As companhias aéreas mais seguras do mundo

Por mais que as estatísticas divulguem que o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo, uma grande e significativa parcela da população mundial sente um frio na barriga quando tem que viajar.

Mas vou tentar te ajudar a reduzir este medo. A Jet Airliner Crash Data Evaluation (JACDE), instituição alemã especializada em estatísticas aéreas divulga um ranking anual das companhias aéreas mais seguras do mundo. A empresa leva em consideração dados sobre as 60 maiores companhias de aviação civil do mundo.

Se eu te disser que as 7 empresas aéreas mais seguras do mundo não sofrem acidentes graves há mais de 30 anos você acreditaria? Pois acredite. Segundo o ranking das JACDE, as companhias abaixo não sofrem acidentes há 3 décadas. São elas:

1-Qantas Airways
2- Finnair
3- Air New Zealand
4- Tap Portugal
5- Cathay Pacific Airways
6- All Nippon Airways
7- Air Berlin

Agora como nem tudo é um mar de rosas, se você prestar atenção neste ranking perceberá que das 7, exatamente 6 não voam diretamente para o Brasil. Portanto se você tem pavor em voar e as estatísticas te deixam mais tranquilo é melhor ir programando sua próxima viagem para Portugal…

Para ver o ranking completo das 60 maiores empresas aéreas visite o endereço abaixo:

www.aerointernational.de/download/files/Aero-0211-Sicherheits-Ranking.pdf

20 comentários para “As companhias aéreas mais seguras do mundo”

  1. Luiz Goltz disse:

    Vale observar que na ponta de baixo da tabela estamos “bem” representados: a GOL consta em 58º lugar e, campeoníssima, em 60º lugar a TAM…
    Deve ser tudo culpa daqueles pilotos americanos…

    • Alexandre disse:

      Ola Luiz
      Você tem razão. Como este ranking mede apenas uma equação matemática, a Gol acabou sendo prejudicada pelo acidente provocado pelos pilotos americanos que levavam o jato da Embraer com o transponder aparentemente desligado. Não fosse isto, pelos criterios matemáticos, a Gol debería estar no topo da tabela.
      Um abraço.

      • Luiz Goltz disse:

        O acidente da Gol é o único na história da empresa e certamente ela estaria entre as primeiras neste ranking se não fosse o acidente de cinco anos atrás. Eu fui irônico mas não me expressei bem… O fato da Gol e Tam estarem na ponta de baixo do ranking provávelmente mostra que temos problemas também na infra estrutura de controle aéreo ou mesmo na fiscalização das cias. Mas quem esta muito mal, mas muito mal mesmo neste ranking é a Tam.

  2. Marcos Estevao Vajas Hernandez disse:

    Prezado Alexandre,

    Impressiona essas tres decadas destacadas das lideres, mas no ranking ha de se obervar outros detalhes. Ali mostra-se a Easyjet, por exemplo, uma empresa nova em relacao as vizinhas na colocacao.

    O caso da brasileira GOL, que tem uma decada de vida, e enfrentou uma tragedia na sua trajetoria, digamos, de maneira terceirizada. Fica relativo compor os criterios, a parte a credibilidade da fonte.

    Das sete lideres, uma delas enfrentou dois graves incidentes em tempos recentes, em que varios fatores (e a sorte, sempre ela!), nao transformou em acidentes — como ha dois anos, no Atlantico.

    A manutencao sao o corpo e a alma das aeronaves. Afrouxa-la, por economia, e o caminho para a estolagem e o passaporte para as tragedias. Quem age assim assina o obito da empresa.

    Pior em paises sem Lei, que tiveram gestores e donos de cias aereas voando com avioes em peticao de miseria, sonegando manutencao em favor do lucro e ameacando passageiros impunemente.

    Da para fazer um ranking tambem…

    Com as Bencaos do Senhor e meu abraco,

    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK + 44 79 7973.3380

    • Alexandre disse:

      Marcos, seu comentário foi perfeito. Pior do que isto só mesmo a falta de gestão, muitas vezes governamental, que permite voos em condições precarias, como por exemplo pistas sem grooving em aeroportos de grandes metrópoles mundiais (onde já vimos isto mesmo?)

      Abs

  3. Érica disse:

    Alexandre, das 7 aéreas que você citou, apenas 3 estão no ranking das “melhores empresas aéreas do mundo” que a home Panrotas expõe (e cita a Fonte: Skytrax World Airline Awards 2011). A minha dúvida é: a melhor não é a mais segura? Ou a melhor é a que tem o mais atraente market share? Dúvidas… Eu, como cliente, escolheria para voar a mais segura, mesmo que não me dessem nem água para beber ou que não tivessem um banheiro feminino exclusivo para me oferecer!!! Se tivessem, melhor ainda, seria perfeito!! Mas a certeza do pouso seguro é o que me faria optar. Aguardo os seus sempre sensatos esclarecimentos. Abs

    • Alexandre disse:

      Erica, concordo contigo. Em aviação as melhores empresas são aquelas que conseguem manter 100% de decolagens com 100% de pousos seguros!

      Um abraço!

  4. Rui Carvalho disse:

    Alexandre,

    Muito interessante esse seu post. Sei que não é o caso, pois você expôs apenas fatos, mas a TAP deveria te presentear pela propaganda…eheheheh. Como cidadão português e como ex-profissional de aviação eu sempre soube que a aérea portuguesa é uma das empresas mais seguras do mundo, mas é sempre bom saber que continua na lista. Aos brasileiros resta o consolo de poder, através da TAP, embarcar em várias cidades brasileiras com destino ao mundo. Já não é pouca coisa! Mas para quem ainda tem medo, lembre-se de pensar em quantas pessoas, neste exato momento em que escrevo estas linhas, estão morrendo em acidentes de automóvel!!! Já pensaram nisso? Se há um acidente de avião o mundo inteiro fica sabendo na hora, mas as milhares de vidas que se perdem a cada minuto em acidentes de trânsito são apenas dados perdidos na estatística e não aparecem no noticiário. Por isso há a sensação de que avião é mais perigoso. Eu, sinceramente, sinto-me mais seguro lá em cima nas nuvens do que na BR 101.

    Abraço

  5. Claudia disse:

    Oi pessoal,

    Ate aonde eu sei a Qantas e a Cathay tiveram incidentes recentemente. A Qantas teve dois seguidos em um periodo de 10/15 dias….

    O mais curioso e a posicao da Aeroflot ….mais segura que a Alitalia? Vira e mexe – ate aonde eu sei – ela tem problemas…

    Bom, a empresa aerea para a qual eu trabalho nao aparece na lista mas gostaria de frisar que nos tivemos nenhum acidente desde a sua criacao (70′s) e rarissimos incidentes….

    Essa lista esta “mal contada” como diria a minha mae….

    Abracos,
    Claudia

    • Alexandre disse:

      Ola Claudia
      ranking é assim mesmo, traz sempre um monte de incoerências. Lembro-me que certa vez uma revista especializada em esportes tentou criar um ranking dos melhors times da história baseado em estatísticas sobre títulos e vitórias…imagina o que aconteceu!

      Sobre este ranking da aviação também não concordo com algumas posições, por isso mesmo frisei apenas aquelas empresas que não sofreram acidentes fatais nos últimos 30 anos.

      E neste ponto, como você comenta que sua empresa está dentro desta estatística, seria legal também indica-la. Se quiser contar aqui fique a vontade e obrigado por sua participação!

      um abraço!

      • Claudia disse:

        Oi Alexandre,

        A minha critica nao era para a sua lista e sim para lista do site mencionado. Admiro muito a sua carreira na aviacao e o seu livro foi adorado por todos do escritorio – deveria ter uma versao em ingles! Muito inspirador para debates riquissimos que tivemos na sala.

        Bom, como eu mencionei, a Air Malta nao teve nenhum acidente desde a sua criacao (70′s) e apenas 1 ou 2 menores incidentes na decada de 80/90. E eh isso que me impressiona – o fato da publicacao nao te-la nem sequer mencionado!!!
        Bom….mas e o que voce falou a respeito de incoerencias e eu concordo. Alias, se nao fosse isso, nos nao estariamos aqui debatendo o assunto.

        PS: se vc tambem e o moderador, voce pode ignorar o comentario que eu tentei enviar anteriormente. Sem problemas.

        Um abraco,
        Claudia

  6. Claudia disse:

    Oi Alexandre,

    Eu nao estou sendo “cri-cri” com a lista criada por voce (longe disso, aprecio demais a sua historia na aviacao e, diga-se de passagem, o seu livro foi um sucesso no escritorio e rendeu vaaaaarios brainstorms). Voce deveria traduzir para o ingles, sabia? E um excelente case na aviacao e o livro serviu de inspiracao para todos.

    O meu comentario foi com relacao a lista alema. Fiquei meio “desapontada” mas tudo bem….vai ver que eles pensaram no atentado (e no unico incidente, ate aonde eu sei) que a nossa aeronave sofreu no Cairo na decada de 80 … :(

    Aproveitando o jaba (autorizado pelo Alexandre), a empresa em questao e a Air Malta (the national airline of Malta) – http://www.airmalta.com

    Um abraco,

    Claudia
    claudia.vasto@airmalta.com

  7. Leandro Alves disse:

    Obrigado pela matéria! Muito interessante e informativa.
    Torcí para que a Lufthansa estivesse entre as melhores. Embora esteja na posição 21º, quase não teve acidentes fatais nas últimas décadas. De qualquer forma, acho que sinto um pouco mais de segurança pra viajar essa semana.
    Abraço e sucesso!

  8. Andresi disse:

    De fato, estamos bem servidos pela TAP, sem dúvida uma das mais seguras e também pela British Airways que atua desde 1919 (!!) com pouquíssimos incidentes.

  9. carlos disse:

    A TAP-merecia estar em primeiro lugar,pois faz as rotas mais dificeis.E atenção,vocês notaram que é a companhia mais segura para se viajar das américas,e também a que tem maior número de voos do Brasil para a Europa.Parabens aTap,seus pilotos e acima de tudo engenheiros e pessoal de campo,segurança etc.Esta companhia merece ser cada vez mais dos portugueses.O governo deveria abrir o capital desta empresa sómente paraempresários lusos e fiscalizada pelo estado.Afinal de contas é o orgulho dos portugueses espalhados pelo mundo.

  10. thiago disse:

    Bem,eu já penso o contrário de todo mundo,pois se há 3 decadas não houve desastre,então há uma probabilidade muita alta de acontecer e a qualquer momento com essas empresas.Oacidente que houve na gol,o próximo seja talvez daqui a uns 60 anos.

  11. Eduardo disse:

    Oi Alexandre,

    Bom nunca voei de aviao, mais vou ter que voar este mes, tenho muito medo, so de pensar em esta la no alto, vou pra miami, gostaria de saber qual empresa e mais segura American air ou Tam, qual delas tem os melhores equipamentos e pilotos?

    Desde ja obrigado.

  12. carlos disse:

    E ainda tem madames da minha terra que france,bufé,capriché,lavoiseché são melhores.Olhem as estatisticas e vão ficar TAPché.Viva a TAP

  13. Rodrigo disse:

    Alexandre, olá!
    Vejo este post 3 anos após sua publicação numa situação em que houve a morte por acidente aéreo de um candidato a presidência, Eduardo Campos. Estava pesquisando um ranking sobre as empresas de aviação mais seguras e deparei-me com este seu post. Agradeço muito por ele, sou réu confesso: tenho pânico de voar!!! Mas pretendo viajar pra locais mais distantes e foi ótimo ter visto algumas indicações de empresas de vôo. Parabéns!!

Deixe um comentário