A ver navios

Em recente participação no programa “Gente que Fala”, exibido pela All TV e Rádio Trianon, nos questionaram sobre um segmento que já foi a menina dos olhos do turismo nacional e que, nos últimos anos, vem sofrendo uma intensa decadência: os cruzeiros marítimos.
A Abracorp acredita que a diversificação é o caminho mais acertado para as agências de viagens corporativas conquistarem mercado e melhorar suas performances. Por isso, um setor de cruzeiros forte é o que vislumbramos como ideal para a nossa área e, mais ainda, para o turismo em geral.
Embora não represente nem 0,1% do segmento corporativo, que ano passado movimentou R$ 14,9 bilhões, os cruzeiros merecem a nossa atenção. Em 2011, por exemplo, foram vendidos pouco mais de 5 mil viagens pelas associadas Abracorp, segundo dados de nossa Pesquisa de Vendas. Já na pesquisa de 2014, o segmento foi o que apresentou a maior queda nos indicadores, com uma diminuição de 37,1% nas vendas nacionais e de 15,9% nas internacionais, em relação ao ano anterior.
Fato é que a falta de infraestrutura de nossos portos tem afastado os navios de nossa costa. Na temporada 2010/2011 eram 20 navios. Na 2013/2014, apenas 12. Na atual temporada, que ainda não terminou, menos ainda: 10. Mesmo assim, segundo dados da FGV, apresentados pela Clia Abremar Brasil, a movimentação econômica total dos cruzeiros marítimos no Brasil na temporada 2013/2014 foi de R$ 1,15 bilhão. Os poucos navios estão fazendo mais roteiros e os minicruzeiros tem sido a forma que o segmento encontrou para não perder ainda mais.
Um dos fatores dessa queda no mercado de cruzeiros no Brasil, em especial nas agências de viagens corporativas, é a qualidade de nossos portos. O novo ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, tem a árdua tarefa de buscar apoio para modernizar os portos de nosso país. Não apenas para uso do turismo, mas para melhorar nossas exportações e ajudar nosso país a se desenvolver com qualidade e sustentabilidade.
Para que isso seja possível, além de investimentos diretos da União, é preciso fortalecer parcerias estratégicas e criar sinergia entre os modais de transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário e aeroportuário para a expansão e modernização da infraestrutura dos portos brasileiros.
Pelo lado do turismo, é essencial melhorar o acesso aos principais portos brasileiros e criar uma infraestrutura mais adequada para receber os turistas em áreas portuárias.
No que depender da Abracorp, estaremos de olho nas ações da Secretaria de Portos e abertos para apresentar soluções em conjunto que ajudem a trazer cada vez mais navios para o nosso país.
Edmar Bull

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2 thoughts on “A ver navios

  1. Boa Edmar… Infelizmente perdem as empresas de cruzeiros e todo trade, sejam os que ja vendem muito ou aqueles que poderiam vender e ter a diversificacao de suas receitas.
    Sou otimista mas a cada dia estamos vendo o mercado local diminuir.
    Saudacoes,
    Ricardo Amaral

    1. Olá, Ricardo:
      Quem mais perde com o aumento das restrições que impõem a diminuição da oferta são os consumidores, as pessoas físicas e jurídicas que encontram nos cruzeiros marítimos excelentes opções de viagens. Grato por sua participação e o seu apoio.
      Abraços,
      Edmar Bull

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