Transparência: vamos compartilhar!

A cada semana abordaremos um dos temas sugeridos, a exemplo da sugestão que foi postada pelo leitor Adriano Pereira: “Afinal, transparência só é boa da TMC para os outros?”
Transparência é para todos: fornecedores, agências e clientes. Máxima transparência é o que de melhor obtemos quando cliente, agência e fornecedor analisam tabelas e gráficos nos sistemas de Business Intelligence (BI), adotados como recurso à gestão de viagens corporativas. Sonegar ou maquiar informações, portanto, é dar tiro no próprio pé. É perder credibilidade e rentabilidade.
Pior que falta de transparência é a fraude. Em 2006, denunciamos, com grande impacto na imprensa, o golpe do hotel fantasma, que anunciava estar localizado em Ilha Bela (SP), mas exibia a foto de um meio de hospedagem que ficava em outro destino. Tenho arquivado em PDF a imagem do anúncio para encaminhar por e-mail. Quem se interessar, por favor, é só me pedir.
Agir com total transparência, evitar fraudes e obter a melhor relação custo-benefício é o que interessa a todas as pessoas, jurídicas e físicas, que precisam ou desejam viajar. Com os avanços da tecnologia da informação, temos acesso rápido a mais informações. Por isso, mais balizados, os clientes são mais exigentes, as agências mais qualificadas e os fornecedores ainda investem em programas de fidelização e venda direta, em acirrada concorrência virtual.
Enquanto isso, no mundo real, aquela conhecida recomendação “CONSULTE UMA AGÊNCIA DE VIAGENS” renova de importância cada vez mais. Aproveito para renovar, também, meus sinceros agradecimentos à expressiva participação de todos no Espaço Abracorp. Sejam muito bem-vindos!

Published by

14 thoughts on “Transparência: vamos compartilhar!

  1. oi Edmar,
    Realmente transparência, ainda parece ser artigo encalhado, para alguns ditos “empresários” (não só do setor de turismo, mas em todos)
    Desde a época que fui gestor de viagens, em uma das maiores empresas de telecom do Brasil, eu não tinha esta percepção muito clara, pois de fato, me parecia que as agencias que me visitavam, utilizavam-se de algumas abordagens pouco transparentes.
    Hoje estou do “outro lado do balcão”, trabalho em uma TMC e tenho como estratégia, até por que esta é a CULTURA da nossa TMC, trabalhar de forma transparente e consultiva e ser transparente é o que dá sempre o melhor resultado.
    Tem um ditado que diz:
    A MELHOR MENTIRA, SEMPRE SERÁ A PIOR VERDADE…
    Abraços e parabens por mais este post
    Paulo

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço a sua contribuição. Agências de viagens corporativas reúnem vários casos de sucesso, alcançado por força da qualidade dos serviços prestados. Inclusive, casos divertidos, que exemplificam a importância dos clientes consultarem sempre a agência de viagens.

  2. Olá Edmar,
    Parabéns por este post, tive oportunidade de participar de reunião com você e algumas vezes com o Paulo Perez (que aproveito para mandar um grande abraço). Muito importante este ponto onde a transparência tem que ser vista com bons olhos e praticado por todos!!!
    Um Abraço!

  3. Prezado Edmar
    Como tema inaugural, o mote de seu post aguça o anseio da pratica dessa palavra TRANSPARENCIA ,é um auspicioso e esperançoso começo de assuntos que com certeza voce trará a baila, e devem ser enfrentados e adotados por todos, não importa em que plano estejamos, seja ele profissional ou pessoal.
    Temos que nos conscientizar que tudo vem se transformando a passos largos, todos os dias nos deparamos com novos desafios.
    Se queremos crescer como um país de credibilidade, cada um de nós deve assumir um papel responsavel, só assim a herança cultural que tanto atrapalha o pais, pode sofrer mudanças e nos equiparmos em pais realmente desenvolvido.
    Parabéns…………espero que tenha eco
    abraço

    1. Olá, Rocco:
      Agradeço as suas palavras, que renovam a esperança de vencermos os desafios culturais, econômicos, sociais e ambientais da atualidade.
      Necessariamente, não precisa ser nesta ordem. Tais mudanças sempre ocorrem juntas, em processos que podem ser mais ou menos eficazes.
      Pois que ocorram as mudanças e que elas também possam conduzir a todos nós, rumo ao destino do pleno desenvolvimento.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Oi Edmar,
    Bom dia.
    Gostei muito da abordagem do assunto. Estou com um caso real agora em negociação onde eu tenho que “baixar minha margem” mas o cliente não informa todos os dados de gastos com viagem e não respeita o contrato de exclusividade. O mesmo selo que nós devemos ter de transparência(como o da ABRACORP ou da Abav-MG) deveriam ser criados aos clientes, e também aos nossos fornecedores, que são um outro caso aparte.
    Abraços e sucesso

    1. Olá, Edmilson:
      Bom dia. Concordo. Contudo, na prática, todas as empresas (clientes, agências e fornecedores), revelam quem são de acordo com as suas atitudes.
      Penso que o negócio só é bom, quando é bom para todos os que nele estiverem envolvidos.
      É certo que nossas entidades já atuam como referência para o mercado.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Caro Edmar:
    Complementando sua frase”Transparência é para todos: fornecedores, agências e clientes.” , acrescentaria, que é também para os funcionários, os parceiros, e todos os tipos de colaboradores.
    Isso traz a união, muito importante para toda empresa vencer os desafios de cada dia.
    Parabéns pelo blog!
    Forte abraço!

    1. Olá, Paulo:
      Desde os últimos dias 29 e 31 de janeiro, encaminhamos, em nome da Abracorp, ofícios sobre o assunto para as companhias aéreas Air France e Alitalia. Estamos dialogando com ambas as empresas e retomaremos o tema em nosso próximo post semanal, ou até antes disso, em uma edição extra.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *