Quanto pior, melhor!

Melhor ter paciência, analisar cenários e aproveitar as oportunidades. “Crise e oportunidade compõem o mesmo ideograma japonês”, nos ensina Chieko Aoki, a quem agradeço o gentil e agradabilíssimo jantar que nos ofereceu, em sua residência, em homenagem à Abracorp.
Mesmo em cenários de crise ou nas marolas, estar atento às oportunidades constitui iniciativa estratégica de várias corporações. Prospectar mercado e fidelizar clientes familiarizados com os sistemas e os recursos tecnológicos – pragmáticos, exigentes e rápidos – requer investimentos em gestão de viagens.
Ofertar o melhor já não é suficiente. Quando o cenário piora, é melhor enxergar além do que fica oculto nas aparências. Faturar com a venda dos serviços especializados, que já superaram R$ 11 bilhões em 2012 (vejam: http://www.abracorp.org.br/?url=estatisticas-2012), só faz qualificar, ainda mais, as agências de viagens associadas como referência em gestão de viagens de negócios para corporações dos vários ramos e portes.
Investimos em um programa de desenvolvimento de recursos tecnológicos com foco e ganhos no aumento da competitividade. Os empresários ou gestores, que não compartilharem esta mesma perspectiva, ficarão inativos ou deficitários.
Pior para alguns e bem melhor para outros. O mais importante, contudo, é vivenciarmos com competência o crescimento da demanda pela qualidade, que garante rentabilidade para todos os envolvidos: clientes, agências e fornecedores.
Edmar Bull

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9 thoughts on “Quanto pior, melhor!

  1. Prezado Edmar ,
    De fato, não podemos perder de vista as oportunidades e a sua história profissional comprova isso .
    grande abraço
    Heber

    1. Olá, Heber:
      As nossas trajetórias são muito semelhantes em favor da profissionalização do setor de viagens e turismo. Certamente, não estamos sozinhos. Muitos foram protagonistas ou participaram de casos de sucesso, em negócios que resultaram na satisfação do cliente, da agência e do fornecedor. Casos que renovam a importância da gestão de viagens exercida com profissionalismo, no atendimento personalizado, com serviços diferenciados para as pessoas físicas e jurídicas.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Caro Presidente
    É uma verdade o seu post “Quanto pior, melhor” somos todos verdadeiros fenix (que renasce das cinzas), nunca jamais esgotaremos as vias alternativas, seja lá quantas dificuldades nos se apresentam.
    Crises, são para serem superadas.
    Nossas experiencias vividas, são sempre um espelho daquilo que devemos melhorar, aprimorar, criar , renovar etc.etc.
    Há de chegar o dia, quem sabe nossa profissão tenha melhor reconhecimento e sejamos realmente respeitados.
    Se fizermos nosso papel com responsabilidade e transparencia (seu post anterior), os resultado será benefico a todos.
    forte abraço

    1. Olá, Rocco:
      Concordo plenamente quando você afirma que “há de chegar o dia…”. Porém, cabe a nós mesmos dar os primeiros e decisivos passos nesta direção. Ou seja, precisamos saber reconhecer e valorizar nossas próprias competências.
      Seria ótimo reunirmos, a partir deste espaço, alguns depoimentos de agentes de viagens sobre situações em que os serviços prestados aos clientes fizeram e fazem a diferença.
      Muitos de nós costumam fazer do limão uma limonada, atuando com competência diante de situações imprevistas. São situações que demonstram criatividade, prontidão e agilidade; enfim, atestam a relevância das agências de viagens reconhecida por seus clientes.
      Edmar Bull

  3. Caro Presidente
    o seu retorno a primeira mensagem, dá enfase para uma continuação, se me permite.
    No presente, na maioria dos clientes não há nenhum reconhecimento do nosso trabalho, pois eles estão mais focados em CUSTO/BENEFICIO, e na maioria das vezes, optam por prestadores deficitarios no atendimento a favor de pequenas diferenças de valores pelo atendimento, não se importando com a qualidade do serviço prestado, é lamentavel que essa seja a linha seguida pois acabam tendo problemas operacionais enormes…o famoso dito popular que O BARATO SEMPRE SAI CARO.
    Fazer de um limão uma limonada, nada mais facil, o dificil é fazer de um limão um milk shake, não há chance de vingar.
    O titulo desse seu blog, dá muita abertura para comentarmos varios aspectos de nosso trade, isso acredito vai agradar a todos aqueles que querem registrar depoimentos, experiencias, frustrações, ideias etc.etc.
    Tenho certeza que eu serei um otimo candidato perene a interagir.
    forte abraço e bom dia

    1. Olá, Rocco:
      Mais cedo ou mais tarde, os clientes percebem que consultar uma agência de viagens garante a eles sempre a melhor relação custo/benefício. Independente dos recursos empregados, a consultoria em gestão de viagens agrega valor. Os clientes podem até limitar verbas, porém, cabe a nós impedir que eles confundam custos com preços. O serviço pode ser considerado custoso e, ao mesmo tempo, ser barato, desde que garanta ao cliente os melhores benefícios.
      Agradeço, mais uma vez, sua ativa participação. A interatividade é muito bem-vinda. Afinal, todos temos boas estórias para contar…
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Olá Edmar,
    Formação e tecnologia formam um o binômio que gera retorno em qualidade e quantidade a qualquer negócio.
    Sem inteligência, leia-se tecnologia, atualmente nada anda.
    Abraços,
    Bruno

    1. Olá, Bruno:
      Agradeço a sua participação e afirmo que concordo com a formação do binômio. Faço apenas a seguinte ponderação: a tecnologia, em si, não é boa nem má. Tudo depende de como ela é utilizada e de quem a utiliza.
      Também por isso formar profissionais é fundamental.
      Contudo, além da formação e da tecnologia, precisamos ter foco para que os negócios possam avançar rumo ao sucesso.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Olá Edmar,
    Realmente o foco e o objetivo, ou o “norte” são sempre fundamentais. Temos que ter metas claras e tangíveis mas não óbvias ou muito fáceis para nossas vidas e para nossos negócios. Concordo plenamente contigo. O foco é fundamental.
    Abraços,
    Bruno

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