VARIG 90 anos

Hoje, 7 de maio de 2.017 aquela que foi o grande orgulho das companhias aéreas brasileiras completaria 90 anos.
Aqueles que não conheceram e não viveram o dia-a-dia daquela companhia devem me chamar de saudosista,velho e achar que eram outros tempos.
Realmente, vivíamos outros tempos, onde quando entravámos em um escritório de uma empresa brasileira no Exterior achávamos o máximo e sentíamos um orgulho monstruoso de ser brasileiro. Eram verdadeiras embaixadas, onde íamos ler as revistas da semana, os jornais de dois ou três dias atrás, tomávamos café brasileiro, falávamos portugues.. mas principalmente sentíamos que o Brasil era um País viável e que teria um grande futuro pela frente.
Vi várias homenagens nas redes sociais e destaco o link abaixo do Blog Todos a Bordo da UOL que com autoria de Vinicius Casagrande nos conta boa parte de toda história daquela empresa e talvez possa fazer vocês entenderem por que tanto amor pela nossa VARIG!

Boa semana!

http:/https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2017/05/07/90-anos-da-varig-avioes-tinham-caviar-e-servico-eleito-o-melhor-do-mundo/

http://www.varig-airlines.com/pt/

Postagens relacionadas

Published by

Cássio Oliveira

Vice-presidente do Grupo Ancoradouro, ex-diretor executivo da AirTKT - Associação Brasileira dos Distribuidores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens, foi vice-presidente de Mercado e Produtos do Grupo Rextur Advance, em uma passagem de mais de 20 anos pela companhia, passando pelas funções de diretor de Novos Negócios, operacional e comercial. Antes, durante 15 anos, fez carreira na Varig.

15 thoughts on “VARIG 90 anos

  1. Olá Cassio , parabéns pela matéria , refletiu bem o sentimento dos EX VARIGUIANO . Um forte abraço , Jaime Patroni

    1. Jaime
      E você naqueles acordos interline intermináveis….sempre disposto à trazer os melhores resultados para a viúva…

  2. Ola Cassio, excelente matéria, ao ler voltamos ao tempo para matar a saudade. Tempo em que cada filial, cada loja no exterior era considerada a “embaixada” brasileira, em razão do calor da receptividade. Será dificil surgir outra assim… abraços.. Luiz Meira/CGHTW

    1. Obrigado Luiz, dá muitas saudades dessa escola maravilhosa. Até hoje vemos muitos profissionais que lá desenvolveram suas carreiras…

  3. Querido Cássio, lembro uma passagem que tivemos, logo quando eu iniciei o trabalho com você na Gerencia Geral de Reservas, em que passamos perto de uma pequena sala onde o Sr. H​élio Smi​dt estava mexendo com alguns papeis e “empolgado” por estar nas dependências da
    diretoria falei: Olha Cássio quem está trabalhando nesta pequena sala. Você sempre muito espirituoso respondeu: “Alguém tem de trabalhar nesta empresa!”
    Saudades de quem viveu este tempo.

    1. Meozinho

      Realmente, lembro dos esporros que levávamos do Sr. Lappas…Amodeu, Rubel…João Luiz….
      Mas éramos muito felizes, e trabalhávamos muito….

  4. Grande Cassio,
    Saudosa recordacao de um grande empresa. Orgulho de ter trabalhado por vinte e tantos anos la. Parabens a todos aqueles que tiveram esse privilegio..

    1. Tanabe
      Você ainda é mais novo e pegou a empresa já numa fase mais difícl, mas nos anos 60,70,80 o “glamour” era uma coisa fantástica…a era de meu pai , Alfredo de Salles Oliveira Netto, de Luiz Alberto Cardosão, Aldo Siviero, Trigueiros, Helio Smidt, Horro Fouquet….oooo que saudades!

  5. Mesmo entendendo os criterios da aviacao atual, nunca e demais falar da First class da gloriosa Varig com talheres de prata, porcelana Limoges, guardanapos de linho e vinhos franceses grand e premier cru!! A comissaria baseada no Galeao! O furto foi semelhante ao da Petrobras e demais Bras!

  6. Sr. Cassio,
    Sempre muito bom ler suas matérias… admirável como pessoa e como profissional.

    Abraço Pâmela Ambrósio

  7. Prezado Cássio,
    Segundo chefe na minha carreira Variguiana logicamente após o “estafeta do Diretor”.
    Como são os comparativos hoje em levar telex expressos a você e demais gerentes/diretores na época ! Trabalhamos com vigor e o amor camisa. Nos atualizamos e estamos aqui com a tecnologia de ponta.
    Boa matéria. Abraços do “Tikinho”

  8. Fala Xará!
    Lembro de um “Gordinho ” entrando na sala de treinamento na Vieira de Moraes, perguntando para 12 “moleques” (recém chegados) se sabíamos o que estávamos fazendo ali e qual era nossa meta… rsrs…
    “Pessoal, este ano teremos que vender US$20MM a mais por mês! X12 = US$ 240MM ano. Alguma dúvida? Obrigado! Acabou a apresentação… Ah! Mais uma coisa… Tem um aqui que além dos 20MM vai ter que mudar de nome… Até logo! (JAN 1994)
    Bons tempos!
    Um abraço!

  9. Cassião

    A água sempre passa em baixo da ponte e leva tudo. Levou também a nossa grande VARIG ( por isso ou aquilo ) mas deixou muitas lembranças profundas.
    Grande abraço

  10. Pensei estar falando da PanAir do Brasil. Alguém lembra? Certamente a história oficial esquece de comentar o papel fundamental do Sr. Ruben Berta para o fim da sim, verdadeira empresa Brasileira, que de fato era o Brasil para o mundo. Não desmereço o bom papel da VRG, mas aquela que a precedeu merece o devido respeito e honorabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *