiências e conhecimento é fundamental para nosso desenvolvimento.
    Abraços!
    Rodrigo Tort
    Gerente de Relacionamento Transamérica Hospitality Group

  22. Edmar, parabéns e sucesso em mais este desafio!
    Sabemos que o item pagamento por serviços contratados ainda é um tema que surpreende alguns empresários no momento da assinatura de uma proposta comercial ou até mesmo do contrato.
    Na sua opinião onde está o problema? No empresário que não entende que isso já funciona no mundo todo há algumas décadas, ou o profissional de turismo no Brasil é que não está preparado para vender caro? Há muito tempo, um outro excelente professor ensinou-me que, vender barato é muito fácil, o difícil é vender caro.
    Abraços
    Célia Regina

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