Vencemos a batalha

O dia 22 de maio, segundo a enciclopédia livre Wikipédia, é uma data que marca importantes eventos históricos. Caso o nosso setor também alimentasse um calendário do tipo, a reunião da Agency Programme Joint Council (APJC), que foi realizada na última quinta-feira (22/06/2013), das 14:30 até depois das 18:00 horas, mereceria registro.

Com a participação dos representantes das companhias aéreas, da IATA América Latina e sob a condução do diretor da IATA no Brasil, Carlos Ebner, Eraldo Palmerini, Francisco Leme, Goiaci Guimarães e esse bloqueiro aqui debateram, por quase quatro horas, vários temas que pautam os legítimos pleitos apresentados pelas agências de viagens.

Em clima de diálogo, fundamentado por fatos e argumentos consistentes, nós conseguimos avançar uma das etapas no processo de negociação. A partir de agora, todas as agências de viagens que possuem faturas credoras junto às empresas aéreas (internacionais e nacionais) passarão a receber da IATA/BSP o que lhes é devido com D1. Ou seja: todas as faturas credoras serão liquidadas não mais nas sextas-feiras, mas sim nas quintas-feiras.

Mesmo que parcial, a batalha vencida possui inestimável valor simbólico à medida em que espelha a força da nossa união. Abav e Abracorp juntas, apoiadas na crescente mobilização das agências de viagens associadas, renovam as esperanças de que podemos acumular vitórias a cada novo encontro quadrimestral da APCJ. O próximo será realizado em outubro.

Antes, porém, de 4 a 8 de setembro, ocupando organizadamente o maior centro de eventos da América Latina, temos a oportunidade de manifestar livremente nossos anseios e demonstrar o verdadeiro valor das agências de viagens; como melhor canal de atendimento, de consultoria e de vendas do setor de viagens e turismo.

Edmar Bull
 

Published by

12 thoughts on “Vencemos a batalha

  1. Caro Edmar
    Como é bom ter novidades positivas no nosso trade, coisa rarissima. A conquista foi pequena, mas dá esperança para que novos posicionamentos positivos se concretizem.
    Não podemos esmorecer, temos que segurar essa bandeira de reivindicações bem alto e todos unidos, mostrar nosso valor e nossa importancia na economia do país.
    Parabens a todos que lutaram por essa migalha, fará muita diferença. Nossos fornecedores devem se conscientizar que merecemos RESPEITO.
    Que Deus continue iluminando nossos representantes.
    PARABENS A TODOS

    1. Olá, Rocco:
      É isso mesmo: não podemos esmorecer! Agradeço a você e a todos os representantes e representados. Nossa união é fundamental para que possamos alcançar conquistas.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Parabens Edmar. Ótimo começar a semana com boas noticias.
    A IATA tambem recuou sobre o pagamento no santander?
    Poderiamos pedir menos faturas por mes também. 1 seria o ideal.
    Abraços e mais uma vez parabéns.

    1. Olá, Edmilson:
      Agradeço o seu apoio. Esperamos em breve poder comemorar mais avanços no processo de negociação.
      Abraços,
      Edmar Bull

  3. Caro Edmar:
    Finalmente, existe um luz no fundo do túnel. Ser uma agencia IATA hoje, é um verdadeiro ato de heroísmo, tendo em vista os infinitos poderes da IATA frente às limitações a que as agencias são impostas por esta entidade, que nunca fez questão de se relacionar com a nosso trade.
    Fomos IATA por 20 anos e vivi as intempéries leoninas desta entidade, igualzinho a inúmeros agentes de viagem pelo Brasil a fora.
    Estou fora da IATA, e sou muito feliz assim.
    Lembro o Kaká, que em 2010 fez a seguinte pergunta: “Por que as agências de viagens devem continuar filiadas a uma associação que só representa o interesse unilateral das companhias aéreas e que só toma medidas contra os agentes de viagens?”
    Estamos vivendo uma situação maravilhosa com o ‘Acorda Brasil’ diante de tantas manifestações e por que não um “Acorda Agente” e todos deixarem a IATA falando sozinha…
    Parabéns pela iniciativa mas a luta continua.

    1. Olá, Alvaro:
      Agradeço a sua participação e o seu depoimento. A luta continua! Quanto mais organizados e mobilizados nós estivermos maior será a nossa força.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Parabéns Edmar e todos os envolvidos nesta vitória. A abertura do diálogo com a IATA e tantos outros players do mercado só demonstra que os agentes de viagens estão acordando e se posicionando no mercado, deixando de aceitar as políticas unilaterais dos fornecedores. Só com relações éticas e de ganha-ganha podemos nos fortalecer.

    1. Olá, Cássia:
      Agradeço o seu apoio em reconhecimento aos avanços conquistados com o envolvimento de todos, assim como também registro a minha inteira concordância com a sua afirmação: “Só com relações éticas e de ganha-ganha podemos nos fortalecer”.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Caro Edmar,
    Parabéns,
    Acredito que passou da hora da IATA ouvir o lado mais fraco, pois eles parecem uma Associação da Cias Aéreas.
    Um grande abraço.
    William José Périco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *