BSP da aviação

Os vários e interessantes comentários que foram feitos em relação ao post que publicamos na semana passada, abordando a necessidade da criação de uma espécie de BSP da Hotelaria, tornaram evidente que nenhum segmento produtivo pode ficar parado no tempo, sem investir em tecnologia da informação.
Porém, os recursos tecnológicos não são por si só um sinal de evolução. O BSP da Aviação, de maneira clara e objetiva, constitui um instrumento tecnológico eficiente para sistematizar e integrar processos de conciliação. Entretanto, como todo instrumento, o BSP não é bom e nem ruim. A sua eficácia depende de como ele é utilizado.
Infelizmente, as partituras que atualmente regem o BSP ampliam de maneira indevida e nada racional a freqüência do faturamento das companhias aéreas. As agências de viagens no Brasil, de acordo com o Copet, são obrigadas a lidar com a absurda quantidade mínima de sete relatórios por mês, que pode ser elevada para oito, quando existir cinco quarta-feiras por mês.
Na nossa opinião as cias aéreas nacionais com o Iata deveriam unificar e diminuir o número de relatórios. Fizemos uma proposta para o BSP e não tivemos resposta. Isso também não é primeiro mundo, certo? Racionalizar processo, reduzindo o retrabalho é indispensável para quem reclama, com razão, do custo Brasil. Afinal, as companhias aéreas de bandeira e mesmo as estrangeiras precisam ser coerentes.

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16 thoughts on “BSP da aviação

  1. oi Edmar,
    Eu vivo isso na agencia onde trabalho e vivi quando gestor de viagens corporativas, na agencia que me atendia.
    Vejo que a desoneração não é só por relatórios, mas pelo fato das agencias poderem hoje diminuir alguns custos de processo (BSP é um deles) e poderem repassar essa redução diretamente aos Clientes.
    Alguns processos deveriam se estabelecer nos patamares de 10 dias fora 15, o que sem dúvida traria um “folego” nos processos de trabalho bastante significativos.
    Como diz meu médico: a diferença do remédio que cura do veneno que mata, é o tamanho da dose…
    Muito obrigado
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Concordo com você. Reduzir a frequência de faturas, de 13 para 10 dias fora quinzena, no Copeti, e alterar, de 10 dias fora a semana para quinzena, no Internacional, garante às agências de viagens um prazo médio de 18 dias.
      Além de reduzir processos e custos operacionais, essas mudanças beneficiariam também o fluxo de caixa das companhias aéreas. Ou seja: traria mais “fôlego” para todos.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. boa tarde
    Acredito que baixou uma febre de blogomania, pelos diversos assuntos que vem sendo abordados ultimamente, todos muito pertinentes e que com esse canal, se todos participarem quem sabe algo melhore para nós (coisa rara hoje em dia)
    Como mencionei no seu blog anterior, eu iria me manifestar a respeito do BSP cias aereas quando oportuno, pois chegou a hora.
    Voce foi generoso em dizer, que o desempenho é razoavel, eu discordo totalmente, não esqueça que não so as cias aéreas o sustentam, mas nós também.
    Alem do mencionado por voce 7 relatorios mensais, O QUE É UM ABSURDO pois não temos tempo hábil para nada, mesmo se os relatorios fossem disponibilizados em tempo, a isso temos que acrescentar os demais relatorios DECENAIS haja pessoal para controlar tantos relatorios, que quase sempre vem inconsistentes….e o famoso refrão PAGUE PRIMEIRO e depois AJUSTAMOS.
    Nós agentes somos mais adeptos, por necessidade a RACIONALIZAR tudo que ocorre na agencia, para poder dar conta de tantas datas, uma equipe acima do necessário, é necessário para fazer frente a essas datas.
    Valeu mais uma vez o assunto Edmar…tenho certeza que meu comentário não será o único

    1. Olá, Rocco:
      Agradeço o seu apoio e reitero que é necessário diminuirmos os processos. Não acredito ser possível voltar à época em que o pagamento era feito 30 dias fora a quinzena, mas é razoável, necessário e oportuno reduzir de 7 ou 8 para 2 as conciliações feitas por mês.
      Rocco, saudades de quando nós tínhamos um relatório por quinzena! Bons tempos aqueles, quando todos nós estávamos no BSP. Fazíamos uma única conciliação por mês e interagíamos com um único fornecedor.
      Alinhando todas as datas será mais simples fazer a conciliação e conferir as famigeradas ADM. O processo seria menos doloroso. Inclusive, não sei dizer o porquê dos códigos de segurança nos versos dos cartões de crédito. Para mim são códigos de insegurança para as companhias aéreas. Se você coloca o código de segurança no processo de compra do bilhete, você supõe que seja um código de segurança. Na prática ele é o código da insegurança, que resulta em ADMs.
      Abraços,
      Edmar Bull

      1. Caro Edmar
        Depois de seu comentário “saudoso” não posso deixar de dar continuidade no assunto.
        Eu sei e digeri, que não tem mais como voltar a um passado que era mais aceitavel, mas também não podemos ficar inertes e passivos em aceitar tantos desaforos que são jogados no nosso colo sem mais e nem menos.
        Eu tenho certeza que nossos fornecedores, não se deram conta que eles mesmos estão tendo muito mais trabalho do que necessário, e inviabiliza seja para eles e pior para nós.
        O gozado é que quando tinhamos uma superinflação, tinhamos mais prazo para os compromissos e agora que há um melhor controle, insistem num sistema que é prejudicial para eles e muito mais para nós.
        O seu comentário a respeito da “segurança” !!!! no uso de cartões de crédito, é a pura nua e crua realidade, voce disse bem e reforço, não é segurança mas INSEGURANÇA, e quando algo acontece….quem acaba sendo prejudicao………….NÓS.
        Voce faz parte de UMA VOZ no momento, faça com que escutem e ajam, todos estão cansados de tantos desaforos.
        forte abraço e bom fim de semana

        1. Olá, Rocco:
          Reitero meus agradecimentos ao seu apoio. Cada qual exercendo seu papel, certamente, reuniremos a força da união, capaz de promover o bem de interesse comum.
          Abraços,
          Edmar Bull

  3. OI Edmar,
    Cada post uma enxadada hein?
    Como você mesmo diz o bom ou mau funcionamento da ferramenta depende do uso que você dá. Mas algumas coisas incomodam, como:
    Não ter ninguém com quem falar no BSP.
    Não ter nenhuma possibilidade de “disputar” um erro ou possível erro das Cias. aéreas.
    E reforçando seu recado, conferir fatura a cada 3 dias em média de aéreo, é brincadeira.
    Uma duvida, o relacionamento e o tratamento com o BSP já foi melhor?. Estou a 8 anos no turismo e a classificação que posso dar é inexistente.
    Abraços

    1. Olá, Edmilson:
      Concordo plenamente.
      De fato, não sabemos o que está acontecendo com o BSP. Eles tinham melhorado muito, mas nos últimos seis meses… De lá para cá o atendimento é exclusivamente virtual, por e-mail e complicado. A diminuição da estrutura da IATA no Brasil é preocupante.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Edmar,
    Realmente é uma loucura a quantidade de relatórios os quais nos oneram muito e que , com certeza, numa época de inflação em queda, como a atual, deve estar onerando as Cias. aéreas também. Oneram financeira e processualmente quando acabam por não processar seus reembolsos, gerar ADMs sem qualquer justificativa no documento etc etc.
    Não seria o caso de voltarmos até mesmo ao faturamento quinzenal para todas elas? Quando saímos do quinzenal para o dencendial, se não me falha a memória, a inflação ( TJLP ) devia estar na casa dos 10% AO MÊS e hoje temos 7 a 8% ao ano!!!! Acredito firmemente que toda a indústria sairia ganhando , estabelecendo processos com muito maior qualidade e assertividade, gerando menor ônus a todos, inclusive às próprias Cias. aéreas.
    Abraços,
    Bruno Torres

    1. Olá, Bruno:
      Você está completamente certo. As companhias aéreas também perdem com a irracionalidade dos processos vigentes.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Parabéns Edmar,
    Precisamos nos unir para mudarmos este absurdo, que no período de alta inflação se justificava, mas nos dias de hoje, levam a todos a gastos e perda de tempo precioso, que poderíamos investir em mais vendas.
    Uma ótima noite.
    William J. Périco

    1. Olá, William:
      Agradeço o apoio e o prestígio de poder contar com a sua audiência e representativa participação. Como líder estadual, de base no interior do Estado de São Paulo, na condição de presidente da ABAV-SP, o seu comentário ganha merecido destaque. Objetivo e conclusivo: um absurdo, que para ser mudado precisa da união de todos.
      Abraços,
      Edmar Bull

  6. Presiente Edmar,
    Pois é…..éramos felizes e não sabíamos.
    Este é mais um caso que impressiona pela tremenda “involução” em termos de processos. Ao mesmo tempo um aumento de custos em função do aumento de processos, integração de sistemas, etc….

    1. Olá, Amauri:
      Agradeço, novamente, o prestígio da sua audiência e seus comentários, sempre pertinentes e enriquecedores!
      Abraços,
      Edmar Bull

  7. Caro Edmar
    Excelente post sobre esse problema que enfrentam os profissionais do turismo, não somente no Brasil.
    Faço parte de uma empresa Argentina que desenvolveu um sistema que acreditamos solucionar grande parte dessa tarefa que tanto consome recursos, fundamentalmente na indústria do turismo.
    Gostaria muito de sua opinião a respeito da possibilidade de automatizar o processo de conciliações no turismo, aproveitando o tema dessa discussão.
    No caso de que tenha disponibilidade, me ponho a disposição para entrar em contato quando queira. Para nós seria muito importante poder contar com a opinião de um importante referente do turismo no Brasil.
    Muito obrigado!

    1. Olá, Michel:
      Fico feliz com o seu depoimento de apoio, que reitera dificuldades semelhantes em outros mercados na região e, também, a existência de soluções que são capazes de automatizar os processos e gerar redução de custos para a indústria do turismo como um todo. Sim, estamos abertos ao diálogo, certos de que o melhor caminho a seguir pressupõe a troca de informações e a busca sincera pela adoção das melhores práticas de gestão.
      Aproveito a oportunidade para divulgar o nosso portal: http://www.abracorp.org.br e sugerir a você e a todos os interessados no tema que façam contato.
      Abraços,
      Edmar Bull

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