Tendências do setor

Em maio,  a  Abracorp divulgou os resultados da sua primeira pesquisa trimestral de vendas. Com essa iniciativa buscamos agregar cada vez mais prestação de serviços para o setor como um todo: as próprias agências de viagens, os clientes corporativos e os diferentes fornecedores.

As estatísticas setoriais revelaram que a Gol Linhas Aéreas assumiu a liderança no mercado doméstico, totalizando R$ 414,268 milhões em vendas registradas pelas agências associadas, com 34,5% do market share Abracorp. A TAM ficou logo atrás, acumulando R$ 395,6 milhões (32,9%). Nas viagens internacionais, a TAM manteve a liderança e movimentou R$ 145.720.886,00, com a tarifa média de R$ 2.821,38.

No que concerne ao segmento hoteleiro, o valor da diária média subiu em media 38% no mercado nacional e 45% no internacional. O destaque ficou por conta dos hotéis independentes, que totalizaram movimentação recorde de R$ 201.737.630 concentrando 41,8% do market share Abracorp, à frente das redes Atlantica (R$ 42.837.441,00) e Accor (R$ 42.381.210,00), que ocuparam a segunda e terceira posição no ranking, respectivamente. Os meios de hospedagem independentes também foram os mais procurados nas viagens para o exterior, superando 61 mil room nights, com movimentação de R$ 32.068.417,00 e representação de 51% do total entre as agências de viagens associadas à Abracorp.

A pesquisa também apontou que a Localiza continua líder no setor de locação nacional, respondendo por 59,7%, com a diária média de R$ 138,94.

Para o próximo trimestre, a expectativa é que a movimentação do setor de viagens corporativas registre queda, principalmente devido à realização da Copa das Confederações. Em contrapartida, haverão mais promoções em todas as rotas.

Dados estatísticos detalhados podem ser consultados no portal www.abracorp.org.br, à partir do link http://www.abracorp.org.br/?url=estatisticas_1s_2013. Vale conferir, analisar e comentar.

Edmar Bull

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6 thoughts on “Tendências do setor

  1. Edmar, Bom dia, me diga pela óptica da ABRACORP, porque a GOL passou a TAM, conforme os dados mostrados e quais os impactos que isso irá gerar. Obrigado, António Cortizas

    1. Olá, António:
      Basicamente são três os fatores que ajudam a compreender o bom desempenho da GOL no primeiro trimestre de 2013. Maior e melhor aproximação da área comercial da companhia com as agências de viagens; agilidade no atendimento às solicitações apresentadas por nossas associadas e a pontualidade nos voos. Esperamos que todos façam a sua parte.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Ola Edmar,
    Sempre trazendo assuntos atuais e com aplicacao pratica no dia-a-dia de todo “trade”.
    Tenho interesse em saber mais detalhes com relação aos hotéis de uma forma geral, como Atlantica , Accor e demais ( não so de redes ok ?), como eles irão ficar neste processo.
    Parabéns uma vez mais por trazer mais esta reflexão.
    Muito obrigado e abraços,
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço seu comentário. Com referência ao segmento hoteleiro, a tendência é registrarmos, cada vez mais, o constante crescimento da participação dos empreendimentos que investem em tecnologia adequada e integrada automaticamente às necessidades apresentadas pelas agências de viagens corporativas, posicionadas como defensoras dos legítimos interesses dos seus clientes.
      Redes como Atlantica apresentam desempenho superior dada à capacidade demonstrada por seus dirigentes no sentido de criarem mecanismos eficazes de relacionamento, em tempo real, com as agências associadas Abracorp.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Edmar,
    Por favor, gostaria muito de saber mais informações sobre o comportamento das locadoras de veículos neste processo, pois aqui no Brasil, parecem fazer parte de um outro “trade” e não no de viagens. Para locações de longo prazo, eu concordo, mas para as diárias…
    Abraços, obrigado e te felicito pelo maravilhoso tema
    Clayton

    1. Olá, Clayton:
      Agradeço a sua participação e o seu comentário.
      A nossa ideia é que as locadoras mudem o processo de atendimento dos executivos em viagens de negócios no Brasil, para que, por exemplo, mediante a apresentação de um cartão preferencial, eles possam retirar o veículo locado com agilidade. Atualmente, a burocracia faz com que a retirada de um veículo demore cerca de uma hora.
      A ABRACORP está aberta para receber das locadoras e das entidades representativas do segmento sugestões práticas, que atendam aos interesses do mercado de viagens corporativas.
      Abraços,
      Edmar Bull

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