Reflexão comemorativa

Aqui estamos, às vésperas de mais um Dia do Agente de Viagens (22 de abril). A chegada desta data, de especial significado para nós, inspira a reflexão em torno do mesmo tema: a importância do associativismo. O velho, mas sábio ditado “a união faz a força” se enquadra – e como! – em nossa classe, às vezes poderosa, às vezes vulnerável.

A Abracorp não teria conquistado sua posição no segmento de viagens corporativas se não contasse com as agências associadas. Seu sucesso está atrelado ao papel que cada agente, esteja na empresa em que estiver, desempenhou e vem desempenhando com uma dedicação encontrada em poucos setores.

O mesmo se aplica a outras entidades, representantes de segmentos variados, mas voltadas a um mesmo objetivo: o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do setor. Sendo assim, ainda que falemos a públicos diversos e atuemos em sentidos diferentes, é importante reconhecer – ou relembrar? – que todos nós estamos, constantemente, em torno de uma grande bandeira chamada ABAV.

A ABAV é, hoje, referência de desenvolvimento setorial no sentido mais amplo, conseguindo, sozinha, convergir diferentes interesses, trabalhar pela consolidação crescente da rede de agenciamento e distribuição de serviços turísticos e, ainda, defender a sustentabilidade no mercado, pensando no cliente, na agência de viagens e no fornecedor.

O objetivo da associação é o bem coletivo e sua força é refletida na magnitude da ABAV – Feira de Turismo das Américas. O evento congrega não apenas os profissionais do trade de turismo, mas, também, setores variados, em constante contato com os consumidores que demandam viagens: tecnologia, eventos, financeiro, de incentivo…

A menos de cinco meses da realização do evento, a feira já é um sucesso de expositores e de previsão de público, o que nos motiva a acreditar em uma grande adesão do segmento de viagens corporativas.

Deste modo, aproveitemos a data para pensar em nós mesmos, mas em um sentido coletivo, mais amplo. Vamos prezar o associativismo e, de uma vez por todas, desfrutar dos benefícios que ele nos traz.

Parabéns a todos pelo dia!

Published by

14 thoughts on “Reflexão comemorativa

  1. Caro Edmar,
    Neste dia, devemos reverenciar tantas saudosas lideranças que, antes do amigo e de outos representantes, nomeadamente o querido Antonio Azevedo, fizeram a trajetória da ABAV e dos Agentes de Viagens no Brasil.
    Apenas para citar algumas personalidades, Walter Steurer, Mayer Ambar, Modesto Mastrorosa, estes com quem tive a honra de conviver.
    Muita luta pela frente, parabéns ao Agente de Viagens!

    1. Olá, Aristides:
      Agradeço a sua participação e a justa lembrança de algumas das muitas lideranças que compõem os 60 anos de história da Associação Brasileira de Agências de Viagens, a ABAV de todos nós.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Caro Presidente
    Muito prudente a denominação do titulo “REFLEXAO COMEMORATIVA”, para aqueles que estão neste mercado a tanto tempo quanto nós, nossas comemorações vem se tornando um tanto quanto com certa debilidade e com sangrias. Os novos que chegando, se não permanecerem nem saberão o sabor as vezes amargo mas as vezes doce do nosso trabalho.
    Como gostaria de crer de fato, em frases do tipo “a união faz a força” , se fosse realmente praticada com dignidade por todos, não só no nosso segmento mas em tudo, teriamos resultados surpreendentes e positivos.
    Este é o ano também do retorno da Feira das Americas/Abav, ao mais importante seio produtivo do país, não desmerecendo aos varios anos que foi no Rio de Janeiro, tenho certeza que S.Paulo mostrará toda sua pujança e terá um ótimo resultado.
    Forte abraço

    1. Olá, Rocco:
      A união de forças resulta da associação dos interesses individuais, em nome de objetivos coletivos. Entretanto, devemos reconhecer a dificuldade de manter igual a convergência entre tantos desiguais, que existem em todos os setores. Porém, mas quando uma entidade é capaz de compor 60 anos de história e com uma ativa e respeitada presença pública, que é fortalecida e reconhecida cada vez mais, no Brasil e no exterior, como é o caso da ABAV, devemos nos orgulhar.
      Não são todas as entidades que podem assinar no Brasil a realização da maior e melhor feira internacional de negócios do seu setor no Continente. São poucas as associações que podem anunciar a vinda da 41ª edição anual do seu evento para ocupar o Anhembi — o maior pavilhão de exposição da América Latina, com a participação confirmada de mais de 60 países expositores, expectativa de 80 mil visitantes e, também por isso, uma entidade capaz de valorizar os serviços e promover a imagem das suas associadas.
      Certamente, nós estaremos juntos, entre os próximos dias 4 e 8 de setembro, com o firme propósito de aproveitarmos as melhores oportunidades (de negócios, contatos, aprendizados, avaliações, promoções etc) proporcionadas pela ABAV 2013.
      Abraços,
      Edmar Bull

      1. Caro Presidente
        …antes de tudo, agradeço por ter pontuados pontos relevantes e marcantes do nosso setor e de todas as entidades as quais compõem o nosso mundo que infelizmente vem enfrentando problemas mas acredito que aqueles que tem KNOW HOW …e muito jogo de cintura, conseguem mesmo aos tropeços levar adiante esta nossa profissão que ainda é atraente.
        Mas este meu complemento, é mais para pontuar que a nossa ABAV deveria se aproximar e se expor mais junto ao público, demonstrar o quanto é importante para eles, destino final dos prestimos dos agentes de viagem, a grande massa não sabe a gama de beneficios que podem usufruir consultando a entidade de classe, nas escolhas de suas compras de viagens.
        abraço

        1. Olá, Rocco:
          Importante complemento. Uma iniciativa simples e que todas as agências de viagens podem ter é exibir no seu site o banner contendo o selo da campanha de valorização da categoria. Informações complementares podem ser obtidas a partir de um e-mail encaminhado para comunicacao@abav.com.br sobre o assunto “Selo ABAV”, razão social ou o CNPJ da agência.
          O ideal é que cada associada procure por informações complementares na ABAV do seu estado ou DF. Cabe ainda nós lembrarmos aos nossos leitores que aproveitem a oportunidade para anotar os telefones, e-mails e mais dados que identificam todas as ABAVs, disponíveis a partir do mapa do Brasil exibido a partir de clique aqui. Clique!
          Abraços,
          Edmar Bull

  3. oi Edmar,
    Certamente, todos nós estamos muito felizes por este dia e por todas as conquistas que sempre convergem em uma melhora constante na prestação dos serviços aos Clientes, seja ele corporativo ou lazer.
    Parabéns à todos, pelos esforços em manter este grau crescente de qualidade.
    Abraços,
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço a sua participação e faço minhas as suas palavras: parabéns a todos que mantêm esforços em favor do crescente grau de qualidade.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. “Deste modo, aproveitemos a data para pensar em nós mesmos, mas em um sentido coletivo, mais amplo. Vamos prezar o associativismo e, de uma vez por todas, desfrutar dos benefícios que ele nos traz.”
    Realmente Edmar, percebo que as agências de viagens (que possuem um grande poder no mercado de turismo) não usam essa força coletivista para buscar avanços significativos para o trade.
    Seu post me fez lembrar de uma parábola, sobre a fragilidade de uma folha de papel e a solidez de uma resma.
    Esta data serve para lembrarmos, que vale cada vez mais fazer parte de uma resma, não importa qual ela seja.
    De quais resmas vocês fazem parte?

    1. Olá, Sidney:
      Todos nós fazemos parte de uma mesma complexa e diversificada rede de agenciamento e operações turísticas, formada pelo livre associativismo, que encontra na tecnologia da informação estímulos para a crescente valorização dos seus serviços, qualificados, e das suas atividade profissionais e, necessariamente, remuneradas de maneira justa.
      Em nosso mercado existe uma máxima que diz: participar da ABAV é estar “in”. Não participar é estar “out”. Todas as agências de viagens associadas a Abracorp estão “in”, somando forças, inclusive mobilizando a presença de visitantes (mais de 700 compradores corporativos convidados) durante os cinco dias de realização da Feira de Turismo das Américas, d 4 a 8 de setembro.
      Grato por sua participação.
      Abraços!
      Edmar Bull

  5. Prezado Sr. Edmar Bull,
    Refleti bastante ao seu texto… Pensei mesmo em não fazer qualquer comentário e unir-me aos vários que não o leram, ou que simplesmente nõa gostam de se expor. Infelizmente (?), esta postura não é da minha natureza.
    Talvez eu viva em um país diferente, que tem como representante das Agências de Viagens, uma outra ABAV, muito diferente, ou temos uma visão diametralmente opostas sobre esta entidade…
    Sim, a ABRACORP, é realmente uma força, um exemplo de unidade, composta por gigantes do setor e, talvez por isso mesmo, levando-se em conta o volume de suas vendas, consigam um melhor e mais expressivo resultado de seus balanços. Aliás, me recordo até mesmo de um post recente do Sr. Luís Vabo, onde as comparam, perigosamente em seu modelo de administração, com instituições financeiras.
    Porém, a ABAV, como representação de todo o universo de Agências, sendo esta em sua absoluta maioria, composta de pequenas e poucas médias, principalmente durante a gestão do Sr. João Martins e seguintes, pela maneira quase que às escondidas, colocou em pauta e aprovou a cobrança da Taxa D.U, nos moldes que a temos hoje, sem nenhuma salva-guarda, certamente não nos fortaleceu; muito pelo contrário. Confesso mesmo que não consigo concordar com o seu texto, enaltecendo características desta entidade, na qualidade de pequeno agente, ou no país onde vivo, não consigo enxergar aonde está o desenvolvimento, consolidação crescente da rede de distribuição, assim como, gostaria imensamente de saber como tem atuado na defesa de nossa sustentabilidade?!?! Qual é o “objetivo COLETIVO”, pois tampouco consigo observá-lo? Vejo-a, sim, focada na confecção da Feira das Américas, e nisso concentra todos os seus esforços. Esta sim, deve ter se tornado a principal fonte de receita, posto que faz tempo que não tem havido mais nenhuma “campanha de adesão”, correto? Sim, a feira do ano passado conseguiu “quebrar” a mesmice das anteriores e tem potencial para melhorar; mas, como representante de TODA uma classe de Agências de Viagens de TODOS os portes, perdoe-me, certamente devemos estar escrevendo sobre entidades muito diferentes.
    Como o Sr. deve saber, sou Agente de Viagens e abraço o meu ofício, defendo-o com verdadeira paixão. E, por viver há quase 27 anos nessas águas, como observardor, diferentemente dos meus colegas, não consigo assistir passivamente certas declarações, sem me manifestar.
    Gostaria muito de ter e compartilhar esta visão “romântica” desta ABAV, mas no país em que vivo, a ABAV daqui, parece-me ser bem diferente.

    1. Olá, Luiz Fernando:
      Felizmente o diálogo existe e as versões, por mais antagônicas que possam parecer, contribuem com a busca (constante) da verdade. Por isso agradeço a sua reflexão e o seu comentário. Considere, entretanto, que toda associação espelha seus associados; a democracia associativa permite a alternância e a correção de rumos, quando a maioria assim o desejar. O desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado sob a ótica ambiental, social e econômica. Aplicada ao setor de viagens e turismo, equivale a dizer que é preciso qualificar os profissionais que abraçam seu ofício conscientes de que cabe uma orientação aos seus clientes quanto às práticas de respeito aos recursos naturais, ainda que seja para “não matar a galinha dos ovos”. Do mesmo modo, o setor, que é líder mundial na geração de empregos, não pode prescindir da consultoria personalizada que só uma agência de viagens pode proporcionar às pessoas (físicas e jurídicas). Por isso, o exercício das atividades de TODA uma classe, devem ser rentáveis. Ou seja: precisam ser sustentáveis do ponto-de-vista econômico. Para contribuir mais com suas eventuais críticas, participe e conheça melhor a ABAV. Afinal, toda associação é o reflexo da sua base de associadas, que democraticamente definem a pauta de objetivos coletivos a serem conquistados. Com muito pragmatismo eu afirmo que a união faz força. Seja bem-vindo!
      Abraços,
      Edmar Bull

  6. Edmar,
    Parabéns à todos nós por mais este dia.
    Eu tenho já alguns anos de turismo e vejo que a ABAV, esta cada vez mais próxima de nós funcionários e sem perder o foco no Cliente.
    Certamente várias outras ações, que não estamos vendo, devem estar sendo tomadas, me fale um pouco como a ABAV vem se estruturando, quais são os planos futuros e quais serão seus benefícios.
    Obrigado, Abraços
    Clayton

    1. Olá, Clayton:
      Agradeço e retribuo afirmando que a atual diretoria da ABAV está unida e empenhada na luta em defesa das agências de viagens, como nunca. Cada vez mais, a entidade amadurece, cresce e fortalece sua posição nos inúmeros debates que realizamos com as autoridades públicas, em âmbito federal, estadual e municipal.
      Do mesmo modo, investimos em atividades de capacitação e de qualificação profissional, abrindo mercados; elevando o padrão de excelência dos serviços prestados pelas agências de viagens associadas e, com isso, contribuindo com a organização da categoria, com a sua valorização e o seu reconhecimento profissional.
      Em breve, novidades serão anunciadas como resultantes da nossa livre união e da força do associativismo.
      Obrigado e Abraços!
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *