O que esperar do segmento de locações de veículos?

Nesta quinta-feira (29), a reunião mensal da Abracorp debaterá o segmento de locações de veículos e contará com a participação de um executivo da Localiza, que representou 58,3% das vendas das associadas no primeiro semestre deste ano. Em tempos de reajustes nas contas das empresas e de polêmicas com o Uber e outras novas tecnologias de economia compartilhada é um bom momento para ponderarmos sobre os resultados e os desafios que as TMCs obtêm com este segmento nos cenários nacional e internacional.

Levantamento com as 30 associadas no primeiro semestre apontam uma ligeira variação nas vendas de -2,1%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, em relação às locações nacionais. Também observamos disparidades entre as cinco principais empresas, que respondem por quase 90% das vendas e por cerca de 94% da participação de mercado em relação às diárias. Verificamos um crescimento espantoso de 288,4% da Movida e de 20,4% da Unidas contra uma variação negativa de 2,4% da Localiza, 25,7% da Hertz e -47,9% da Avis.

Já, no cenário internacional de locações, o movimento foi considerado surpreendente, com um crescimento de 34,5% na comparação com o primeiro semestre de 2014. As vendas passaram de R$ 12,4 milhões para R$ 16,7 milhões. Creio que muitos devem se questionar agora sobre o que podemos esperar para o futuro e é justamente isso o que pretendemos entender no encontro.

No fórum de debates do mês de junho, recebemos o CEO da Movida, Renato Franklin, que falou sobre as novidades, os investimentos e as ações da locadora com o objetivo de enfrentar o momento de crise e sobre a importância da Abracorp para a empresa. Em novembro do ano passado, reuniram-se representantes das cinco companhias e à época chegamos à conclusão de que o segmento tem muito a crescer no País e de que iríamos manter uma discussão constante e contínua para alavancarmos esse ramo de negócio.

Perto de completar um ano deste encontro, poderemos identificar de uma forma mais clara o que vem ocorrendo, assim como apresentar a maneira correta de agirmos e os pontos que podemos melhorar, já que as reuniões são sempre marcadas por este espírito de superação e pela posterior implementação das melhores práticas encontradas. É, sem dúvida, um espaço ímpar para que os executivos estejam presentes e apresentem suas opiniões, pois só assim construiremos um futuro mais promissor para todos os envolvidos.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *