Terceirizar o Bid?

Defendo que o cliente corporativo não deve terceirizar o processo de abertura do Bid – da concorrência – para contratar uma agência de viagens.
O que leva o cliente final a terceirizar o Bid?
Em minha opinião, somente o gestor de viagens sabe quais são as reais necessidades e as políticas internas da empresa onde trabalha. Portanto, apenas ele reúne todos os atributos necessários para conduzir com competência o processo concorrencial, independente de qual for o formato adotado: carta convite, edital de licitação ou mesmo se for leilão.
Gostaria de abrir o debate sobre esse tema com todos que nos acompanham neste blog. Cada qual informando se é a favor; se é contra ou, ainda, se não sabe dizer se concorda ou não com a terceirização do Bird. Assim, certamente, todos contribuem com o debate sobre o tema.

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10 thoughts on “Terceirizar o Bid?

  1. Prezado Presidente Edmar,
    Parabens duas vezes pelo aniversário e por este blog, concordo plenamente com a sua opinião, sou totalmente contra a terceirização do Bid, tenho certeza absoluta que o gestor de viagens é que realmente conhece a empresa onde trabalha e, com sua competência irá encontrar a TMC especializada em gestão de viagens corporativas, que melhor poderá lhe oferecer soluções em consultoria visando atender suas necessidades. Abraços. Chico

    1. Olá, presidente Chico:
      É uma grande satisfação contar com a sua participação e com o seu apoio. Muito obrigado pelos votos de feliz aniversário!
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Edmar,
    Não acredito em terceirização de BID. O que se pode ter é alguma empresa ajudando a conduzir o gestor nos processos e procedimentos do BID, mas não terceirização. No way!

    1. Olá, Fernanda:
      Obrigado pela participação! Sua opinião contribui – e muito! – com a nossa reflexão.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Caro Edmar,
    Parabéns pelo aniversario. Infelizmente grande parte dos gestores de viagens não estão preparados para realizar um Bid de maneira e eficiente e profissional, a terceirização, com um especialista, pode ser uma boa opção. Abraços, Sergio Linares

    1. Olá, Sérgio:
      Em primeiro lugar, obrigado pelos parabéns e pela participação!
      Na sua opinião, cumpre também às agências de viagens corporativas a atribuição de qualificar os travel managers?
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Oi Edmar, boa tarde e Parabéns pelo seu Aniversário.
    Olha, eu já vivi algumas situações e ambas (como em tudo na vida), existem os pros e contras.
    Porém o maior problema da TERCEIRIZAÇÃO do BID, se dá quando o processo da seleção da TMC é concluído.
    Não existe consistência na continuidade dos trabalhos, (mesmo quando a “Consultoria” acompanha o Cliente), geralmente deixando o Cliente “perdido” e em muitas vezes atribuindo a culpa na TMC.
    abraços e muitas Felicidades !
    Paulo Perez

  5. Prezado Edmar,
    Acho no mínimo temeroso delegar uma escolhe que implica ordenações de despesa relevantes para a empresa e que terão impacto direto no resultado financeiro deste cliente.
    Penso que o melhor caminho é buscar um gestor de viagens alinhado não só com as necessidades da empresa mas também com a indústria, até mesmo para que compreenda as ofertas e não atue com o simplista “menor preço”, o que não quer necessariamente dizer “melhor escolha”.
    Certamente a boa escolha do gestor levará ao alinhamento cliente/TMC, abandonando o esterótipo em que o TMC é visto como alguém que deve sempre fazer todo e qualquer negócio para atender o cliente, mesmo que isso signifique um quase desastre para suas finanças.
    Busca-se o melhor negócio, e não qualquer negócio.
    Abraços e bom final de semana.

    1. Olá, Ricardo:
      Agradeço sua participação e valiosa contribuição.
      Você aborda um aspecto fundamental para a reflexão do tema, ou seja: mais importante do que o menor preço é a relação custo-benefício.
      Tenha um bom final de semana!
      Abraços,
      Edmar Bull

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