Crescemos 13%

A pesquisa de vendas realizada pela Abracorp revela que as Agências de viagens associadas faturaram R$ 6 bilhões e cresceram 13% no primeiro semestre de 2013, comparado a igual período do ano passado.

Como previsto, alcançamos dois dígitos de crescimento no primeiro semestre de 2013, apesar de os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicar que houve redução média de 5,81% na oferta do segmento aéreo doméstico.

As vendas de passagens para os voos domésticos cresceram 10%, atendendo a demanda por viagens de negócios no país. Embora a TAM tenha registrado queda de 6% em volume de vendas, sua participação no mercado de viagens domésticas subiu e alcançou 34,1%, garantindo à empresa aérea a retomada da liderança perdida no primeiro trimestre para a Gol Linhas Aéreas, que, agora, aparece logo atrás, com participação de 33,5%.

As tarifas médias praticadas pela Tam e Gol em voos domésticos, de acordo com a pesquisa Abracorp, foram de R$ 574 e R$ 529 respectivamente.

Vale ressaltar ainda que as novas regras de aplicação da taxa de conexão – resolução 274 da Anac que entrou em vigor neste mês – resultarão em acréscimo de R$ 14 em uma viagem de ida e volta na qual os voos não sejam diretos. Considerando uma tarifa de R$ 200, o custo total da viagem encarecerá 7%.

No segmento aéreo internacional os dados Abracorp revelam que houve 18% de aumento no faturamento e de 14% nos preços dos bilhetes, quando convertidos para o real e comparados às tarifas praticadas no primeiro semestre de 2012. Dois grandes destaques foram as companhias aéreas Alitalia, que obteve crescimento de 58% no montante das vendas do segmento, e a American Airlines, com 40%, em parte atribuído à ampliação de 19% no número de freqüências ofertadas. No final do semestre, as empresas Etihad e Ethiopian iniciaram suas operações, agregando, deste modo, maior competitividade à rota internacional da Ásia e Oriente Médio.

Hotelaria em alta no mercado de viagens corporativas

No que concerne à hotelaria nacional, o crescimento registrado no primeiro semestre de 2013 foi de 19%. Os hotéis independentes lideraram as vendas em número de diárias, conquistando 37,8% de participação de mercado no segmento. Accor e Atlantica Hotels International responderam, respectivamente, por 10,8% e 9,3%. Os chamados brokers (centrais ou interpostos de reservas) hoteleiros ocuparam a quinta posição em vendas, movimentando quase R$ 91 milhões e garantindo participação de 8,1% nas vendas para as viagens domésticas.

Como reflexo ao aumento das viagens ao exterior, o segmento hoteleiro internacional teve aumento de 41% e demonstrou a força dos hotéis independentes, cujo market share atingiu os 54%, bem à frente dos brokers (7%) e das redes Accor (7%), Atlantica (1,9%), Meliá Hotels (0,1%) e outras redes (25%).

Serviços agregados

O estudo da Abracorp indicou que a Localiza, com diária média de R$ 178, permanece na liderança do setor de locação de automóveis nacional, respondendo por 61% da participação no mercado corporativo – depois da hotelaria internacional, este foi o segmento de negócios de maior crescimento (23%). A mesma empresa, no entanto, é a quarta no ranking internacional, arás da Hertz (27%), Avis (16%) e outras (43%).

Na categoria “outros serviços”, o destaque foi para o setor de eventos, que movimentou mais de R$ 208 milhões em nível nacional e internacional, à frente de lazer (R$ 68 milhões), cartões de assistência (R$ 5 milhões), cruzeiros (R$ 4 milhões) e outros (R$ 94 milhões).

Conclusão e perspectivas

Com investimentos em tecnologia, em constantes treinamentos voltados à capacitação dos mais de 9 mil colaboradores e atuando com transparência no atendimento aos seus clientes, as agências Abracorp confirmam a nossa previsão. Ou seja: crescemos dois dígitos previstos e a tendência é fecharmos o ano mantendo ganhos de produtividade.

Edmar Bull

Published by

9 thoughts on “Crescemos 13%

  1. Caro Presidente
    Inicialmente gostaria de “registrar” que sou muito cético a resultado de INDICES DE PESQUISAS e resultados informados.
    Como literatura os números estratosféricos resultantes, são um grande alento, mas vale lembrar que considerando a veracidade, seria muito interessante saber qual a RECEITA que esses números, realmente foram gerados e efetivados, esse questionamento é abrir o “livro” da verdade….pois, sabemos e sentimos na carne, que nosso papel de DISTRIBUIDORES (não reconhecidos como merecemos), já não tem apoio no nosso trabalho, ou seja, quase 100% das cias.áereas são NOSSAS CONCOREENTES e nada PAGAM pelo nosso trabalho (extinsão de comissões), talvez haja algum SANTO MILAGROSO, MERLIN, RASPUTIN, MIDAS ou o recente PAPA POP que esteja fazendo milagres convertendo nossos percalços diários transformando em RECEITA, se for isso, ainda não bateram na porta da minha empresa.
    Sou e continuarei a ser um ferrenho critico, no que se refere ao RESPEITO e crédulo que a MALDADE, DESONESTIDADE, IRRESPONSABILIDADE, FALTA DE ETICA e TRANSPARENCIA não são atitudes que acabam sendo coroadas pela esperteza…..tudo acaba vindo a tona, e nesse momento muitos dos que foram beneficiados com ações irregulares PAGARÃO O DOBRO por essa “esperteza”. essa é uma Lei da própria natureza.
    Fico feliz, pelo menos na quimera dos números que foram informados, mas gostaria de senti-los como RECEITA real para nossas empresas.
    forte abraço e inicio de semana

    1. Olá, Rocco:
      Diferentemente de estimativas numéricas, como você bem sabe os resultados apontados pela pesquisa de vendas da Abracorp refletem as informações verdadeiras fornecidas pelas agências de viagens associadas.
      Contudo, o crescimento do volume de vendas, de fato extraordinário, não reflete, necessariamente, elevados índices de rentabilidade. O importante é continuarmos investindo em tecnologia, capacitação e treinamento para que, desta forma, os resultados de nossas empresas contemplem, também, cada vez mais, ganhos de produtividade.
      Abraços,
      Edmar Bull

  2. Prezado Edmar,
    No que diz respeito ao mercado hoteleiro, entidades registraram queda de ocupação no 1o Semestre (para o mercado corporativo).
    Você acredita que o aumento de vendas foi puxado por aumento no valor das diárias ou houve a entrada de novos hoteis na lista dos utilizados pelas empresas?
    abraços e obrigado pela transparência!!

  3. Oi Edmar, bom dia
    Impressionante as estatisticas apresentadas.
    Confirmam que cada vez esta um pouco mais complicado a vida das agencias que nao agregarem produtos e ” cobrarem” por eles.
    Ficou uma duvida quanto a reducao em 8% do numero de funcionarios nas agencias ABRACORP. Como isso procedeu ?
    Muito obrigado, abracos
    Paulo Perez

    1. Olá, Paulo:
      Agradeço sua participação.
      A partir do investimento em tecnologia, capacitação e treinamento, além dos crescentes ganhos de eficiência e eficácia administrativa, os números revelam que as agências de viagens Abracorp aumentaram o faturamento com ganhos de produtividade. Estas empresas são exemplos de produtividade na indústria de turismo. Podemos nos orgulhar disso.
      Abraços,
      Edmar Bull

  4. Edmar, boa tarde.
    Gostaria de dar os parabéns pela matéria e pelas informações sobre o mercado corporativo. Um estudo interessante de como foi o primeiro semestre e grandes expectativas para o segundo semestre.
    Grande abraço!

    1. Olá, Sergio:
      Obrigado pelo seu comentário! Faço votos de que os números que representam a movimentação do setor de viagens corporativas melhorem cada vez mais.
      Abraços,
      Edmar Bull

  5. Oi Edmar, boa noite!
    Excelente! Realmente muito bom! Mas cofesso que também não vejo a hora de nossa classe abrir a caixa preta e mostrar o resultado liquido!
    Pois somente assim poderemos avançar e buscar caminhos para melhoria das margens.
    Um grande abraço!

    1. Olá, Daniel:
      Obrigado pela participação.
      Estamos constantemente aprimorando as estatísticas divulgadas pela Abracorp. Neste ano, por exemplo, passamos a repercutir resultados trimestrais e não apenas semestrais ou anuais. Assim, esperamos, cada vez mais, contribuir com a difusão de dados confiáveis, que referenciam o desempenho do mercado de viagens corporativas no país.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *