NDC enriquecedor

Durante o Fórum Panrotas, no painel “IATA e o novo sistema New Distribution Capability (NDC)”, ficaram claros alguns dos vários itens que compõem a pauta das reuniões internacionais que mobilizam a WTAAA – Aliança Global das Associações de Agências de Viagens.  Jean-Charles Odelé-Gruau, diretor regional da IATA para as Américas, subiu ao palco e fez uma apresentação na qual enalteceu os benefícios da plataforma NDC, apresentada por ele como revolucionária e que promete facilitar o dia a dia das companhias aéreas, das agências de viagens e dos consumidores. 

Entretanto, diante das duas primeiras perguntas que fiz: “Quem pagará a conta?” e “Os preços cobrados serão os mesmos para GDSs, agências de viagens e companhias aéreas?”, o diretor da IATA limitou-se a afirmar que esta era uma “questão difícil de ser respondida”, reiterando, logo em seguida, os benefícios do sistema – comparação entre tarifas e voos, limites de bagagem, refeições e bebidas diferenciadas e wi-fi a bordo foram os mais repetidos. 

O “agregador”, como se referiu Jean-Charles ao NDC, deve favorecer a precificação dinâmica e oferecer extenso conteúdo às agências de viagens, permitindo que elas também realizem buscas mais avançadas – o que possibilita agregar mais qualidade ao trabalho de atendimento à demanda. O representante da IATA afirmou ainda que, assim como os sistemas atuais, é possível que as informações disponibilizadas sejam apresentadas aos consumidores. 

Ao ser questionado, então, sobre o fato de que, se implantado, o sistema incentivaria as companhias aéreas a continuar vendendo diretamente para o consumidor, Jean-Charles “contra-argumentou” dizendo que “as aéreas já tornam a venda direta possível por meio de seus websites”. 

Enfim, o painel foi enriquecedor, revelando à indústria de viagens como um todo que ainda existe muito a ser debatido sobre o NDC, sobretudo no que diz respeito ao papel que as agências de viagens desempenharão neste “novo processo de distribuição” e quais serão os impactos diretos e indiretos do NDC sobre a cadeia de valor. 

O diálogo franco e direto continua.   

Edmar Bull

Published by

4 thoughts on “NDC enriquecedor

  1. Olá Edmar.
    Foi um Fórum panrotas e tanto.
    Impressionante a cara de pau do diretor da IATA na defesa de um produto que visa unificar no proprio canal a melhor condição para o passageiro final.Um engodo.
    Temos que nos prepara mais e melhor, pois a broga vai ficar ainda mais dura.
    Abraços

    1. Olá, Edmilson:
      Agradeço sua participação. O que a ABAV e a Abracorp estão fazendo, desde o início, é zelar para que o NDC não venha a prejudicar as agências de viagens. Com este objetivo participamos de várias reuniões, avançando a cada nova etapa. O NDC está em sua oitava versão. Entre as conquistas já obtidas, cabe reiterar seis princípios que foram definidos e servem de parâmetro às negociações em curso. São eles:
      1 – A aprovação da resolução 787 não constitui concordância de que as companhias aéreas que integram a IATA exijam de seus clientes a divulgação de dados pessoais de qualquer tipo;
      2 – Não representa aprovação de qualquer acordo entre as companhias aéreas em relação ao método ou modelo de negócio de distribuição de transporte aéreo, incluindo distribuição indireta;
      3 – Nenhum acordo firmado entre as empresas aéreas será implementado sem prévia autorização do governo;
      4 – Não representa a aprovação de nenhum acordo entre as associadas à IATA que demande a utilização de um padrão específico de transmissão de dados (data transmission standard);
      5 – Quaisquer comunicações ou protocolos desenvolvidos sob os termos da resolução 787 devem fazer uso de códigos abertos de programação (open standards), os quais poderão ser utilizados por empresas distribuidoras de transporte aéreo e por intermediários deste segmento;
      6 – Nada na resolução 787 deve ser interpretado de modo a inibir a atuação dos distribuidores, deixando-os livres para utilizar quaisquer outras tecnologias abertas (standards).
      Abraços,
      Edmar Bull

    1. Olá, Paulo:
      O NDC oferece sim uma nova opção de sistema, que deverá permitir às agências de viagens o acesso a todas as informações necessárias para o atendimento dos nossos clientes, incluindo o conteúdo dos GDSs e portais das próprias companhias aéreas. Esta é uma das mudanças que, assim como as demais, devemos estudar com cautela.
      Abraços,
      Edmar Bull

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *