Exportação já!

A agência de classificação de risco Standard and Poor’s (S&P) reduziu o grau de investimento do Brasil. O fato, lamentável, requer que no atual cenário saibamos identificar as oportunidades de negócios para o mercado de viagens corporativas.

Sob a ótica das exportações brasileiras, sejam elas de produtos agrícolas, industriais ou serviços, viajar ao exterior em busca de novos mercados consumidores, por exemplo, é uma janela que se abre. Ainda mais favorecida pela desvalorização do real em relação ao dólar.

No curto prazo, entretanto, o governo brasileiro precisa adotar medidas que estimulem os empreendedores privados sediados no país a obterem, cada vez mais, melhores ganhos no exterior – os quais resultarão também em ganhos para a balança comercial do Brasil.

O necessário incremento da produção brasileira demanda, do mesmo modo, o apoio das agências reguladoras e dos órgãos do sistema bancário, por meio da ampliação da oferta de mecanismos de crédito às exportações.

Enfim, além de aprimorar as coberturas ofertadas pelo sistema de garantia à exportação, é indispensável reduzir resíduos tributários das cadeias produtivas exportadoras com urgência.

Edmar Bull
Presidente do Conselho de Administração da Abracorp

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *