NDC e o futuro da relação cias aéreas e TMC's

Independentemente do cenário de incertezas econômicas que vivemos atualmente, podemos dizer que o futuro do mercado de viagens no Brasil é promissor e seu sucesso depende, em grande parte, da demanda corporativa. Com o advento do NDC (New Distribution Capability) paira no ar uma nuvem de preocupação entre aqueles que ainda não entenderam os benefícios que a solução poderá trazer para todos: empresas aéreas, agências de viagens e passageiros.

Na reunião mensal da Abracorp, em que promovemos mais uma edição do fórum de debates com importantes fornecedores do setor, recebemos esta semana os diretores de cinco empresas aéreas que operam voos entre o Brasil e os Estados Unidos: American Airlines, Delta Airlines, Gol Linhas Aéreas, TAM e United Airlines. Os executivos das companhias aéreas puderam debater com os representantes das 30 agências de viagens associadas presentes temas relevantes, tais como: modelos de comercialização, distribuição de conteúdos, infraestrutura e mercado futuro, principalmente relacionado ao cenário de precificação e aos diferentes canais de vendas.

Ao final do debate, que tem por regra a confidencialidade das informações, abrimos espaço para uma pergunta relacionada a esta nova solução de distribuição e que consentidamente fomos autorizados a divulgar: “Com o NDC, como você enxerga o futuro da relação entre as companhias aéreas e as agências de viagens corporativas nos próximos cinco anos?”.

As respostas foram todas no mesmo sentido e corroboram a nossa opinião de que é preciso, cada vez mais, investir na qualificação e na tecnologia, com foco no conhecimento e na satisfação das necessidades e expectativas do cliente.

Confira a opinião dos executivos das companhias aéreas:

“A qualidade do atendimento é fator preponderante na relação empresas aéreas/agências de viagens no futuro. Não vejo de outra forma. Acredito num mercado corporativo forte, focado na qualidade.”
José Trinca, diretor da American Airlines

“Certamente vai melhorar essa relação. Os canais de venda, com o NDC, vão contribuir para esta evolução.”
Luciano Macagno, diretor Brasil da Delta Airlines

“O mercado está cada vez mais profissional e a visão estará sempre em cima dos números, dos resultados e do relacionamento. Novas ferramentas e alianças estratégicas são meios para se alcançar bons resultados. Vejo que o trabalho será muito direcionado, com profissionalismo.”
Lucimar Reis, diretora da United Airlines

“O trade terá participação decisiva no lançamento de produtos e serviços voltados aos passageiros e ao mercado em geral. Além disso, acredito que a transparência vai ajudar a melhorar a gestão dos negócios.”
Igor Miranda, diretor de Vendas indiretas da TAM

“O país, assim como em outras oportunidades, vai evoluir e que o mesmo ocorrerá com as TMC’s. As agências de viagens corporativas deverão valorizar mais o seu serviço junto aos clientes e, assim, entregar um serviço de qualidade cada vez melhor.”
Fábio Mader, diretor comercial da Gol

Para aqueles que buscam capacitação e competitividade, recomendamos garantir vaga no treinamento BSP/Iata, que será realizado dia 2 de junho (terça-feira), das 9:30 às 11:30 horas, no Hotel Novotel Jaraguá, com o apoio da ABAV-SP, Abracorp e AirTkt. O evento é gratuito e dirigido aos diretores e gestores seniors da área operacional das agências. Nas próximas edições serão cobradas taxas de inscrição.

O sucesso no futuro depende de mobilização no presente.
Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

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