Transparência dos fornecedores

Nos últimos dias a Air France e a Alitalia lançaram promoção de venda online, com desconto de 10% e 20% respectivamente.
Encaminhamos ofício às duas empresas aéreas e questionamos a falta de isonomia entre os canais de venda, online e off-line.
Em resposta, ambas as companhias afirmam que essas ações, de venda direta, não impactam nas vendas. Por que fazem?????

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19 thoughts on “Transparência dos fornecedores

  1. Caro Edmar, a razão é que as cias aéreas maltratam seus “parceiros” agentes de viagens. Pus entre asteriscos pois parecem não nos ver assim. Primeiro derrubaram as comissões e agora está na moda oferecerem tarifas mais baixas para quem compra no site, direto. Que beleza.

    1. Olá, José:
      Ainda tenho dificuldade para entender quais são os fatores que motivam as empresas aéreas agirem assim.
      Grato por sua participação!
      Abraços,
      Edmar Bull

      1. Creio que façam por vontade de excluir o agente do canal, porém, se todos os pax comprassem diretamente online da cia., a mesma não seria capaz de dar suporte. E para comprovar, o mercado deveria fazer um boicote a nível nacional de tais cias., porém, sabemos que, muitas agencias devido a contratos, ficariam com receio de penalidades por parte de seus próprios clientes, e e por aí vai…Se discutirmos a isonomia entre os canais o post vai longe…

    2. Olá, José:
      Para mim também não parece ser racional e nem bonito maltratar parceiros, clientes, consumidores, distribuidores; enfim, não faz sentido maltratar nem concorrentes.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Caro Edmar
    Agente X Fornecedores, batalha ingloria, que com o passar dos anos foi se tornando mais e mais assintosa.
    Quando usam a palavra “parceiros” , eu classifico mais como escarnio para com nossa classe. Eles vem deixando bem claro que querem aniquilar com os agentes de viagens, não estão nem aí para oficios, com certeza não dão a minima e tomam iniciativas que bem entendem.
    Se ao invés de oferecerem direto esses descontos, dessem para as agencias, com certeza as vendas teriam retorno bem melhor, para eles…..vá entender!!!
    forte abraço

    1. Olá, Rocco:
      A falta de planejamento ou o excesso dele parece ter criado um marketing com miopia e esquizofrenia. Sem saber ao certo o que está por vir, os fornecedores passam a conviver e interagir em multiplas plataformas, arriscando dispersar recursos e perder negócios rentáveis. O tempo é senhor da razão…
      Abraços,
      Edmar Bull

      1. ….esse assunto merece uma replica
        O teor e mais do que objetivo, mas nem todos se manifestam, ou seja, verbalizam o repudio a essas acoes, que cada vez mais se tornam mais agressivas, e provocam falta de credibilidade junto aos nossos clientes, os quais acham que “estamos enganando”
        O cliente corporativo, que possue gente especializada em pesquisas, acaba nos negativando nesse quesito, o que alias, ele nao tem expertise suficiente para avaliar nosso desempenho.

  3. Edmar,
    Pior do que as cias. aéreas não cobrarem taxa de emissão nos seus portais e, desta forma, diferenciar-se do valor cobrado pelos agentes de viagens, é oferecer desconto apenas nas tarifas cobradas em seus portais.
    Se oferecem desconto, é porque há margem de comercialização…
    []’s
    Luís Vabo

    1. Concordo ou seja papo de nao pagar comissão porque as margens sao apertadas etc virou piada! Já que descontinho de 20% é praticado na cara de pau humilhando uma classe inteira. Nao há argumento se uma empresa que compra um milhão ou dois milhões por ano com sua agencia e Te pergunta porque no site esta 20% mais barato?? TodA sua credibilidade é jogada na lata do lixo! Nao podemos aceitar isso! Estrangeiros fazem o que querem em nosso pais??? Desmoralizando uma classe inteira!!

      1. Olá, Daniel:
        Credibilidade conquistamos ao longo dos anos, ofertando serviços qualificados, com transparência, agilidade e remuneração digna.
        De outra maneira, arriscamos ter ganhos aparentes e jogar tudo o que é mais valioso na lata do lixo.
        Vale lembrar que somos nós, agentes de viagens, os primeiros a identificar as oportunidades promocionais, inclusive aquelas que os fornecedores lançam nos portais e em hotsites.
        Façam o que fizerem, consultar a sua agência de viagens é e será sempre a melhor opção para o consumidor.
        Abraços,
        Edmar Bull

    2. Olá, Luís:
      Esta é uma prática de uma mão só; sempre favorecendo o lado do fornecedor. Acho que devemos rever nossas parcerias e falar para o consumidor final quem são realmente os fornecedor que nos atendem sempre que necessario. Os fornecedores finais estão cada dia mais afastados das agências.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Precisamos cada vez mais de uma regulamentacao seria no mercado de turismo.
    O caso da ALITALIA e agora da AIR FRANCE esta estruturado dentro de uma filosofia simplista que diz mais o menos o seguinte:
    Vamos promover nossas tarifas na internet? vamos ! que tal colocar um desconto? boa ideia! quanto? ah coloque ai uns 10 ou 20% dependendo da ocupacao dos voos, nao temos mais que comissionar as agencias mesmo!
    Uma politica que nao impacta nas vendas deve ser considerada?
    Algumas cias aereas estao andando na contra mao do bom senso coletivo, aquele que todos compreendem sem esforco.
    Eu sou ainda a favor do comissionamento de 9%

    1. Olá, James:
      Na ausência da regulamentação, por omissão das autoridades competentes, o mercado recorre à transparência para explicitar quem faz o que e qual é o valor de cada um dos prestadores de serviços.
      De um modo geral, a boa gestão das viagens corporativas garante mais economia e ganhos de valor agregado às corporações profissionalmente atendidas por agências qualificadas.
      De certo modo, oferecer de 10% a 20% de desconto e não vender torna evidente que os clientes prezam cada vez mais a credibilidade de um prestador de serviços que orienta sua atuação pela ética e transparência. Afinal, a sabedoria popular ensina que o barato pode sair caro.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Acho que a carta enviada é o primeiro passo… Nao podemos parar por ai.. Temos que levar ate as ultimas consequências!! Sao estrangeiros fazendo o que querem e desmoralizando um classe inteira em nosso próprio pais! Edmar nao sei como, nao tenho as respostas mas temos que nos organizar e mostrar que tem de haver o mínimo de princípios éticos em nosso mercado!

    1. Olá, Daniel:
      Certamente, o poder concedente tem a obrigação de regular o setor e coibir práticas predatórias, que possam aparentar benefícios, mas, com efeito, venham a comprometer o desempenho das empresas nacionais e os princípios éticos em nosso mercado.
      Abraços,
      Edmar Bull

  6. Edmar, me tira uma duvida !!
    Ja que esses “parceiros”nao estao nem um minimo preocupado conosco.
    tem uma outra pergunta que gostaria de sua ajuda e opinião.
    Se a IATA faz um calendario para pagamentos das consolidadoras, agencias, etc para as companhias aereas por que, para cancelamento e reembolsos não possuem esse calendario ?
    Vou contar um caso com a Qatar, um cliente me pediu uma passagem executiva em outubro para banckok, o valor deu aproximadamente R$ 13.000,00 e um dia apos a emissão o mesmo teve que cancelar. Como é um grande cliente que viaja pelo menos 30 vezes ao ano (jogador profissional de poker, trabalhamos apenas com jogadores de poker) a agencia fez o pagamento, apenas cobrando as multas do cliente, e o bilhete em si, efetuamos o pagamento da fatura
    Seguindo o calendario IATA veio a fatura ja desse bilhete cancelado pela consolidadora que trabalhamos e efetuamos o pagamento, pensando que essa cia referida não atrasaria o reembolso. Fato que esse não ocorreu.
    Hoje passado mais de 90 dias, a rextur cobrando diariamente a companhia, e a mesma nao efetuou ate o momento o reembolso.
    Uma situaçao extremamente desgastosa, pois se atrasamos um dia, ja é bloqueado sistema, e se o atraso for superior, somos protestados e tudo mais.
    por que isso é nao equilibrado ? somos realmente refens deles ? Emitimos mais de R$ 200 mil reais mensais de bilhetes aereos e diariamente perdemos vendas, por causa da maldita RAV ou DU, e com a hotelaria não tem isso.
    ate quando isso ficara assim ? Sera que não tem ninguem ou alguma associaçao que possa usar da força para unificar isso ?
    Por que a classe é tao desunida e ao mesmo tempo sem abav não tem credibilidade nenhuma ?
    gostaria muito de sua opinião e gostaria de saber tambem como minhas agencias fazer parte da ABRACORP ?
    abs
    Mariel Macedo
    pokerviagens

    1. Olá, Mariel:
      Agrasdeço o comentário. Estamos tratando desse tema na IATA, como membro representante das agências de viagens na APJC (Agency Program Joint Council), buscando unificar o prazo de pagamento COPET/IATA e garantir que as solicitações de reembolso, via BSP LINK, sejam automatizadas e gerenciadas pelas próprias agências. Certamente, há empenho por parte das consolidadora em obter das empresas aéreas máxima agilidade na cobrança dos reebolsos devidos.
      Na maior parte dos países não há mais, por parte das companhias aéreas, pagamento de comissão para as agências de viagens. A DU e a RAV são alternativas que foram negociadas pela ABAV e por agências consolidadoras com o objetivo de garantir a parcela de receita devida pelos serviços de distribuição prestados por milhares de agências de viagens ao longo da história da aviação comercial no Brasil.
      A participação na ABRACORP é mediada pelo estatutos e cógidos da entidade. Para mais informações, proponho navegar no site http://www.abracorp.org.br e buscar contato telefônico com a nossa sede.
      Abraços,
      Edmar Bull

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